Buscar

TÉCNICA OPERATÓRIA - ORTOPEDIA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

ESTUDO DIRIGIDO TÉCNICA OPERATÓRIA VETERINÁRIA - ORTOPEDIA
1). Discorra sobre o esqueleto axial do cão e do equino. Aponte as diferenças
anatômicas de cada segmento vertebral (aborde os acidentes anatômicos que
diferenciam cada segmento).
2). Discorra sobre a musculatura epaxial e suas funções no organismo.
a musculatura epaxial consiste em musculos pescoço, torax, abdomen e sua principal função é relacionada a postura, locomoção e sustentação do corpo. 
3). Discorra sobre a instabilidade toracolombar e suas consequências.
4). Descreva a anatomia do disco intervertebral e das estruturas relacionadas
Os discos intervertebrais se localizam interpondo as vertebras contiguas, onde a face dorlsal do corpo da vertebra possui uma marca por sulcos longitudinais, por forames nutricos alem deu uma ondulação mediana para ocorrer a fixação de ligamentos, ja em sua face ventral é possuinte de uma crista ventral, que pode vira a sofrer variações dependendo da localização da coluna vertebral. 
5). Aborde com riqueza de detalhes, o acesso cirúrgico para uma laminectomia
dorsal em região toracolombar.
O procedimento cirurgico conhecido por laminectomia consiste em permitir um acesso a medula espinhal para retirada de processos espinhosos, articulares e pendiculos das vertebras envolvidas, onde o animal a ser realizado o procedimento deve se encontrar em decubito esternal, seguido de uma delicada anti-sepcia. O acesso a ser realizado deve se localizar de acordo com o local diagnosticado como nesse caso entre as vertebras toracicas e lombares. 
6). Aborde com riqueza de detalhes, o acesso cirúrgico para um slot ventral em
região cervical.
7). Discorra sobre a instabilidade atlantoaxial.
8). Discorra sobre a síndrome de Wobbler 
A sindrome de wobbler esta relacionada a uma estenose de canal vertebral associada com a com pressão em algum ponto da coluna vertebral cervical, onde a compressão tem sua causa por uma herniação de disco intervertebral e/ou má formação ossea. Sendo a compressão ossea causadora da compressao de medula mais comuns em cães de raça gigante, ja a compressão por herniação de disco e mais relata em raças de grende porte.
O sinais clinicos mais encontrados em cães com a sindrome são: ataxia proprioceptiva nos membros pelvicos, mostrando alterações na coordenação motora, além de relatos de exagero na amplitude de passada, por vezes pode-se vizualizar os animais realizando o arraste dos membros levando a associação com fraqueza no quadro de ataxia. Com uma avaliação de maneira mais cuidadosa pode-se ser obeservado membros toracicos com menos envolvimento
Para diagnostico da sindrome de wobbler é bem comum o uso de mielografia, porém estudos recentes, indicam o uso de ressonancia magnética tal qual delimita que a medula espinhal seja vizualizada diretamente, sendo que a mielografia pode resultar em uma localização erronea da lesão procurada. Tem sido utilizada de forma auxiliar a mielografia a tomografia computadorizada para melhorar sua reposta em função de localizar a lesão.
O tratamento deve-se iniciar coma restrição do animal a atividades fisicas intensa e de alto impacto para preservar sua condição e evitar que o caso se agrave. O uso de corticoesteroides como prednisona associados a essa restrição de atividades leva uma melhora bem exponencial do caso clinico do paciente. Além deste modelo de tratamento existe o tratamento cirurgico com as tecnicas de descompressão direta ou indireta onde é realizada fusão intervertebral, estabilização e distração.
9). Discorra sobre a síndrome da cauda equina
A sindrome da cauda equina vem a se caracterizar devido a compreção das raizes nervosas lombaressacrais e coccigenas distais ma terminação do cone medular proximos as vertebras L1 e L2. Onde a mesma nao possui preferencia por idade ou sexo porem e mais visualizada em animais adultos.
Seus principais sinais clinicos seriam:uma dor lombar intensa geralmente acompanhada de ciática, uma anestesiaem sela, perca de função esfincteriana alem de sexual e fraqueza de seus membros inferiores.
Para diagnostico é utilizado o historico do animal, exame neurologico, ressonancia magnetica e tomografia computadorizada (utilizada para confirmação a partir de diagnostico por historico e exame neurologico). 
Para tratamento é realizada descomprenssação cirurgica.

Outros materiais