Buscar

Além do cosmo

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Além do cosmo: Mecânica quântica
Descreve um mundo fascinante existente por traz da realidade cotidiana. Por que não vemos os acontecimentos na ordem inversa? De acordo com as leis da física, isso pode acontecer. 
A milhares de ano se tenta desvendar como o universo funciona, se chegou ao um conjunto de leis que descrê o movimento claro e preciso das galáxias, estrelas e planetas, mas agora sabemos que em nível fundamental, as coisas são bem mais nebulosas. Os conjuntos de leis transformaram completamente a nossa imagem do universo. Redefinindo a compreensão da realidade. 
As regras da mecânica quântica regem cada átomo e cada partícula minúscula em toda e qualquer pedaço de matéria. Não se percebe a estranheza da mecânica quântica no dia a dia, porém ela está sempre lá, é só saber onde procurar. É só mudas as perspectivas ate chegar as menores escalas até o nível dos átomos e das partículas dentro delesno nível quântico, as leis que regem esses pequeno universo parecem completamente diferente das conhecidas leis que regem os objetos maiores do nosso cotidiano onde radio Atlântida depois de reparar nelas nunca mais vera o mundo do mesmo jeito. Pensamos que já sabíamos todas as equações denominadas de mecânica clássica que permitiam prever o comportamento das coisas com exatidão. Tudo parecia fazer sentido ate uns 100 anos atrás quando os cientitas queria explicar algumas propriedades estranhas das luzes, ex: o tipo de luz emitida pelos gases quando são aquecido em um tubo de vidro, quando observaram através de um prima ele formas linhas bem distintas e em cores especificas. Um grupo de cientitas que estavam estudando a natureza fundamental do mundo físico, algumas das ideias mais surpreendente veio da mete de News borh. Ele estava convencido que a solução para o mistério estava no coração da matéria na estrutura do átomo. Ele achava que os átomos parecia um pequeno sistema solar, com partículas ainda menor chamada de elétrons orbitando em volta de um núcleo da mesma forma que os planetas giram em torno do sal. Mas eles propôs que diferente do sistema solar os eletros não podia se mover em torno de um orbita qualquer. Bor afirmou que quando um átomo é aquecido seus elétrons fica agitados e pula de uma orbita para outra, cada salto para baixo emite energia na forma de luz em comprimento de ondas muito especifico, e por isso os átomos produzem cores muito especifico, é dai a expressão salto quântico. E se não fosse por ele seriamos um borrão de cor saindo de um átomo quando ele se agitasse ou sossegasse. Vermos vermelhos e verde muito definidos. O salto quântico surge de um propriedade fundamental e fundamentalmente esquisita dos elétrons nos átomos, sua energia vem em bloco destintos que não pode ser subdivididos, quantidade mínimas chamadas quantida. Boyle acertou ao afrimar que os eletrosn seguia um conjunto de regras diferente dos planetas e das bolas de pingue pongue. Oposição com albert ainsten, o mundo da mecânica quabtida se veredava por um caminho que albeten não queria ir, uma direção que divergia nitidamente das previsões absolutas e definitiva, que eram a marca da física clássica. 
Experiência da fenda dupla expos os mistérios quânticos como nenhum outro. 
Ondas: 
Max born teve uma ideia revolucionaria sobre o que a equação da onda descrevia ele disse a onda não era um eletro espalhado ou qualquer outra coisa encontrado na ciência, uma onda de probabilidade, o tamanho da onda em qualquer lugar perver a probabilidade do eletron ser encontrado ali.
Toda matéria do universo é composta átomos e particuls subatômicas que são regidas pela probabilidade e não pela certeza. 
Algumas grande invenções como: laser, transistores o circuito integrado, todo campo da eletrônica apesar de fazer um monte de coisa funcionar a mecânica quântica continua misteriosa. As questões básicas levantadas por albert ainten ainda não foram respondidas. Bor acreditada que antes que uma partícula fosse medida e observada suas características eram incertas. Um eletron na experiência da fenda dupla por exemplo ele poderia está em qualquer lugar com uma vasta gama de possibilidades a o momento que a observamos. Segundo ainten ela esta incompleta. 
Entrelaçamento quântico, é uma previsão teórica que vem das equações da mecânica quântica, duas partículas pode se entrelaçar se estiverem muito próximas e suas propriedades se ligam mesmo se nós separar essas partículas, jogando cada uma em direções opost, a mecânica quântica diz que elas continuam entrelaçadas conectadas de forma inexplicável. Spin
Bor: as partículas são como rodas que giram e podem se conectar seus resultados mesmo em uma grande distancia 
Aiten: acreditava que não havia uma conexaõ misteriosa mas tudo já estava decidido antes que olhássemos. Ningém sabia como solucionar o problema, e então a questão passou a ser considerada filosofia e não ciência.
Aitem morreu convencido que mecânica quântica oferecia um quadro incompleto da realidade. 
Em 1967 na universidade columbia um recruta improvável assumiu a missão de aiten de desafiar a mecânica quanbtica John clauser astrofísico 
John Bell defenda o mistério e afirma que a mecânica não estava apenas incompleta e sim errada

Outros materiais