Buscar

ANÁLISE DO DISCURSO FRANCESA - NP1 APANHADÃO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

APANHADÃO DE ANÁLISE DO DISCURSO FRANCESA.
CONTEÚDO PARA NP1 
1 – A Análise do Discurso Francesa entende que o processo de construção de sentido dos textos deve ser considerado por meio de determinados aspectos. Assinale a alternativa que apresenta algum(ns) dos aspectos apontados na ADF: 
D) a historicidade na memória enunciativo-discursiva. 
2 – Assinale a alternativa que apresenta a definição das influências teóricas para a constituição da Análise do Discurso Francesa:
C) Influência da psicanálise freudiana por meio de Lacan: a AD apoia-se na ideia de que é o sujeito quem se coloca como tendo sua opacidade – ele não é transparente nem para si mesmo, nem para os outros. A constituição da subjetividade está inteiramente relacionada com a alteridade – o outro. 
3 – Sobre o processo de determinação sócio-histórico-ideológica na construção da subjetividade e da alteridade, constitutivos do assujeitamento ideológico na perspectiva da ADF, podemos dizer que as influências teóricas decorrem os seguintes autores: 
F) I e III		
4 – “O autor da psicologia comparada na qual uma criança é utilizada como referente, pois a criança reconhece sua imagem no espelho num curto espaço de tempo. Ao perceber no espelho a criança faz uma série de gestos mesmo de forma lúdica e complexa consegue interagir com a imagem que aparece refletida duplicada na mente. Basta compreender o estádio do espelho como uma identificação cuja predestinação parece ser suficientemente indicada pelo uso da teoria do antigo termo imago (imaginário).” 
Esse posicionamento, encontra-se respaldado nos estudos de: 
B) Lacan sobre os estudos do Eu e o imaginário. 
5 – A ideologia é condição para a constituição do sujeito e dos sentidos, pois se sabe que o individuo é chamado a existência por meio da ideologia, fazendo assim com que ele produza o dizer/discurso. 
Dessa forma, Orlandi entende: 
E) I,II e III.
6 - Leia atentamente o texto a seguir:
No texto: O estádio do espelho como formador da função do EU, o autor trata da concepção do estádio no espelho como função formadora do EU. Descreve a descoberta pelos indivíduos da sua posição e de seu espaço dimensional como ser humano, fato ocorrido na infância entre seis e dezoitos meses de vida. Esse reconhecimento de si próprio leva a criança a realizar movimentos diante de um espelho, buscando localizar-se no espaço bem como no próprio corpo. 
Estas considerações foram realizadas por
A – Lacan. 
7 - Leia atentamente o texto a seguir:
A história tem sua materialidade e opacidade e o homem faz a história embora ela não lhe seja transparente. O aprofundamento filosófico, iniciado nas noções de “ideologia” e de “luta de classes”, vai além: prolonga-se até a noção de práticas discursivas e das relações de saber e poder. O autor que concebe o discurso como dispositivo enunciativo e institucional de diferentes práticas discursivas é:
C) Foucault. 	
8- Leia atentamente o texto a seguir:
No âmbito do materialismo histórico distingue-se entre ciência e ideologia, considerando-se, inclusive, que a ideologia geral pode opor-se a ideologias particulares. Para M. Pêcheux, principal autor na França dessa corrente, a linguagem é o lugar privilegiado de materialização de ideologias. 
Este modo de compreender a questão sofreu influência
A - do pensamento marxista por meio de Althusser. 
9 – Qual sequência de conceitos elencados abaixo faz parte do arcabouço teórico da Análise de Discurso Francesa? 
C – Formação Imaginária – formação discursiva – formação ideológica. 
10 – De acordo com os princípios da Analise do Discurso Francesa, o sujeito que produz o discurso apresenta determinadas características. Em quatro das alternativas abaixo acham-se reunidas, de modo correto, algumas dessas características. 
Assinale a alternativa INCORRETA: 
D – O sujeito do discurso não reconhece que sua identidade é constituída na relação com outros discursos produzidos e, por isso, não dialoga com o outro nem compara pontos de vista. 
11 - A Formação Discursiva determina "o que pode e deve ser dito" pelo falante a partir do lugar, da posição social, histórica e ideológica por ele ocupada. Há exemplos disso em quatro das afirmativas abaixo.
Assinale a afirmativa em que o discurso não está de acordo com o ideário, sugerindo tratar-se de um sujeito dissidente:
D – “Mammy, hoje é dia das Mães e eu lhe desejo milhões de felicidades e tudo mais que a senhora sabe” (Expressão do desejo de uma filha, expresso em cartão de felicitações). 
12- Conforme a teoria da Análise do Discurso Francesa, na Formação Linguística, a relação entre o MESMO e o DIFERENTE, entre a PRODUÇÃO e a CRIATIVIDADE, diz respeito ao seguinte par conceitual:
D – Paráfrase e Polissemia. 
13 - Como proposta inovadora no campo da tipologia discursiva, Eni Orlandi apresenta três grandes modos de organização do discurso: lúdico, polêmico e autoritário. 
C – I, II e III. 
14 - Efeito de Sentido é um conceito elaborado por Foucault, que se encontra presente na Análise do Discurso Francesa.
Assinale a alternativa em que esse conceito está corretamente apresentado:
D – O efeito de sentido diz respeito ás diferentes possibilidades de significação que um mesmo enunciado pode assumir de acordo com a formação discursiva na qual está escrito e (re)produzindo. Os sentidos são todos igualmente evidentes por meio de um efeito ideológico que provoca no gesto da interpretação a ilusão de que um enunciado quer dizer o que está realmente dizendo. 
15 - De acordo com os princípios da Análise do Discurso Francesa, o sujeito que produz o discurso apresenta determinadas características. Quatro das afirmativas abaixo estão corretas.
Assinale a afirmativa incorreta:
A – O sujeito do discurso não se reconhece como tendo uma determinada identidade na relação com outros discursos produzidos, não tendo eles, portanto, diálogo nem comparação de pontos de vista. 
16 - A análise do discurso francesa (ADF) recusa fortemente o pressuposto da informacionalidade e representação do mundo/verdade como características essenciais e primordiais da linguagem. 
Quanto ao processo de produção de sentidos nos textos, de acordo com a ADF, podemos dizer que: 
D – I e II. 
17 - Para Giddens, o mundo da modernidade tardia ultrapassa as fronteiras das atividades pessoais e dos compromissos individuais. Trata-se de uma sociedade marcada por riscos e perigos que devem ser vistos não como um momento de crise, mas como um estado de coisas mais ou menos permanente. 
Esse pensamento é complementado ao se chamar a atenção para as questões de insegurança, de incerteza e de periculosidade vivenciadas pela sociedade contemporânea como um todo, tais como a: 
D – crise econômica mundial. 
18 – Ao tratar do momento de transição de uma sociedade que não se assenta na industrialização, ou seja, em uma sociedade pós-industrial, Giddens estabelece que: 
E – a antiga ordem social é ultrapassada se comparada á nova ordem social, baseada no conhecimento e na informação. 
19 - No período da pós-modernidade a humanidade deve enfrentar três tipos de ameaça ecológica: produção de desperdícios, poluição e esgotamento de reservas minerais.
Essas ameaças são desencadeadas: 
A – pelo desenvolvimento e expansão global das instituições sociais ocidentais, fatores associados à importância atribuída ao crescimento econômico. 
20 - Para Giddens a modernidade tardia introduz novos riscos que devem ser considerados quando tratamos de questões relacionadas aos atores sociais nos momentos de crise. Novos riscos também são atribuídos a um estado de coisas gerador de inseguranças.
Acham-se em conformidade com as ideias de Giddens os itens enunciados em: 
D – I, II e V. 
21 – Considere a seguinte passagem de Lyotard sobre o “saber” a partir das décadas de 1960 e 1970. 
Quais as concepções acima estão de acordo com um modelo de sociedade pós-informatizada? 
E – II e III. 
22 – Segundo Lyotard, quanto ás mudanças relacionadas ao processo de informatização na sociedade pós-moderna:B – constata-se que dada a exteriorização, abundante e acessível, o saber perde sua condição de uso e, relacionado ás questões do poder econômico e político, passa a ter valor de venda. 
23 - Para Borja e Castells, as estratégias de desenvolvimento local devem contemplar as exigências da inserção competitiva, principalmente no que diz respeito.
De acordo com as ideias dos autores, é CORRETO o afirmado em: 
C- I, II e III. 
24 - Fukuyama entende que a rede (internet) constitui um conjunto de agentes que compartilham normas, valores e objetivos, podendo estabelecer-se no âmbito do Estado, do mercado e da sociedade civil. Segundo esse autor, essa rede possui duas características importantes.
Uma dessas características está descrita na seguinte alternativa: 	
A – As trocas econômicas realizadas no interior de uma rede apoiam-se sobre bases diferentes daquelas tradicionalmente adotadas em transações de um mercado. 
25 – Na Análise de Discurso Crítica o conceito de ideologia: 
D – supõe o desenvolvimento da consciência crítica a respeito das próprias práticas e daquelas ás quais os sujeitos são submetidos. 
26 – Na obra Linguagem e Globalização Fairclough amplia o conceito de texto ao considerar que: 
A – os textos escritos e falados, momentos dos eventos sociais, são apresentados de modo multimodal. 
27 – Na concepção da Análise de Discurso Crítica, a prática discursiva é realizada como forma linguística, ou seja, como texto. Envolve, pois, a análise de um discurso particular por meio das ordens do discurso e seus processos: 
C – de produção, distribuição e consumo textual. 
28 – O questionamento de Norman Fairclough sobre o conceito Althusseriano de ideologia justifica-se pelo fato de: 
E – apresentar uma noção de dominação como imposição unilateral e reprodução da ideologia dominante, marginalizando a luta, a contradição e a transformação. 
29 – Sob a perspectiva teórica da Análise de Discurso Crítica, o conceito de ideologia consiste: 
B – no desenvolvimento de uma consciência crítica a respeito das próprias práticas e daquelas ás quais são submetidos. 
30 - Fariclough ao considerar que: “____________________________é um elemento representativo de luta constante sobre pontos inconstantes entre classes e segmentos socais para reproduzir, reestruturar ou desafiar hegemonias existentes, relacionadas a formas econômicas, políticas e ideológicas”.
Assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna acima: 
B – hegemonia e poder. 
31 - Fairclough, ao considerar o trabalho transdisciplinar na perspectiva da Análise de Discurso Crítica, informa que,
Está CORRETO afirmar em: 
E – II, III e IV.

Continue navegando