Buscar

devolutiva teste de orientação vocacional

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

IDENTIFICAÇÃO 
Autores: 
José Jonathan de Oliveira Barros
Ranielle Alves de Andrade 
Interessado: Adriano Correia Quiorato 
Assunto: Aplicação de teste para fins de Orientação profissional 
DESCRIÇÃO DA DEMANDA
 
O voluntario Adriano Correia Quiorato de quinze anos, estudante do segundo ano do ensino médio, se submeteu ao teste E.M.E.P. como instrumento para orientação profissional como parte de atividade estruturada da disciplina; Orientação profissional com fins avaliativos. 
PROCEDIMENTOS 
Foi realizada uma sessão, em que o voluntario foi submetido a Entrevista Psicológica semi-estruturada como recurso investigativo e levantamento de informações. E ao teste E. M. E .P (Escala de Maturidade para a Escolha Profissional) como instrumento, bem como as técnicas de observação para fundamentar as conclusões obtidas. 
A entrevista de orientação vocacional desenvolvida investigou os seguintes interesses: profissionais, interesses gerais, vida escolar, vida social, vida familiar, Anamnese do orientando, Autoconceito, vida religiosa, vida econômica e prospecções.
2.	ANÁLISE
Analisando-se o quadro de resultados do sujeito apresenta-se abaixo a interpretação dos resultados obtidos na EMEP: 
A apresenta um nível de maturidade para a escolha profissional inferior (P.10),o que indica que ele necessita desenvolver atitudes e adquirir conhecimentos importantes, para a tomada de uma decisão profissional. Embora ele apresente um bom desempenho no nível de autoconhecimento (P.50) e de conhecimento da realidade educativa e sócio profissional (P.90); o que nos mostra que o mesmo consegue relacionar suas habilidades com a busca de informações sobre as opções de escolha que demonstra interesse. Em contrapartida apresenta insegurança com relação a escolha profissional (determinação = P.10 - Inferior) e se deixa influenciar pelas ideais de outras pessoas (familiares, amigos, professores ou meios de comunicação) (Independência P.20 - Médio Inferior). Evidenciando dois indicadores que precisam ser melhorados no decorrer do processo de escolha profissional.
  
CONCLUSÃO
De acordo com os dados obtidos a partir das técnicas utilizadas na sessão de um modo geral, e mais especificamente através dos apontamentos obtidos na analise do teste E. M. E .P., resultando em baixo nível de maturidade para a escolha profissional. Recomenda-se, portanto, que Adriano Correia Quiorato participe de um processo de orientação profissional, onde poderá desenvolver o seu nível de maturidade para elaborar uma escolha madura e consciente. Seu grau satisfatório de autoconhecimento e conhecimento da realidade educativa e sócio profissional compõe um bom prognosticador para seu amadurecimento, necessitando desenvolver sua independência, responsabilidade e determinação aspectos que são objetivos a serem alcançados ao longo do processo de orientação profissional.

Continue navegando