Buscar

CONTESTAÇÃO POR NEGATIVA GERAL em ação de interdição - modelo

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

EXCELENTÍSSIMO(A) SENHOR(A) DOUTOR(A) JUIZ(A) DE DIREITO DA 1º VARA CÍVEL DA FAMÍLIA, SUCESSÕES, INFÂNCIA E JUVENTUDE DA COMARCA DE ......
Processo nº: 
Z....., já qualificada e figurando no polo passivo do feito em epígrafe da AÇÃO DE INTERDIÇÃO, que lhe move S..., já qualificada, vem, à Presença de Vossa Excêlencia, através de sua Curadora Especial infra-assinado, advogada nomeada em audiência, em conformidade com o artigo 752, §2º, do Código de Processo Civil, apresentar CONTESTAÇÃO POR NEGATIVA GERAL, com fulcro no artigo 341, parágrafo único do Código de Processo Civil, pelos fatos e fundamentos a seguir expostos:
I – DA GRATUIDADE DA JUSTIÇA
A requerida é pobre na acepção jurídica do termo, motivo pelo qual requer que sejam-lhe concedidos os benefícios da JUSTIÇA GRATUITA, com fulcro no art.5º, inciso LXXIV da Constituição Federal c/c Lei 1.060/50 e art.98 e seguintes do NCPC, por não ter condições financeiras de arcar com as custas e demais despesas inerentes à presente pretensão sem prejuízo de seu sustento.
II- DOS FATOS 
A Autora alega na inicial que a Requerida é portadora de demência de alzheimer, grau moderado, incapaz definitivamente de decidir pelos seus própios atos ou manter sua subsistência, portanto, deveria ser interditada, conforme relatório médico acostado aos autos.
Também foi alegado que o esposo da Requerida está com mais de 80 (oitenta) anos e com a saúde debilitada, não podendo, portanto, exercer a curatela. 
III- DA CONTESTAÇÃO POR NEGATIVA GERAL
Não obstante as afirmativas da Autora, o certo é que cabe ao Curador Especial obrigatoriamente contestar a lide, não aplicando o princípio do ônus da impugnação especificada, conforme preceitua o artigo 341, parágrafo único do CPC, que dispõe:
“Art. 341. Incumbe também ao réu manifestar-se precisamente sobre as alegações de fato constantes da petição inicial, presumindo-se verdadeiras as não impugnadas, salvo se:
			(...)
Parágrafo único. O ônus da impugnação especificada dos fatos não se aplica ao defensor público, ao advogado dativo e ao curador especial.”
Quando o requerido é o curatelado em ação de interdição e não constituí um advogado, é nomeado um curador especial para ele, conforme entedimento do art.752, §2º do Código de Processo Civil. Ao curador especial não se aplica o ônus da impugnaçao especificada (art.341, parágrafo único), ou seja, ao curador, como exceção ao príncipio da eventualidade, admiti-se a contestação por Negativa Geral, que, por si, torna controvertido os fatos.
Para preservar a integridade do contraditório e da ampla defesa, o legislador admitiu, em caráter excepcional, a impugnação genérica, cujo efeito é tornar controvertido todos os fatos constitutivos do direito da Autora. Nessa medida, é da Autora o ônus de demonstrá-los (art.373, inciso I, CPC). Se ao final do processo, o conjunto probatório for insuficiente para a formação do convencimento do julgador, a pretensão será rejeitada.
	Dessa forma, usando a prerrogativa concedida ao Curador Especial pelo parágrafo único do artigo 341 do Código de Processo Civil, aliado à míngua de maiores elementos para a realização da defesa, CONTRARIA o pedido da Autora em todos os seus termos, por NEGATIVA GERAL, controvertendo todos os fatos. 
III- DOS PEDIDOS
Diante de todo o exposto, requer:
a) que seja devidamente RECEBIDA E PROCESSADA a presente CONTESTAÇÃO por NEGATIVA GERAL, conforme previsto no artigo 341, parágrafo único, do CPC;
b) que seja concedido à Requerida os benefícios da justiça gratuita, conforme o art.5º, inciso LXXIV da Constituição Federal c/c Lei 1.060/50 e art.98 e seguintes do NCPC;
c) Considerando a IMPOSSIBILIDADE DA CONTESTAÇÃO ESPECIFICADA, por falta de elementos, requer a incumbência da Autora de provar os fatos constitutivos de seu direito.
d) que seja julgado IMPROCEDENTE todos os pedidos formulados pela Autora na Petição Inicial;
e) ao final, em caso de decretação de interdição da requerida, pugna para que a curadora apresente balanços anuais e preste contas a cada dois anos, conforme previsão legal dos artigos 1.755, 1.756 e 1.757, c.c. artigo 1.774, todos do Código Civil e artigo 84, parágrafo 4º, da Lei 13.146/15;
f) que seja fixado honorários advocatícios (uhd´s) ao defensor dativo.
Protesta provar o alegado por todos os meios de prova em direito admitidos.
Nestes termos, pede e espera deferimento.
Cristalina/GO, 22 de Julho de 2019.
CAMILA FERREIRA BORGES
ADVOGADA
OAB/GO ....

Outros materiais