Buscar

A Revolução cientifica -Filosofia

Prévia do material em texto

Acadêmicos: Rafael André Ziger Prof: Odair Camati 
 Sandy Lara Budrys Adorno Introdução á filosofia 
Texto sobre: A Revolução Científica 
A Revolução cientifica foi um período de profundas mudanças, onde divergiam as ideias da fé e da ciência. Teve seu inicio no século XIV com ideias Aristotélicas e prolongou-se até o século XVII onde teve seu auge e marco final. Podemos dizer que um dos principais fatores foi à mudança do senso crítico em relação ao que era proposta na época pela igreja e a forma de como o mudo era visto. 
Aristóteles em seu livro “A Metafísica” foi o primeiro a dar um enfoque à ciência e a estuda – lá, porém, somente com observações e sem comprovações e ainda com bases em conceitos religiosos, já que naquele período a igreja era quem ditava as regras e tinha o “poder da verdade”. Durante muito tempo se acreditou nas idéias proposta por Aristóteles, tento como a principal o Geocentrismo (terra no centro do universo). 
Ao decorrer de quatro séculos muitos filósofos e matemáticos se aprofundaram nos estudos de Aristóteles e além de observar, agora faziam testes e comprovações com intuito de verificar se o que haviam proposto era realmente verdade; um desses foi Galileu Galilei (filósofo, matemático, astrônomo e físico) que já no século XVII acabaria trazendo um novo contexto de ciência. Nesse momento começaram a divergir as ideias existentes sobre o universo entre elas o Geocentrismo e o Heliocentrísmo (modelo de Nicolau Copérnico) no qual, o sol é o centro do universo; Galileu era defensor dessa tese. 
Em si, a Revolução cientifica pode ser pensada como uma série de ações que foram sendo desencadeadas durante um bom tempo, é visto que vários fatores e elementos fundamentais acarretaram para que isso acontecesse, pode-se destacar que a curiosidade de conhecer mais sobre aquilo que era proposto e o que não se conhecia levaram a busca do saber. Os movimentos sociais que iam surgindo também acabavam influenciando os pensamentos e o agir das pessoas como, por exemplo, o Humanismo e o Renascimento que exaltavam ideias sobre o homem superior e não mais o Deus superior. Com isso, surgiu uma nova ciência e vários ramos que aprofundaram e aprofundam até hoje os conhecimentos que temos do universo.

Continue navegando