Buscar

metodologia de artes 1

Prévia do material em texto

SEMANA 1
Atividade 1
A arte é importante para o desenvolvimento do individuo e suas capacidades de relacionar-se com o mundo a sua volta. Fala-se muito sobre tipos de educação na arte, mas pouco são praticadas. A arte na vida da criança deve ser apresentada de forma livre, para que a criança se aproprie desse processo, e o professor deve ser um mediador entre a criança e o universo artítico. E existe três eixos para isso: o fazer artístico, leitura de obra de arte e a contextualização da arte. Desenhar, pintar, modelar ou fotografar é uma experiência muito importante e criativa, onde a criança faz uma busca pessoal por sentido usando a linguagem visual. Precisamos aprender a nos expressar visualmente e ai que entra o segundo eixo, quando as imagens são apresentadas e olhamos para elas com interesse, atenção, para reconhecer como foram realizadas, quais aspectos, cores, formas, para aprender a tirar soluções e as utiliza-lás. E tema o terceiro eixo que não foge de segundo eixo, mas tem uma diferença que é a reflexão onde o aluno sabe que naquela obra de arte a uma história, um propósito, significados, e dessas análise é importante ter uma discussão em sala.
Atividade 2
Ao analisar, vimos que há tres eixos para a aprendizagem da arte (proposta triângular), que não há uma ordem correta, o professor, pode começar por onde quiser, desde que tenha seus objetivos alcançados, essa forma de ensinar na ligação desses tres eixos, trás a prática do aluno, seu desenvolvimento consigo e o mundo, sua forma livre de aprender (no fazer). Hora ela está se deparando com imagens, leituras, conhecendo soluções através de artistas em momentos históricos dos mais variados, e ele também pode conhecer mais sobre a obra, o que se espera da arte é diferente em cada hora.
Atividade 3
Em um primeiro momento o ensino da arte se da pela pedagogia tradicional, onde o desenho era o principal conteúdo, e que seu objetivo era visado no preparo para o trabalho. Eram atividades repetitivas, manual, memorização, etc; e apesar das mudanças esse tipo de ensino ainda existe na escola atual. Que hoje já tem modificações da pedagogia nova, que tem como objetivo o interesse do aluno, criatividade, espontaneidade, aprender fazendo. Logo vem o método tecnicista, que inova á aprendizagem da arte, valorizando o “saber construir”, executar técnicas, atividades com matérias diversificados, faz o uso também de tecnológias, e valoriza o livro didático. Paulo Freire com novas idéias, que é voltada “ao diálogo educador-educando e visando á consciência critica, que serviu de inspiração para Ana mae Barbosa, como a propósta triangular, que baseia-se em: fazer arte, leitura de obra de arte e história da arte. E por fim o método sócioconstrutivismo, que valoriza a n e interpretação dos problemas.
Atividade 4
A proposta triangular venho para inovar o ensino da arte, com o fazer artistico que tem como, o aluno testa conhecer e escolher cores, formatos, gestos, movimentos, etc; experimentando coisas novas, participando a prática do fazer. E também a leitura de imagem, onde o aluno amplia o seu repertório, estabelece ligações com o que sabe e “constrói conhecimentos”, e a contextualização da arte que não tanto diferente da leitura, baseia-se em o aluno compreender a obra, saber sua história e a do artista, ir além da imagem. A proposta triangular é uma proposta que desenvolve de acordo com os objetivos do professor.
Atividade 5
- A leitura de imagem, tem como objetivo ampliar a percepção da criança, seu conhecimento consigo, estabelecer ligações, analisar o que vê, dar explição do que viu, trabalhar sua interpretação e obra artisticas.
- Uma visão diferente do que a imagem propõe, a análise do aluno que diz muito sobre si e sua dia-a-dia.
- Não, esperamos a criatividade da criança.
Atividade 6
É importante que o professor possa aproximar o aluno dos agentes culturais (que produzem a arte). Desmestificar a arte como não acessível, mostrar que faz parte do cotidiano, promove-lá. Trabalhar a arte brasileira, o aluno aprende-lá, aprender com suas próprias produções, com as dos colegas e a partir do conhecimentos sobre a produção sócio histórica da arte. Ela possibilita a expressão de cada um, e saber interpretar.
Os temas transverssais, questões sociais da atualidade (meio ambiente, trabalho e consumo, ética, etc). temas importantes aos contextos educacionais, mas esse não pode ser o único jeito de se ensinar esses temas.
A formação cultural mediada pelo professor promove a integração social, a arte é uma aréa de conhecimento, e esse conhecimento das culturas que fazem o gosto do aluno a frequentar á escola. Cabe ao professor selecionar pares, arte de qualidade, uma arte que faça sentido ao cotidiano do aluno. O professor deve se aprimorar no ensino da arte, e observa como o aluno interpreta a obra, pois cada aluno, de cada idade tem uma visão diferente.
A arte começa a ser mostrada como um objetivo compreendido do ponto de vista da criança e não como na escola tradicional, onde arte era um objeto a ser copiado.
Atividade 7
FORÚM
Atividade 8 
O projeto de Erica Poitronieri Pereira surgiu a partir de trazer uma abordagem diferente de materialidade, inspiração em Frans Krajcberg, as obras dele explora diferentes matériais (sementes, pedras, troncos, folhas, etc.) trabalhar o meio ambiente sem estar ligado a sucata, e sim com uma estética diferente. Trabalhar a observação, sensibilizar a percepção do aluno, cores, formatos, obras.
O professor ir além da sala de aula, levar os alunos á natureza, dando estimulo, de conciência, que vemos em um todo. É importante levar arte para a criança.
Atividade 9
- Se voce analisa as produções das crianças de 1 ano e meio percebe que elas estão fazendo uma pesquisa, querem chegar a algum lugar, mas sem querer preestabelecer como é esse lugar, elas se dão o luxo de especular, investigar. O pequenos não acham que um trabalho nasce pronto, uma massa de tinta inicial contém todas as possibilibades, avançar em suas produções. As crianças começam um trabalho utilizando todas as cores, mas depois se interrogam, em “qual cor devo usar?”, tão pequenininhas elas já se comprometem com seu próprio processo na pintura.
- O que o educador deve fazer é criar situações problemas em função da linguagem da pintura, envolvendo a cor, o gesto. Uma situação problema bem colocada é usar as cores primárias primeiro, o educador não deve dispor qualquer cor, tem de selecionar com critério, porque o mundo podem ser geradas infinitas nuances.
O educador deve conhecer o uso básico da cor na pintura, experimentar a cor. É um momento delicado esse, de “quando esta pronto”, porque ai você pode estar interrompendo uma produção importante para a criança; todo cuidado e sensibilidade são poucos para nos relacionarmos com a criança na hora pintura. Aprender a observá-la é aprender a observar a nós mesmo.
Atividade 10
- A arte facilita o processo de aprendizagem e prepara melhor os alunos para enfrentar o mundo. A arte desevolve a cognição, a capacidade de aprender, leva os individuos a estabelecer um comportamento mental que os levam a comparar coisas, a passar do estado de ideias para o estado da comunicação, a formular conceitos e a descobrir como se comunicam esses conceitos. Todos esse processo faz com que o aluno seja capaz de ler e analisar o mundo em que vive, e dar respostas mais inventivas.
-
- Tem sido comum se ensinar arte apenas dando datas e apresentando “ismos”, o que é pouco importante. O bom ensino de arte precisa associar o “ver” com o “fazer”, além de contextualizar tanto a leitura quanto a prática. Para se aprender, é preciso ver a imagem e atribuir significados a ela.
- O grande problema é que o arte-educador tem poucas horas de aula. A arte não é vista como fundamental no ensino e acaba por ser menos praticada, apenas para preencher carga horária.
- A arte abre caminhos para conscientização social, para descoberta do seus direitos, das suasobrigações.

Continue navegando