Buscar

CASTANHA DO PARA

Prévia do material em texto

CASTANHA DO PARÁ: RICA FONTE DE SELÊNIO
Nome: Natalya Lopes Rodrigues
Matrícula: 17024408
Curso: Nutrição
O selênio é um elemento indispensável de várias proteínas fundamentais para o organismo. De acordo com Digest (2006, p. 269) “Um importante antioxidante, o selênio interage com a vitamina E para evitar que os radicais livres produzidos durante o metabolismo de oxigênio lesionem a gordura e outros tecidos do corpo.” Além disso há também algumas evidências que o selênio pode atuar na prevenção de doenças e até do câncer. Apesar de rara, a deficiência de selênio pode causar problemas a saúde dos humanos e animais, que ocorre devido a suplementação inadequada desse mineral. Podendo surgir patologias como, a miopatia e a doença de Kashan-Beck. As ingestões diárias de selênio variam de acordo com a idade e as fases da vida, como a lactente que deve consumir em torno de 15 a 20 microgramas, de acordo com a sua idade. As principais fontes de selênio são as castanhas brasileiras, como a castanha-do-Pará. Resumido a tabela contendo alimentos selecionados ricos em selênio de Mahan (2012, p.120), uma unidade de castanha-do-Pará contém cerca de 543 microgramas. Liderando assim, a tabela como a primeira e principal fonte de selênio. Dessa forma constata-se que apesar de existir vários alimentos ricos em selênio, a castanha-do-Pará é o alimentos com maior concentração, tornando-se uma opção perfeita para pessoas que estão com deficiência desse mineral. 
REFERÊNCIAS BIBLIOGRAFICAS:
DIGEST, R. Alimentos Saudáveis - Alimentos Perigosos. Guia Prático para uma Alimentação Rica e Saudável. 2 ed. Rio de Janeiro: READER'S DIGEST, 2006. 269 p.
MAHAM, L. K.; ESCOTT-STUMP, S. Krause: Alimentos, nutrição e dietoterapia. 13ª edição. Rio de Janeiro: Elsevier, 2012. 120 p.

Continue navegando