Buscar

a147118c-fd3e-4ce3-9e49-aa81cca58499 (5)

Prévia do material em texto

PEDAGOGIA 
MARIA VANESSA HONORATO DOS SANTOS
RELATÓRIO DO ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO II – ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
BOCA DA MATA
2019
MARIA VANESSA HONORATO DOS SANTOS
RELATÓRIO DO ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO II: ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Relatório de Estágio apresentado ao Curso Pedagogia da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina de Estágio Curricular Obrigatório – Anos Iniciais do Ensino Fundamental
Orientador: profª. Ma. Lilian Amaral da Silva Souza
Tutor Eletrônico: Cinthia Gomcalves Maziero
Tutor de Sala: 
BOCA DA MATA
2019
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO............................................................................................................3
CARACTERIZAÇÃO DO CAMPO DE ESTÁGIO.......................................................5
DIÁRIOS DE OBSERVAÇÃO DE CAMPO.................................................................7
FUNDAMENTAÇÃO TÉORICA.................................................................................19
DIÁRIOS DAS REGÊNCIAS...........................................................................................35
CONSIDERAÇÕES FINAIS.................................................................................................41
REFERÊNCIAS..........................................................................................................42
INTRODUÇÃO
Este relatório refere - se à experiência de estágio supervisionado nos anos iniciais de ensino fundamental.
Realizado na Escola José Patrício da Costa, nos dias 13/03/2019 visita à escola apresentação do acadêmico, 14/03/2019 à 21/03/2019 observação e caracterização da rotina em um nivel dos anos iniciais do ensino fundamental, 27/03/2019 à 03/04/2019 realização da regência nos anos iniciais do ensino fundamental.
Neste período foi atendido a carga horária de 52 horas no campo escolar, e as 48 horas fora do campo de estágio, totalizando 100 horas estabelecido pela instituição de Ensino Unopar.
Situar - se apresentado neste relatório características da escola, e das turmas onde foi realizado estágio de observação ,e da turma que realizou a regência, os diários, planos de aulas e as considerações finais, nessa sequência do estágio analizamos o comportamento dos alunos, e atuação dos docentes, e o ambiente de ensino - aprendizagem, com a função de exercer a realidade os conhecimentos analizados teoricamente durante o estudo da disciplina.
O preparamento é muito necessário, na educação apropriado ao fato que estabelece um vínculo entre à teoria e a prática, através do estágio, dispomos de oportunidade de observar quais práticas, formas de agir dentro da sala de aula, analizando a atuação de um profissional em pedagogia, no decorrer do estágio temos oportunidade de conhecer tudo do cotidiano de uma sala de aula, as suas experiência.
Segundo Emília Ferreiro, a autora defende que, de todos os grupos populacionais as crianças são as mais facilmente alfabetizáveis e estão em processo continuo de aprendizagem, enquanto que os adultos já fixaram formas de ação e de conhecimento mais difíceis de modificar, porque estão acostumados a interpretar os sons das palavras e identificar a grafia de forma errada. Ressalta ainda que: há crianças que chegam à escola sabendo que a escrita serve para escrever coisas inteligentes, divertidas ou importantes. Essas são as que terminam de alfabetizar muito antes, através de possibilidade de entrar em contato, de interagir com a língua escrita. Há outras crianças que necessitam da escola para apropriar - se da escrita e se desenvolver de acordo com a sua capacidade cognitiva (ferreiro, 1999, p. 23).
O intuito deste estágio é transferir melhoramento para prática pedagogica, conhecer as caracteristicas que adapta - se aos anos iniciais do ensino fundamental e permitir um contato mais direto e exigente com a realidade profissional.
 
CARACTERIZAÇÃO DO CAMPO DE ESTÁGIO
A Escola José Patrício da Costa, está localizada na rua: Arnal Cavalcante de Alburquerque na cidade de Boca da Mata.
A institíução mostra, uma estrutura física adequada as necessidades de alunos deficiente físicos na porta da entrada da escola, desenvolvendo grandes habilidades, conduzir - se muito bem a quantidade de educando que possui, desenvolvendo o trabalho da educação nas series iniciais do Ensino Fundamental, dividido em dois turnos, manhã das 07:30 h min às 11:30 h min e tarde das 13 h às 17 h.
O colégio possui alimentação escolar para os alunos, àgua filtrada, àgua da rede pública, energia da rede pública, esgoto da rede pública, lixo destinado à coleta periódica, acesso à internet banda larga.
EQUIPAMENTOS
Tv
Dvd
Copiadora
Impressora
Aparelho de som
Projetor multimídia (data show)
Câmera fotográfica / filmadora
	DEPENDÊNCIAS
13 de 17 salas de aulas utilizadas
Sala de diretoria
Sala de professores 
Laboratório de informática
Sala de recursos multifuncionais para atendimento Educacional especializado ( AEE ).
Quadra de esportes coberta 
Cozinha 
Sala de leitura
Banheiro dentro do prédio
Banheiro adequado à alunos com deficiência ou mobilidade reduzida.
Sala de secretaria
Banheiro com chuveiro
Despensa
Pátio descoberto
Lavanderia
Seu quadro de funciónarios 59 professionais, auxiliadores de serviço gerais, secretária, diretor, supervissora, coodernadora, professores regentes das turmas e etc.
 
DIÁRIOS DE OBSERVAÇÃO DE CAMPO
	
Diário de observação 
Nº1
	Escola: José Patrício da Costa
	
	Data: 14/03/2019
	
	Local: sala de aula
	
	Hora de início/ término da aula: 13 h às 17 h
	
	Professor (a): regente: Maria Betânia Elias Silva Vieira
	
	Nível: 2º ano D
	
	Estagiário (a): Maria Vanessa Honorato dos Santos
No dia 14/03/2019 foi realizado à observação da turma do 2º ano D do ensino fundamental dos anos iniciais, com 29 alunos da professora Maria Betânia Elias Silva Vieira.
Durante a realização da atividade os alunos estavam organizados individualmente sendo um atrás do outro e depois no chão em forma de círculo.
Os recurso utilizados na aula foram lousa e giz, livros didáticos caderno, atividade xerografada e alfabeto móvel, os contéudos trabalhados em sala foram sequência dos números, onde trabalhou a ordem do maior para o menor e do menor para o maior, na língua portuguesa trabalhou o alfabeto (letra F), relacionado com o poema a foca onde trabalhou o alfabeto móvel para formar 3 palavras relacionada do poema e identificar o número sílabas.
Os conhecimentos sempre através da professora para ajudar os alunos, quanto à atuação do professor, seu desempenho demonstra que ela é certo do processo ensino aprendizagem, ensinando e orientando os alunos, durante a aula, os alunos demonstraram interesse e alguns apresentaram dificuldades para realizar as atividades, quanto à avaliação se deu por meio da observação, o ambiente escolar preocupam - se com a higienização e limpeza da escola.
A professora mostrar ter conhecimento dos conteúdos à ser ensinado, porém falta um pouco de atitude com alguns alunos que não querem fazer nada, só conversar e atrapalhar o colega ao lado não podemos ignorar e sim chamar sua atenção quantas vezes for necessário, e fazer com quê esses alunos prestem atenção e optem participar também da aula.
	
Diário de observação 
Nº2
	Escola: José Patrício da Costa
	
	Data: 15/03/2019
	
	Local: sala de aula
	
	Hora de início/ término da aula: 13 h às 17 h
	
	Professor (a): regente: Márcia Cristina Alves de Moraes
	
	Nível: 1º ano C
	
	Estagiário (a): Maria Vanessa Honorato dos Santos
No dia 15/03/2019 foi realizadoà observação da turma do 1º ano C do ensino fundamental dos anos iniciais, com 28 alunos da professora Márcia Cristina Alves de Moraes.
Durante a realização da atividade, os alunos estavam organizados individualmente, sendo um atrás do outro.
Os recursos utilizados na aula foram lousa e giz e livros didáticos, os conteúdos trabalhados em sala foram português e Matemática, onde trabalhou a poesia a foca de Vinícius de Moraes, para eles identificar as palavras que iniciava com a letra F, e na matemática trabalhou o livro didático para as crianças identificar a altura e largura das imagens.
Os conhecimentos sempre através da professora para ajudar os alunos, quanto à atuação do professor, seu desempenho demonstra que ela é certo do processo ensino aprendizagem, ensinando e orientando os alunos, durante a aula, os alunos demonstraram interesse e respeitaram a professora, à avaliação se deu por meio da observação, o ambiente da escola preocupam - se com a higienização e limpeza da escola.
A professora demonstra ter responsabilidade conduz muito bem a aula, o que poderia contribuir para um melhor desenvolvimento da aula se tivesse uma auxiliar para ajudar por conta do número de crianças, para um só professor dar conta.
 
	
Diário de observação 
Nº3
	Escola: José Patrício da Costa
	
	Data: 18/03/2019
	
	Local: sala de aula
	
	Hora de início/ término da aula: 13 h às 17 h
	
	Professor (a): regente: Cícera Sandra Lopes dos Santos
	
	Nível: 2º ano C
	
	Estagiário (a): Maria Vanessa Honorato dos Santos
No dia 18/03/2019 foi realizado à observação da turma do 2º ano C do ensino fundamental dos anos iniciais, com 29 alunos, da professora cícera Sandra Lopes dos Santos.
Os alunos estavam organizados individualmente, sendo um atrás do outro, os recursos utilizados foram livros didáticos, lousa e giz.
Os contéudos trabalhados na aula foram português e matemática, na linguagem oral e escrita ela trabalhou a história dos três jacarezinhos para os alunos identificar as sílabas as consoante e as vogais das palavras da história e as letras, entrou na matemática usando as quantidades de letras e sílabas e os personagens, depois o livro didático trabalhando a quantidade de irmãos, data de nascimento, número da roupa que vestia, do calçado e quantos alunos tinha na sala.
Os conhecimentos sempre através da professora para ajudar os alunos, quanto à atuação da professora demonstra ter conhecimento do projeto pedagógico da escola, é certo do processo ensino aprendizagem, ensinando e oreintando os alunos, durante a aula, os alunos apresentaram dificuldades para realizar as atividades, quanto à avaliação se deu por meio da observação, em relação ao ambiente da escola preocupam - se com a higienização e limpeza da escola.
Os pontos positivos foram o modo da professora dando a aula, fala com bastante clareza e articula bem nas suas explicações, e o que poderia contribuir se o número de alunos fosse menor talvés conseguisse ter mais aproveito da aula e conseguia dar a atenção à todos os alunos por ser muito acaba tendo dificuldade.
 
	
Diário de observação 
Nº4
	Escola: José Patrício da Costa
	
	Data: 19/03/2019
	
	Local: sala de aula
	
	Hora de início/ término da aula: 13 h às 17 h
	
	Professor (a): regente: Viviane Souza dos Santos
	
	Nível: 3º ano F
	
	Estagiário (a): Maria Vanessa Honorato dos Santos
No dia 19/03/2019 foi realizado à observação da turma do 3º ano F do ensino fundamental dos anos iniciais, com 27 alunos da professora Viviane Souza dos Santos.
Durante a realização da atividade, os alunos estavam organizados individualmente, sendo um atrás do outro.
Os recursos utilizados na aula foram livros didáticos, lousa e giz, os conteúdos trabalhados em sala foram matemática onde respondeu à atividade do livro trabalhando a adição e subtração, dezenas e unidades e os números por extensos. Depois outra atividade, ela fez no quadro para copiar no caderno assuntos matemáticos, escrever de 1 até 38, quantos grupos de 10 poderia formar e escrever por extensos 7, 10, 22, 21 e resolver as operações de adição, subtração, multiplicação, no português fez uma leitura no quadro para eles copiar no caderno, a mulher e sua galinha, ela leu a história para os alunos e depois passou uma atividade para casa, relacionada com a história quantos ovos a galinha colocava por dia, fazendo perguntas da leitura.
Os conhecimentos sempre através da professora para ajudar os alunos, à atuação da professora demonstra que ela é certo do processo ensino aprendizagem, ensinando e orientando os alunos, durante a aula, os alunos demonstraram interesse, quanto à avaliação se deu por meio da observação, o ambiente escolar 
Preocupam- se com a higenização e limpeza da escola.
Os pontos positivos os alunos bem calmo e demonstra ter interesse pelas atividades, o que poderia contribuir para um melhor desenvolvimento da aula se a professora tivesse chamado alguns alunos para ir ao quadro tentar responder alguma operação matemática e no português colocar para eles ter lido alguma frase da história a mulher e sua galinha, assim poderiamos observar quais alunos ainda tem dificuldade de responder determinado assunto.
	
Diário de observação 
Nº5
	Escola: José Patrício da Costa
	
	Data: 20/03/2019
	
	Local: sala de aula
	
	Hora de início/ término da aula: 13 h às 17 h
	
	Professor (a): regente: Merilandes Ferreira Leite
	
	Nível: 4º ano D
	
	Estagiário (a): Maria Vanessa Honorato dos Santos
No dia 20/03/2019 foi realizado à observação da turma do 4º ano D do ensino fundamental dos anos iniciais, com 26 alunos da professora Merilandes Ferreira Leite.
Durante a realização da atividade,os alunos estavam organizados individualmente, sendo um atrás do outro.
Os recursos utilizados na aula foi lousa e giz, os contéudos trabalhados em sala foram português onde fez um ditado de frases ex: João gosta de morango e depois matemática dando explicação da operação de multiplicação ex: 843
 x4
 3372
6 x 3 = 18 
Em seguida fez uma atividade de matemática alguns exemplos multiplique 
8 x 3 =
9 x 2 =
4 x 2 =
Arme e efetue exemplos
 35 + 81 =
 123 + 434 =
 784 x 2 =
 845 x 3 =
	Depois fez uma leitura no quadro um cão interligente para identificar as sílabas da leitura an, en, in, on, un que tem no texto.
	Os conhecimentos sempre através da professora para ajudar os alunos, tem conhecimento do projeto pedagogico da escola, durante a aula, os alunos apresentaram dificuldades para realizar as atividades estavam desmotivados, à avaliação se deu por meio da observação, o ambiente escolar demonstra preocupação com a prevenção de acidentes.
	Os pontos positivos os alunos são bem observador, o que poderia contribuir para um melhor desenvolvimento da aula se a professora trabalhasse de forma mais prazerosa faltou dinâmica na sala, o modo de ensinar, faltou interagir com os alunos não respondeu as atividades no quadro e os alunos que estvam desmotivados ela não o ajudou deixou de lado faltou coisas essenciais de um grande profissional da educação, deixou à desejar.
	
Diário de observação 
Nº6
	Escola: José Patrício da Costa
	
	Data: 21/03/2019
	
	Local: sala de aula
	
	Hora de início/ término da aula: 13 h às 17 h
	
	Professor (a): regente: Maria Rosileide da Silva Almeida
	
	Nível: 5º ano D
	
	Estagiário (a): Maria Vanessa Honorato dos Santos
No dia 21/03/2019 foi realizado à observação da turma do 5º ano D ensino fundamental dos anos iniciais, com 30 alunos da professora Maria Rosileide da Silva Almeida.
Durante a realização da atividade, os alunos estavam organizados individualmente, sendo um atrás do outro.
Os recursos utilizados na aula foram lousa e giz, livro de didáticos e caderno, os contéudostrabalhados em sala foram Língua Portuguesa onde deu continuidade de uma atividade do dia anterior, produção textual do livro didático termina e começa trabalhar um texto informativo, papagaio: uma ave surpreendente que imita os humanos, para eles pintar palavras do texto que tem C e G e em seguida copiar as palavras encontradas do texto com essas letras C e G, depois faz um ditado de palavras, e em seguida faz um travra língua com algumas sílabas, termina e entra no contéudo de ciências utilizando o livro onde trabalha uma leitura para eles observar as imagens de uma feira do troca pergunta se eles conhece e explica, e pergunta o que é consumo sustentavel e diz que na próxima aula dá continuação.
Os conhecimento sempre através da professora para ajudar os alunos, quanto à atuação do professor, seu desempenho demonstra que ela é certo do processo ensino aprendizagem, ensinando e orientando os alunos, durante a aula, os alunos demonstram interesse e respeitaram a professora, à avaliação se deu por meio da observação,o ambiente da escola preocupam - se com a higienização e limpeza da escola.
A professora conduz muito bem na sala de aula, mostra ter clareza dos conhecimentos, o que poderia contribuir para um melhor desenvolvimento da aula se houvesse um ventilador a mais na sala pois alguns estavam incomodados e até a própria professora por conta de pouca ventilação.
 
FUNDAMENTAÇÃO TÉORICA
O processo de alfabetização é por vezes uma grande preocupação dos pais; assim como é o vestibular, a busca pelo primeiro emprego ou foi o aprender a andar, a falar, ou seja, cada acontecimentos que marca uma nova etapa a ser vencida no desenvolvimento da criança.
Na metodologia mantessori, ele se inicia no berçário (nido1) e segue por todas as classes da educação infantil, até concretiza - se no 1º ano e aperfeiçoar - se no 3º ano do ensino fundamental, quando a criança completa sua fase de letramento.
Todo este processo é muitas vezes despercebido pelos pais, que enfatizam a etapa da explosão da escrita e da leitura, geralmente por volta dos 5 ou 6 anos.
O processo de alfabetização da criança segundo Emília Ferreiro, consistem em métodos nos quais o professor é o mediador e facilitador transmitindo seus conhecimentos aos seus alunos. Porém, muitos desses professores não estão capacitados para compreender algumas dificuldades que a criança enfrenta antes de entender o verdadeiro sentido da leitura e escrita.
Na aprendizagem inicial as práticas utilizadas são, muitas vezes, baseadas na função de sílabas simples, com a utilização da fonética e dos sons para a formação das palavras. A grosso modo a criança é um mero espectador passivo ou receptor mecânico, pois não é estimulado a participar no processo de construção do conhecimento.
Para Ferreiro (1996) a leitura e escrita são sistema construídos paulatinamente. As primeiras escritas feitas pelo educandos no início da aprendizagem devem ser consideradas como produções de grande valor, porque de alguma forma é considerada uma interpretação em conjunto com o esforço merecido para atingir certo objetivo.
Segundo Ferreiro (1996, p. 24) o desenvolvimento da alfabetização ocorre, sem dúvida, em um ambiente social (teoria de Vygostsky.). Mas as práticas sociais assim como as informações sociais, não são recebidas passivamente pelas crianças;Atualmente,muito professores ainda definem erroneamente o processo de alfabetização como sinônimo de uma técnica. De acordo com suas experiências com crianças, Ferreiro (1999, p 44 -7), esquematiza algumas proposta fundamentais sobre o processo de alfabetização inicial.- Restituir a língua escrita seu caráter de objeto social;- Desde o início (inclusive na pré - escola) se aceita que todos na escola podem produzir e interpretar escritas, cada qual em seu nível;
Para Ferreiro, é necessário que o professor considere as escritas do ponto de vista construtivo, respeitando a representatividade e a evolução de cada criança, é preciso que haja uma reestruturação interna na escola com relação à alfabetização e também no que se refere às formas de alfabetizar caso haja necessidade de tal atitude frente a construir um modelo de alfabetizar eficaz, sempre levando em conta os aspectos sociais , comunitários. Culturais etc.
O conceito de alfabetização para Paulo Freire tem um significado mais abrangente, na medida em que vai além do domínio do código escrito, pois, enquanto prática discursiva possibilita uma leitura crítica da realidade, constitui - se como um importante instrumento de resgate da cidadania e reforça o engajamento do cidadão nos movimentos sociais que lutam pela melhoria da qualidade de vida e pela transformação social. Ele defendia a ideia de que a leitura do mundo precede a leitura da palavra, fundamentando - se na antropologia: o ser humano, muito antes de enfrentar códigos linguísticos, já lia o seu mundo.
A alfabetização de qualquer individuo é algo que nunca será alcançado por completo, ou seja, não há um ponto final. A realidade é que existe a extensão e a amplitude da alfabetização no educando, no que se diz respeito às práticas sociais que envolvem a leitura e a escrita. Nesse âmbito, muito estudiosos discutem a necessidade de se transpor os rígidos conceitos estabelecidos sobre a alfabetização, e assim, considerá - la como a relação entre os educandos e o mundo, pois este está em constante processo de transformação.
	PLANO DE AULA 1º
	
	Dados de identificação
	Nome da Escola: José Patrício da costa
	Professor: Maria Vanessa Honorato dos Santos 
	Nível/ano: 2° ano C
	Período: Vespertino
	Números de Alunos: 29 alunos
	Data: 27/03/2019
	TEMA: ALFABETIZAÇÃO
	OBJETIVOS:
Identificar e valorizar a data comemorativa.
Desenvolver na criança o interesse pela data comemorativa, identificar as vogais e consoantes.
Desenvolver linguagem oral e escrita e noção de quantidade, explorando letras e números de sílabas. 
 
	CONTEÚDOS:
Estudar a palavra circo e palhaço.
Uma atividade para identificar números de silabas, quantidade de vogais e consoantes, identificar quais outras palavras poderia formar dentro da palavra palhaço.
Outra atividade para analisar a primeira letra da palavra circo e qual termina e reescrever as frases.
	METODOLOGIA:
Iniciar à aula com uma conversar, quem já foi ao circo, quais os personagens conhece e qual eles gostam mais, explicar que naquele dia se comemora o dia do circo, no segundo momento faço um estudo com eles da palavra circo e palhaço, como se separa, o número de silabas e outra atividade identificarem qual a primeira letra e ultima das palavras estudadas das atividades. 
 
	RECURSOS:
Lousa e giz, atividade xerografada lápis e lápis de cor. 
	AVALIAÇÃO:
Observando cada aluno, como eles interage com à aula conforme as atividade e o seu grau de dificuldade que eles possam ter, em relação ao conteúdo.
	REFERÊNCIAS:
https://goo.gl/images/JvDtzE
https://imagens.app.goo.g|/2c8fyjQwsZFCxDWg7
	PLANO DE AULA 2º
	
	Dados de identificação
	Nome da Escola: José Patrício da costa
	Professor: Maria Vanessa Honorato dos Santos 
	Nível/ano: 2° ano C
	Período: Vespertino
	Números de Alunos: 29 alunos
	Data: 28/03/2019
	TEMA: ALFABETIZAÇÃO
	OBJETIVOS:
No português, desenvolver na criança o interesse pela leitura identificando os sons das letras do texto, número de silabas, como se separa as sílabas, desenvolver a linguagem oral e escrita através do texto, a galinha pitadinha e o galo carijó.
Na ciência, desenvolver o interesse pelas partes da planta e quais suas funções.
Na matemática, fazer um pequeno estudo da sequência numérica, antecessor e sucessor e resolver pequenas operações da adição e subtração, para trabalhar essa atividade na próxima aula. 
	CONTEÚDOS:
Português, estudo de palavras que contém as sílabas ga - go - gu - gão, leitura de palavras, explorandoletras, sílabas e número de sílabas.
Ciências, estudo das partes da planta e suas funções.
Matemática, estudo da sequência numérica, antecessor e sucessor, resolver pequena operações da subtração e adição.
	METODOLOGIA:
Primeiro momento escrever o texto da música na lousa (a galinha pitadinha e o galo carijó), ler com as crianças, depois fazer um estudo das palavras do texto como se separa as sílabas, o número de sílabas, fazendo explicações das sílabas GA - GO - GU - GÃO, e entrego o texto da música e colo no caderno das crianças, depois chamo cada um para ir à lousa para circular as palavras que tem letra G, com isso trabalho o aprendizado individualmente. No segundo momento trabalho a atividade de ciências para eles conhecer as partes da planta e suas funções em uma atividade xerografada, com isso trabalho à escrita e o conhecimento da parte da planta e suas funções.
No terceiro momento trabalho a matemática fazendo um pequeno estudo da sequência numérica, antecessor e sucessor e pequenas operações para as crianças responder na lousa chamo um de cada vez.
	RECURSOS:
Lousa e giz cola para colar o texto da música (a galinha pitadinha e o galo carijó no caderno.
Uma atividade xerografada de ciência, lousa e giz para fazer um pequeno estudo das operações adição e subtração.
	AVALIAÇÃO:
Analisar cada aluno, como eles reage com as atividades e sempre fazer perguntas para despertar o interesse pela aula.
	REFERÊNCIAS:
https://images.app.goo.gl/jiq27SPqJKHEt4rQ9
https://www.google.com/imgres?imgurl=https%3A%2F%2Fatividadespedagogicas.net%2Fwp-content%2Fuploads%2F2015%2FO2%2FAtividades-de-Ciencicias-para-o-2-ano-do-ensino-fundamental.gif&imgrefurl=https%3A%2F%2Fatividadespedagogicas.net%2F2015%2FO2%2Fatividades-ciencias-para-o-2-ano-fundamental.html&tbnid=bphocjXN27vpnM&vest=1&docid=vH9Go-lyhtCEDM&w=637&h=876&hl=pt-BR&source=sh%2Fx%2Fim
	PLANO DE AULA 3º
	
	Dados de identificação
	Nome da Escola: José Patrício da costa
	Professor: Maria Vanessa Honorato dos Santos 
	Nível/ano: 2° ano C
	Período: Vespertino
	Números de Alunos: 29 alunos
	Data: 29/03/2019
	
	TEMA: ALFABETIZAÇÃO
	
	OBJETIVOS:
No português desenvolver a linguagem oral e escrita. 
Na história, desenvolver o interesse pela história da música a galinha pitadinha e o galo carijó através dessa atividade identificar quem era o doutor da história.
Na matemática trabalhar a oralidade, para identificar o antecessor e sucessor, sequência dos números e resolver pequenas operações da adição e subtração.
	
	CONTEÚDO:
Português, trabalhar a linguagem oral e escrita.
História, analisar o texto, a galinha pitadinha e o galo carijó através desta atividade.
Matemática, estudo da sequência numérica, antecessor e sucessor e resolver pequenas operações da adição e subtração.
	
	METODOLOGIA:
No primeiro momento ler novamente o texto da música a galinha pitadinha e o galo carijó que está colado no caderno deles, depois entrego uma atividade xerografada de português que envolver a história também, para escrever os nomes das aves que aparecem na música, trabalhando a linguagem oral e escrita, envolvendo a história quem era o doutor? O que a galinha pitadinha usa? O urubu era uma: quantos versos tem essa música? No segundo momento trabalho a matemática, entrego uma atividade xerografada para eles identificar as sequências dos números, o antecessor e sucessor e resolver pequenas operações da adição e subtração como 3 + 6 = 9 – 3 = 
	
	RECURSOS:
Lousa e giz, uma atividade xerografada de português e que envolve história, uma atividade xerografada de matemática.
	
	AVALIAÇÃO:
Observar cada aluno, vendo suas dificuldades para tentar ajudar e orientar da melhor forma possível.
	
	REFERÊNCIAS:
https://images.app.goo.gl/fUCTs3A1nCPzpyeB8
https://images.app.goo.gl/DRVvd1cRGDebFcSJ8
	PLANO DE AULA 4º
	
	Dados de identificação
	Nome da Escola: José Patrício da costa
	Professor: Maria Vanessa Honorato dos Santos 
	Nível/ano: 2° ano C
	Período: Vespertino
	Números de Alunos: 29 alunos
	Data: 01/04/2019
	
	TEMA: ALFABETIZAÇÃO
	
	OBJETIVOS:
Desenvolver a linguagem oral e escrita através do ditado de palavras.
Identificar a maneira como se ler cada palavra.
Identificar palavras, no caça palavras.
	
	CONTEÚDOS:
Português, com ditado de palavras.
Caça palavras dos personagens da turma da galinha pitadinha.
	
	METODOLOGIA:
Iniciar à aula fazendo estudo das palavras que estamos estudando no decorrer das aulas, depois um ditado de 10 palavras, galo, pena, galinha, agulha, pintinhos, doente, carijó, doutor e paletó. Trabalhando os sons das sílabas e separação e o modo de escrever corretamente.
Depois entregar uma atividade xerografada de um caça palavras dos personagens da turma da galinha pitadinha. 
	
	RECURSOS:
Lousa e giz para o ditado de palavras.
Uma atividade xerografada de um caça palavras.
	
	AVALIAÇÃO:
No decorrer da aula observando cada aluno, para ver as dificuldades, os que tinham mais dificuldades são o que trazemos para participar, mas da aula.
	
	REFERÊNCIA:
https://images.app.goo.gl/eQ5DTZ1jpubr5BJR9
	PLANO DE AULA 5º
	
	Dados de identificação
	Nome da Escola: José Patrício da costa
	Professor: Maria Vanessa Honorato dos Santos 
	Nível/ano: 2° ano C
	Período: Vespertino
	Números de Alunos: 29 alunos
	Data: 02/04/2019
	
	TEMA: ALFABETIZAÇÃO
	 
	OBJETIVOS:
No português identificar as palavras do caça-palavra.
Desenvolver à escrita.
Na geografia identificar saberes sobre os serviços públicos como o dinheiro dos impostos e taxas pagos pelos habitantes do município em relação à coleta de lixo, esgoto, água, iluminação, casa e veículo, com isso desenvolvendo à linguagem oral e escrita.
	
	CONTEÚDOS:
Português trabalhar palavras do caça - palavra.
Geografia trabalhar a importância de saberes da coleta de lixo, esgoto e água.
	
	METODOLOGIA:
No primeiro momento fazer um estudo das palavras que vai ter na atividade do caça-palavra como se separa, ler e o número de sílabas das palavras, goleiro, afogado, fígado, goma, bigode, gamela, gado e gago. Feito esse estudo entrego uma atividade xerografada de caça – palavras para eles encontrar as palavras que tinha dado explicações logo no inicio da aula, no segundo momento trabalho com eles a disciplina de geografia uma atividade xerografada onde trabalhamos a importância de saberes como, sobre o município taxas de esgoto, coleta de lixo, água, iluminação explicando que o dinheiro dos impostos e taxas pagas pelos habitantes do município deve ser usada para melhorar as condições de vida do lugar onde moramos e devemos preservar a água, falando de suas importâncias com isso trabalhamos a linguagem oral e escrita, depois termina a aula e eles vão para à aula de educação física. 
	
	RECURSOS:
Lousa e giz, uma atividade xerografada de português de caça - palavras.
Uma atividade xerografada de geografia.
	
	AVALIAÇÃO:
Analisando a participação dos alunos, durante as atividades, se eles estão conseguindo aprender. 
	
	REFERÊNCIAS:
https://images.app.goo.gl/nfxFM79mEWn2Q5pm7
https://images.app.goo.gl/TR9UWxqVpyE5E58i9
	PLANO DE AULA 6º
	
	Dados de identificação
	Nome da Escola: José Patrício da costa
	Professor: Maria Vanessa Honorato dos Santos 
	Nível/ano: 2° ano C
	Período: Vespertino
	Números de Alunos: 29 alunos
	Data: 03/04/2019
	
	TEMA: ALFABETIZAÇÃO
	
	OBJETIVOS:
No português relembrar as palavras que foram estudadas no decorrer das aulas.
Na matemática desenvolver as oralidades através do assunto, números ordinais.
No ensino religioso despertar o interesse pelas coisas que Deus criou e envolvendo a arte através da pintura da atividade de ensino religioso. 
	
	CONTEÚDOS:
Português, trabalhando um ditado de todas aspalavras que foi estudada no decorrer das aulas com separação de sílabas e o alfabeto móvel.
Matemática, trabalhar o livro didático do assunto números ordinais das pag. 14 à 15 do livro.
Ensino Religioso, trabalhar a escrita para escrever algumas das coisas que Deus fez e que existe na natureza.
Na arte pintar algumas coisas que tem na atividade de Ensino. Religioso.
	
	METODOLOGIA:
No primeiro momento fazemos um estudo de todas as palavras estudadas do decorrer das aulas, depois um ditado com as palavras e separação de sílabas, no segundo momento divido os alunos em 3 grupos de 9 participantes, lembrando que nesse dia só veio 27 alunos para a aula, foi feito para eles formar 3 palavras do ditado com o alfabeto móvel, no terceiro momento trabalho a matemática para eles responder as páginas do livro didático 14 à 15 do assunto números ordinais.
Depois entrego uma atividade xerografada da atividade de ensino. Religioso para escrever algumas coisas criadas por Deus e pintar.
	
	RECURSOS:
Lousa e giz, caderno para o ditado, alfabeto móvel para formar 3 palavras do ditado, 1 atividade xerografada de ensino. Religioso e lápis de cor para pintar algumas coisas da atividade do ensino religioso.
	
	AVALIAÇÃO:
Cada aula é diferente, e aos poucos vamos analisando cada aluno e percebemos o grau de dificuldade de cada um, tentando trabalhar aquela dificuldade que impede do aluno evoluir.
	
	REFERÊNCIA:
https://images.app.goo.gl/PAUA356YiUZtKZC1A
DIÁRIOS DAS REGÊNCIAS
Diário da Regência 1º
Aula – 1 quarta – feira 27/03/2019
No primeiro dia da regência mim apresentei aos alunos explicando que ficaria alguns dias com eles e falei o meu nome, e perdi que eles os falasse os seus nomes para conhece - los, em seguida fiz um esclarecimento que a aula iria terminar mas cedo por conta de uma reunião com os professores junto a secretária de educacão, para trata – se de uma reunião pedagogica da escola.
Damos início à aula falando que naquele dia se comerar o dia do circo, quem já foi, quais personagens eles gostava, foram duas atividades xerografada do circo e do palhaço fiz um estudo das duas palavras como se separa, os sons das palavras e o números de sílabas e quais consoante e vogais, quais outras palavras poderia formar na palavra palhaço.
Os alunos gostaram, porém havia uma dificuldade muito grande de alguns alunos ao escrever o próprio nome.
Diário da Regência 2
Aula - 2 quinta - feira 28/03/2019
No segundo dia da regência inicia à aula com o texto da música (a galinha pitadinha e o galo carijo), escrevo na lousa, e leio junto com as crianças, depois faço um estudo das palavras do texto como se separa as sílabas, o número de sílabas fazendo explicação das sílabas ga – go – gu – gão, e entrego o texto da música e colo no cardeno das crianças, depois chamo cada um para ir à lousa para circular as palavras que tem letra G, observando as dificuldades de cada aluno, para poder ajudar nas suas dificuldades. Na segundo momento trabalho a atividade de ciências para eles conhecer as partes da planta e quais suas funções, depois trabalho a matemática fazendo um pequeno estudo da seguência númerica, antecessor e sucessor e pequenas operacões para as criancas responder na lousa chamo um de cada vez, este estudo vai servir para responder uma atividade xerografada na proxima aula.
Alguns alunos com bastante dificuldade em identificar as sílabas e até fazer o proprio nome, porém outros bem desenvolvido, mais todos mostraram interesse pela aula mesmo tendo dificuldade, à aula foi bem proveitosa.
Diário da Regência 3
Aula – 3 sexta – feira 29/03/2019
No terceiro dia da regência inicia à aula lendo novamente o texto da aula anterior onde colei no cardeno das crianças o texto da música a galinha pitadinha e o galo carijó. Lendo essa música para eles conseguir responder a atividade xerografada, entrego a eles para responder, o que a galinha pitadinha usa? Quem era o doutor? e esrever os nomes das aves que aparecem na música, trabalhando o português e história. Depois entrego uma atividade xerografada para eles identificar as sequência dos números, o antecessor e sucessor e resolver pequenas operações como 9 – 3 = 3 + 6 =.
Alguns alunos mesmo com suas dificuldades mostram interesse pela à aula e interage juntos. 
Diário da Regência 4
Aula - 4 segunda - feira 01/04/2019
No quarto dia da regência à aula foi iniciada com estudos das palavras que já foram vista no decorrer das aulas, em seguida um ditado de palavras galo, galinha, agulho, pintinhos, doutor, pena, carijó, doente, pitadinha e paletó, depois entrego uma atividade xerografada de um caça palavra dos personagem da turma da galinha pitadinha, coloquei alguns alunos que tinha mais dificuldade para ir até a lousa fazer algumas palavras do ditado, à aula terminou cedo pois eles tinha outras disciplinas como inglês e informática.
Mas à aula foi bem proveitosa todos participaram e vão desenvolvendo conforme as aulas.
Diário da Regência 5
Aula - 5 terça - feira 02/04/2019
	No quinto dia da regência inicia à aula fazendo um estudo das palavras que vai ter na atividade do caça - palavra, como se faz a separação de sílabas, número de sílabas e como se ler cada uma das palavras como goleiro, afogado, fígado, goma, bigode, gamela, gado e gago. Feito esse estudo entrego uma atividade xerografada do caça- palavras para eles encontrar as palavras que foi feito o estudo no inicio da aula .No segundo momento trabalho com eles a geografia para saber a importância de onde as taxas pagas pelos habitantes são investidas para coleta de lixo, água, iluminação,esgoto em fim e entre outras coisas,explicando que devemos preservar o lugar onde moramos e que não podemos disperdiçar a água e falando da sua importância,à aula termina e eles vão para a aula de educação física.
	No decorrer dessa aula, eles mostraram bastante interessado e desnvolvido.
Diário da Regência 6
Aula - 6 quarta - feira 03/04/2019
	No sexto dia da regência, inicia à aula fazendo um estudo das palavras que já foi estudada no decorrer das aulas, depois um ditado com as palavras e separação de sílabas, no segundo momento divido os alunos em 3 grupos de 9 participantes, lembrando que nesse dia só veio 27 alunos para à aula, foi feito para eles formar 3 palavras do ditado com o alfabeto móvel, como galinha, bigode e galo.
	No terceiro momento trabalho a matemática para eles responder as páginas do livro didático 14 à 15 do assunto números ordinais.
	Depois entrego uma atividade xerografada da atividade de ensino religioso para escrever algumas coisas criada por Deus e pintar.
	No último dia de aula foi bem proveitoso e dinâmico na hora que trabalhamos com o alfabeto móvel para eles formar as 3 palavras galinha,bigode e galo as crianças gostaram muito da aula.
CONSIDERAÇÕES FINAIS
	No período da realização do estágio, foi bastante enriquecedor para minha formação como futura pedagoga, vou levar esses conhecimentos para minha prática como docente, não é nada fácil nessa etapa dos anos iniciais do ensino fundamental, onde as crianças estão sendo alfabetizadas, exige muita dedicação dos docente para por em prática os seus conhecimentos de modo que possa ajudar os educando na sua formação, é uma fase onde está sendo alfabetizado e o docente tem de procurar cursos para poder lhe aperfeiçoar na sua grade acadêmica pois quanto mais conhecimentos melhor para auxiliar os educando, essa profissão necessita muito está aberta as novas descobertas de estudo.
	Nesse ambiente escolar podemos observar várias coisas principalmente quando chegamos como estágiario, visão essa em relação a esse espaço é bem esclarecedor, podemos analisar cada educador como conduz a sua aula, é nessa hora que vemos o desafio.
	Acredito que para sermos um grande educador devemos ter um olhar mais além para podermos compreender as dificuldades dosnossos alunos e ajuda - los da melhor forma possível, o docente tem de ter paixão pela profissão, foi bastante propício para minha formação como futura pedagoga. 
REFERÊNCIAS
https://www.google.com/url?sa=t&source=web&rct=j&url=http://aldeiamontessori.com.br/processo-alfabetização/&ved=2ahUKEwi49NO3jLLhAhU-k7KGHcgoBAEQFjAGegQlDxAZ&usg=AOvVaw3ywzETrP7GkoQwdvQgk-Q- 
https://www.google.com/url?sa=t&source=web&rct=j&url=https://www.soescola.com/2017/12/o-processo-de-alfabetizacao-da-crianca-segundo-emilia-ferreiro.html&ved=2ahUKEwiGiny2oLLhAhXmLLKGHdPYBDKQFjAjegQlBxAB&usg=AOvVaw1fuZwQj6XiilcoKCWEgmdw 
https://www.google.com/url?sa=t&source=web&rct=j&url=http://educacruz.blogspot.com/2011/08/alfabetizacao-e-letramento-segundo.html%3Fm%3D1&ved=2ahUKEwjdidzOs7rhAhXllLKGHRqSDTlQFjAPegQlChAB&usg=AOvVaw2n9XgO31j-PZ1hOlKWcDFu

Continue navegando