Buscar

SINTESE ACETANILIDA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Sociedade Brasileira deQuímica(SBQ)	Anápolis–2019
 SÍNTESE E PURIFICAÇÃO DA ACETANILIDA
*Armando José das Chagas Neto1 (IC); Lucas Hoffmann Greghi Kalinke 1 (PQ), INSTITUTO FEDERAL DE GOIÁS- CAMPUS ANÁPOLIS- GO
*armandochagas1505@gmail.com
Palavras Chave: síntese, acetanilida.
	Abstract	
 The aim of the work was to synthesize Acetanilide, one of the first analgesics to be synthesized and administered, as well as being a substitute for acetylsalicylic acid.
		 composto epureza.
 O trabalho em questão teve por objetivo a realização da síntese da Acetanilida, um dos primeiros analgésicos a serem sintetizados e administrados alem de ser um substituinte para o acido acetilsalicílico.
	Introdução	
 
 A acetanilida foi um composto descoberto em meados dos anos 1887 por Cahn e Hepp e possuía o nome de antifebrina, justamente por sua ação inibidora da febre. Era utilizada como um substituinte para o acido acetilsalicílico e para morfina, até que em 1948 Axelrod e Brodie descobriram que a acetanilida em grandes concetrações provocava anemia funcional e falta de oxigenação nos tecidos, restringindo assim seu uso a precurssão na elaboração de outros fármacos. 
	Resultados e Discussão	
 Ao misturar-se os reagentes anilina, agua e anidro acético em suas devidas proporções, observou-se um aumento da temperatura, comprovando que o processo em questão é exotérmico. Após a síntese da acetanilida, seguindo os procedimentos previstos, observou-se que a mesma apresenta boa solubilidade em agua quente e baixíssima solubilidade em agua fria, o que possibilitou a realização da recristalização do produto e por consequência o êxito na pratica realizada.
 
Figura 1:Reação da síntese da acetanilida.
 
	
	Conclusões	
 Com a relização da síntese da acetanilida por meio do método utilizado, que apresentou-se bastante eficaz devido a boa velocidade reacional, obteve-se um resultado abaixo do esperado com relação a obtenção do produto almejado, gerando 56% de rendimento. É necessário considerar que o índice não foi maior devido a erros operacionais no decorrer do processo, como o não resfriamento correto em banho de gelo.
	Agradecimentos	
Ao Professor Doutor Lucas Hoffmann Greghi Kalinke pela confecção da apostila que nos direcionou nesta síntese e pela paciência ao conduzir-nos durante a pratica realizada.
Ao Instituto Federal de Goiás- Campus Anápolis – GO por ceder o laboratório e os reagentes necessários para a realização da prática.
1 Bruice PY. Química Orgânica. 4ª Ed. Prentice-Hall; 2006. 
2 Solomons, T. W. Graham; Fryhle, Craig B.; Química Organica 1, volume 2, 7ª edição, 2002.

Outros materiais