Buscar

Responsabilidade socioambiental

Prévia do material em texto

Responsabilidade socioambiental: um processo de descarte de resíduos hospitalares em um hospital público no recife
Introdução
Entende-se por responsabilidade socioambiental nas organizações, onde as empresas se preocupam com o bem-estar da sociedade e do meio ambiente assim proporcionando e minimizando os impactos que a mesma causa para o ambiente, para contribuir com uma sociedade mais limpa e mais justa. Esse termo aplicado nas organizações de saúde ganha uma enorme importância e um olhar mais cuidadoso, pois, o descarte incorreto de resíduos hospitalares, que é proveniente do atendimento aos pacientes; podem apresentar risco a saúde humana e ao meio ambiente, materiais biológicos contaminados com sangue, seringas e materiais plásticos, além dos materiais inflamáveis e radioativos. Mas a responsabilidade para com a sociedade não se dá apenas a pratica de gerir bem seu serviço, mas também se dá em solidariedade com o próximo. Programas de ações voluntarias em arrecada fundos para ajudar a uma instituição, ações de assistencialismo a famílias vítimas de algum desastre, trazer alegria as crianças internadas também deve fazer parte da cultura de uma organização. Se importar com o meio em que as organizações estão inseridas, fazem falta no planejamento de grande maioria dos hospitais públicos.
1.2 Objetivo
O presente estudo tem como objetivo, averiguar como de dá o processo de descarte de matérias de resíduos sólidos de um hospital público, quais as medidas preventivas que eles tomam para minimizar os impactos ambientas, e se já existe ideais com pensamentos na logística reversa, ou seja, reciclagem.
Justificativa
O trabalho visa apresentar como a logística reversa e pensamentos voltados para a área de responsabilidade ambiental pode melhorar o ambiente de trabalho de uma organização e também da sociedade, o local de estudo foi o um hospital universitário público da região metropolitana do Recife.
2. Fundamentação Teórica
2.1 Responsabilidade
Para começarmos a entender o que é a responsabilidade socioambiental, primeiro temos que entender o que é responsabilidade. Segundo Holanda (2000) responsável significa é aquele que responde pelo próprio ato, ou de outra pessoa. E responsabilizar significa se torna responsável. Portanto responsabilidade então é aquele que é responsável e tem obrigação moral de responder pelos seus atos.
2.2 Responsabilidade Socioambiental
A responsabilidade dentro de uma perspectiva ambiental, se ganha outro conceito. Estando ligada a ações que respeitam o meio ambiente e a políticas que tenham como um dos principais objetivos a sustentabilidade. Todos são responsáveis pela preservação ambiental: governos, empresas e cada cidadão. Mas esse conceito só veio após anos de mudança sobre a questão da responsabilidade, homem e natureza.
Segundo Donaire (1999, p.15), "No principio as organizações precisavam preocupar-se apenas com a eficiência dos sistemas produtivos", gerar um lucro cada vez maior, padronizar cada dia mais o desempenho dos funcionários, essa visão industrial que as organizações idealizavam, foi tornando-se, ao longo dos anos, cada vez mais enfraquecida. Os administradores começaram a ver que suas organizações não se baseavam somente, nas responsabilidades referentes a resolver problemas econômicos fundamentais (o que produzir, como produzir e para quem produzir) têm presenciado o surgimento de novos papéis que devem ser desempenhados, como resultado das alterações no ambiente em que operam. Donaire (1999, p.15).
Em 1972, na conferencia das nações unidas sobre o meio ambiente, realizada em Estocolmo foi inserida a responsabilidade ambiental por parte das organizações. Partindo desse pressuposto, vem os conceitos. De acordo com Oliveira (2005), Responsabilidade Social não significa a mesma coisa para todos. Para alguns representa a idéia de obrigação legal, para outros significa um comportamento ético, outros acreditam no sentido de socialmente consciente. Segundo Emerson Kapaz-Responsabilidade Social nas empresas significa uma visão empreendedora mais preocupada com o entorno social em que a empresa está inserida, ou seja, sem deixar de se preocupar com a necessidade de geração de lucro, mas colocando-o não como um fim em si mesmo, mas sim como um meio para se atingir um desenvolvimento sustentável e com mais qualidade de vida.
Responsabilidade Ambiental é um conjunto de atitudes, individuais ou empresarias, voltadas para o desenvolvimento sustentável do planeta. Ou seja, estas atitudes devem levar em conta o crescimento econômico ajustado à proteção do meio ambiente na atualidade e para as gerações futuras, garantindo a sustentabilidade.
2.3 Logística Reversa
2.3.1 Resolução CONAMA 258/99
2.3.2 Resolução ANVISA
3.Metodologia

Continue navegando