Buscar

DESAFIO COLABORATIVO BIOETICA E BIOSSEGURANÇA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

O contato através das mãos é a via de transmissão mais comum para os germes. De acordo com a Organização Mundial da Saúde, o simples ato de lavar as mãos reduz em até 40% o risco de contrair doenças como gripe, diarreia, infecção estomacal, conjuntivite e dor de garganta.”
A higiene de mãos e o uso de luvas estão intimamente relacionados na prática clínica nos serviços de saúde. A correta higiene das mãos (limpas, saudáveis, unhas aparadas e sem adornos) dos profissionais da saúde , é o procedimento individual com maior importância para prevenir infecções cruzadas de forma interpessoal por veículos patógenos.
o uso de luvas tem a finalidade de proteger as mãos do contato com sangue e fluidos corporais potencialmente contaminados, proteger os pacientes e reduzir o risco da transmissão de micro-organismos . No entanto, o fato de usar luvas não significa ausência de risco de transmissão de micro-organismos.
A preocupação com este questão necessitava ser intensificada para os profissionais de saúde, para evitar o máximo possível de infecções cruzadas. Pensando nisto em 2007 a OMS instituiu o dia 05 de maio como o Dia Mundial de Higienização das Mãos.
Além de causar sofrimento para os pacientes e seus familiares, as infecções relacionadas à higiene das mãos, consomem recursos que poderiam ser gastos em medidas preventivas ou em outras prioridades.
É importante que as crianças saibam os benefícios e a importância da higiene das mãos. Isso irá encorajá-las e ajudar a garantir que esta prática torne-se um hábito ao longo da vida.

Continue navegando

Outros materiais