Buscar

EMPREENDEDORISMO - FAEL

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Questão 1
Não respondido
Não marcadaMarcar questão
Texto da questão
Empreendedor é o termo utilizado para qualificar ou especificar, principalmente, aquele indivíduo que detém uma forma especial, inovadora, de se dedicar às atividades de organização, administração, execução; principalmente na geração de riquezas, na transformação de conhecimentos e bens em novos produtos – mercadorias ou serviços – gerando um novo método com o seu próprio conhecimento. É o profissional inovador que modifica, com sua forma de agir, qualquer área do conhecimento humano. Também é utilizado – no cenário econômico – para designar o fundador de uma empresa ou entidade, aquele que construiu tudo a duras custas, criando o que ainda não existia. Embora um empreendedor ideal não tenha seu perfil facilmente definido, ele deve ter algumas características inerentes ao desafio: deve ser tolerante a riscos; ter disciplina e capacidade planejadora; ser capaz de visualizar mentalmente seu empreendimento antes que o mesmo tenha iniciado; ter capacidade de liderar pessoas e processos; ser flexível e tolerar erros, aprendendo com os mesmos. Neste contexto, avalie as afirmativas abaixa e assinale a única alternativa correta:
I - O principal comportamento de um empreendedor está em liderar pessoas e processos em busca de uma visão ou sonho.
II - Pessoas sem objetivos têm poucos motivos pelo que lutar e empreendedor não pode lidera-las.
III - Metas servem como uma corda para que atravesse um rio com muita correnteza.
Escolha uma:
a. Afirmativas I, III corretas.
b. Afirmativa II correta.
c. Afirmativa III correta.
d. Afirmativas I e II corretas.
e. Afirmativa I correta.
Feedback
A resposta correta é: Afirmativa I correta..
Questão 2
Não respondido
Não marcadaMarcar questão
Texto da questão
Os empreendedores de sucesso são diferentes, pois estão sempre atrás de novas ideias de negócio e de verdadeiras oportunidades de mercado, ficando atentos a tudo que ocorre à sua volta. São curiosos e questionadores, não aceitam a primeira explicação dada para os fatos ocorridos. Será que por isso são criativos e identificam mais oportunidades que as demais pessoas? Ou será que é o fato de sempre estarem em busca de novas oportunidades que os levam ao encontro delas? Na verdade, existe um pouco de cada coisa. Apesar de novas ideias surgirem involuntariamente, elas só são captadas e registradas quando a mente da pessoa está aberta para que isso ocorra, ou seja, quando está preparada para experiências novas. Assim, qualquer fonte de informação pode ser um ponto de partida para novas ideias e identificação de oportunidades de mercado. Informação é a base de novas ideias e estar bem informado é o dever de qualquer empreendedor. Em relação ao empreendedor, avalie as afirmativas e selecione a única alternativa correta:
I - A diferença básica entre uma pessoa comum e um empreendedor é que o primeiro lê um jornal para se informar do que aconteceu. O segundo lê o jornal para se informar do que irá acontecer.
II - Atualmente, a informação está ao alcance de qualquer pessoa, em diversas formas e veículos diferentes.
III- A diferença básica entre uma pessoa comum e um empreendedor é que o segundo lê um jornal para se informar do que aconteceu. O primeiro lê o jornal para se informar do que irá acontecer.
Escolha uma:
a. Afirmativa II correta.
b. Afirmativa I correta.
c. Afirmativas I, II e III corretas.
d. Afirmativas III e II corretas.
e. Afirmativas I e II corretas.
Feedback
A resposta correta é: Afirmativas I e II corretas..
Questão 3
Não respondido
Não marcadaMarcar questão
Texto da questão
O empreendedor geralmente tem paixão pelo que faz, utiliza os recursos disponíveis, transforma o ambiente onde vive e aceita assumir a possibilidade de fracassar. Já os administradores ocupam funções e detém conhecimentos funcionais ou gerais.
Disponível em: < http://www.mundocarreira.com.br/empreendedorismo/entenda-qual-diferenca-entre-empreendedor-e-administrador/> Acesso em 12 jul 2018
A partir das informações do texto assinale a alternativa que apresenta características específicas do empreendedor e que o diferencia do administrador.
Escolha uma:
a. Controlam e delegam sua autoridade.
b. Planejam e formam equipes.
c. Cria novas ideias, assume riscos e são visionários;
d. Formam equipes e organizam.
e. Planejam, organizam e lideram.
Feedback
A resposta correta é: Cria novas ideias, assume riscos e são visionários;.
Questão 4
Não respondido
Não marcadaMarcar questão
Texto da questão
Se pudermos dar uma sugestão ao empreendedor que pretende comprar uma empresa: que ele contrate os serviços de uma empresa ou consultor especializado na aquisição de empresas. Além do processo ser complexo e detalhado, ele demanda fatores psicológicos que apenas um intermediário pode lidar. Um exemplo disso é o envolvimento emocional que pode acabar surgindo entre o empreendedor que compra e o que vende, impactando o preço final ou até mesmo o negócio como um todo. É comum encontrar empresários que desenvolvem um fator emocional muito grande com as suas empresas como se elas fossem suas próprias vidas. Os compradores encaram a aquisição de uma empresa com muita objetividade. Um “corpo externo”, como um consultor, é imune a esse tipo de coisa, pois seu papel é garantir que o processo seja o mais justo e transparente possível, empregando as mais modernas técnicas disponíveis na avaliação, compra e transição do negócio. Não subestime essa sugestão. Avalie as opções abaixo e assinale a única correta:
Escolha uma:
a. A avaliação de compra de um negócio é dividida, basicamente, em uma etapa: preparação.
b. A avaliação de compra de um negócio é dividida, basicamente, em duas fases: compra e venda.
c. A avaliação de compra de um negócio é dividida em quatro fases: preparação, reciclagem da preparação, negociação e execução.
d. A avaliação de compra de um negócio é dividida, basicamente, em quatro fases: preparação, abordagem, negociação e execução.
e. A avaliação de compra de um negócio é dividida em três fases: preparação, abordagem e precipitação.
Feedback
A resposta correta é: A avaliação de compra de um negócio é dividida, basicamente, em quatro fases: preparação, abordagem, negociação e execução..
Questão 5
Não respondido
Não marcadaMarcar questão
Texto da questão
Este tipo de empreendedorismo é definido por uma série de características. Entre elas, destacam-se:
Inovação: apresenta um produto ou serviço novo – ou com aspectos novos em seu modelo de negócio – para o mercado a que se destina, como elementos de diferenciação.
Escalabilidade: esse modelo de negócio precisa ser escalável, isto é, poder atingir rapidamente um grande número de usuários a custos relativamente baixos.
Repetibilidade: esse modelo de negócios deve ser repetível, ou seja, deve ser possível replicar ou reproduzir a experiência de consumo de seu produto ou serviço de forma relativamente simples, sem exigir o crescimento na mesma proporção de recursos humanos ou financeiros.
Flexibilidade e rapidez: em função de sua característica inovadora, do ambiente incerto e altamente competitivo, deve ser capaz de atender e se adaptar rapidamente demandas do mercado. Geralmente, tem estruturas enxutas, com equipes formadas por poucas pessoas, com flexibilidade e autonomia.
Disponível em: < https://abstartups.com.br> Acesso em 16 jul 2018 (adaptado)
O texto acima se refere ao tipo de empreendedorismo denominado:
Escolha uma:
a. Plano de Negócios.
b. Empreendedorismo de alto risco.
c. Intraempreendedorismo
d. Empreendedorismo corporativo.
e. Start-up.
Feedback
A resposta correta é: Start-up..
Questão 6
Não respondido
Não marcadaMarcar questão
Texto da questão
Não basta mais ter somente diploma de graduação e especialização para se destacar no mercado de trabalho. As empresas querem cada vez mais profissionais que tragam soluções inusitadas para seus problemas, sejam proativos e inovadores.
Basicamente, eles querem que esses funcionários apliquem o comportamento empreendedor em prol da própria empresa.
Disponível em:. Acesso em 10 jul 2018.
O texto acima se refere ao tipo de empreendedorismo denominado:
Escolha uma:
a. Plano de Negócios.
b. Criação de Empresas.
c. Start-up.
d. Intraempreendedorismo.
e. Empreendedorismo de alto risco.
Feedback
A resposta correta é: Intraempreendedorismo..
Questão 7
Não respondido
Não marcadaMarcar questão
Texto da questão
Alguns autores propõem um modelo de motivação empreendedora que consiste na decisão de um indivíduo em se comportar de forma empreendedora pela influência conjunta de cinco fatores: características pessoais, ambiente pessoal, objetivos pessoais, ambiente de negócios e a ideia do negócio.
Sobre estes cinco fatores, avalie as afirmações a seguir:
I. As características pessoais são elementos importantes no processo de criação de novos negócios.
II. Os objetivos pessoais são àqueles relativos às expectativas e metas de cada empreendedor.
III. O contexto político, jurídico, macroeconômico e setorial que cerca o negócio não integra estes fatores.
IV. A influencia conjunta destes cinco fatores dão origem à performance do negócio.
É correto o que se afirma em:
Escolha uma:
a. I e III
b. II e III
c. I, II e IV
d. I e IV
e. I e II
Feedback
A resposta correta é: I, II e IV.
Questão 8
Não respondido
Não marcadaMarcar questão
Texto da questão
O que é um empreendedor? Na mais estreita definição da palavra, um empreendedor é aquele indivíduo que empreende, ou seja, que busca realizar tarefa difícil e trabalhosa. Pode-se acrescentar ao comportamento do empreendedor os seguintes itens:
I. Um empreendedor não tem um perfil facilmente definido, porém deve ser tolerante a riscos.
II. Um empreendedor é capaz de visualizar mentalmente seu empreendimento antes que o mesmo tenha iniciado.
III. Um empreendedor possui características inerentes ao desafio, como ter disciplina e capacidade planejadora.
IV. O empreendedor prefere trabalhar sozinho, para evitar que outros roubem suas ideias.
É correto o que se afirma em:
Escolha uma:
a. I, II, III e IV
b. I e IV
c. I, II e III
d. I apenas
e. I e II
Feedback
A resposta correta é: I, II e III.
Questão 9
Não respondido
Não marcadaMarcar questão
Texto da questão
O balanced scorecard decompõe a estratégia de uma maneira lógica, baseando-se em relações de causa e efeito, vetores de desempenho e relação com fatores financeiros.
É decomposto em objetivos, indicadores, metas e iniciativas, nas quatro dimensões de negócio: financeira; clientes; processos internos; aprendizado e crescimento.
Avalie as asserções a seguir:
1. Perspectiva que traduz a missão e a estratégia da empresa em objetivos específicos para segmentos focalizados que podem ser comunicados a toda a organização.
2. Perspectiva que contempla identificação dos recursos e das capacidades necessárias para elevar o nível interno de qualidade
3. Essa perspectiva apresenta objetivos voltados à capacidade dos funcionários, dos sistemas de informação e à motivação.
4. O balanced scorecard deve contar a história da estratégia, começando pelos objetivos financeiros de longo prazo.
Associe as asserções 1, 2 3 e 4 às respectivas dimensões de negócio do balanced scorecard.
Escolha uma:
a. Financeira, processos internos, clientes e aprendizado e crescimento.
b. Financeira, aprendizado e crescimento, processos internos e clientes.
c. Clientes, processos internos, aprendizado e crescimento e financeira.
d. Clientes, aprendizado e crescimento, financeira e processos internos.
e. Aprendizado e crescimento, financeira, processos internos e clientes.
Feedback
A resposta correta é: Clientes, processos internos, aprendizado e crescimento e financeira..
Questão 10
Incorreto
Não marcadaMarcar questão
Texto da questão
O Start-Up Brasil, Programa Nacional de Aceleração de Startups, é uma iniciativa do governo federal, criado pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), com gestão da Softex e em parceria com aceleradoras, para apoiar as empresas nascentes de base tecnológica – as startups.
Disponível em:http://www.startupbrasil.org.br/sobre_programa/> Acesso em 12 jul 2018
Sobre o conceito de Startups assinale a alternativa correta:
Escolha uma:
a. Um startup é uma estratégia de mercado para alavancar vendas.
b. Um startup é uma empresa de internet e de software, e portanto de alto custo inicial.
c. Startups são empreendimentos de altos custos iniciais com baixa expectativa de crescimento.
d. Um startup é uma empresa nova que conta com projetos promissores, com baixos custos iniciais e grande expectativa de crescimento quando dão certo.
e. Um startup é uma linha de financiamento para capital de giro empresarial.
Livro da Disciplina página 50. O empreendedorismo de startup (ou criação de negócios) visa a formação de empresas ao redor de uma ideia que foi identificada como uma oportunidade. Geralmente é uma empresa nova, muitas vezes ainda em constituição. Outra característica são os baixos custos iniciais e alto escalonamento, isto é, expectativa otimista de crescimento. Startups não são somente empresas de internet. São mais comuns pois o custo é menor para uma empresa de software comparado a uma indústria.
Feedback
A resposta correta é: Um startup é uma empresa nova que conta com projetos promissores, com baixos custos iniciais e grande expectativa de crescimento quando dão certo..

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando