Buscar

AVALIAÇÃO III DE ARTE

Prévia do material em texto

ESCOLA MUNICIPAL DR. SÍLVIO CÉSAR LEITE, ___ / 09 / 2019
CURSISTA: ____________________________________________________ Nº: ____
PROFESSOR (A): MARCELO SANTOS 9º ANO U / MATUTINO.
ÁREA DO CONHECIMENTO: LINGUAGENS, CÓDIGOS E SUAS TECNOLOGIAS
COMPONENTE CURRICULAR: ARTE
	TRABALHO (0-3,0)
	EXERCÍCIOS (0-1,0)
	AVALIAÇÃO BIMESTRAL (0-6,0)
	NOTA FINAL (0-10,0)
	
	
	
	
III UNIDADE AVALIATIVA
FOTOGRAFIA É ARTE OU NÃO?
A discussão sobre se a fotografia é arte ou não é longa e envolve uma diversidade de opiniões.
OPINIÃO 1:
De acordo com Barthes, muitos não a consideram arte, por ser facilmente produzida e reproduzida, mas a sua verdadeira alma está em interpretar a realidade, não apenas copiá-la. Nela há uma série de símbolos organizados pelo artista e o receptor os interpreta e os completa com mais símbolos de seu repertório.
Fazer fotografia não é apenas apertar o disparador. Tem de haver sensibilidade, registrando um momento único, singular. O fotógrafo recria o mundo externo através da realidade estética.
Em um mundo dominado pela comunicação visual, a fotografia só vem para acrescentar, pode ser ou não arte, tudo depende do contexto, do momento, dos ícones envolvidos na imagem. Cabe ao observador interpretar a imagem, acrescentar a ela seu repertório e sentimento.
OPINIÃO 2:
Nessa semana, um artigo foi publicado pelo crítico de arte Jonathan Jones no seu blog On Art no site do jornal The Guardian. O texto, intitulado de Flat, soulless ant stupid: why photographs don't work in art galleries, destilou todo o descontentamento do colunista com o fato de galerias de artes estarem aceitando fotografias para serem expostas ao público.  Segundo ele, a fotografia pode ser um poderoso instrumento para capturar um momento, mas é uma arte pobre quando são penduradas em paredes como quadros. Para ele, as fotografias são substitutos sem alma, pobres e planas para uma pintura e que parece muito estúpido tentar dar-lhe igual atenção. Assim como em toda discussão onde não existe um consenso, os argumentos de Jones são válidos. Ele afirma que uma pintura é feita com tempo e dificuldade, complexidade material, profundidade de texturas, talento e atenção plena. Já a fotografia teria apenas uma camada de conteúdo.
Como você pôde observar, as opiniões sobre a fotografia ser considerada arte divergem. Agora, é a sua vez de dar sua opinião. Levando em consideração o conceito de arte que já foi ensinado a você desde o 6º ano, discorra um texto argumentativo, respondendo à pergunta: A fotografia é um tipo de arte?
_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Tudo o que um sonho precisa para ser realizado é alguém que acredite que ele possa ser realizado. Roberto Shinyashiki

Continue navegando