Buscar

faça valer a pena1

Prévia do material em texto

Unidade 1 – seção 1
1 - a) as afirmativas I, II e III estão corretas. 
2 - e) V - V - V - F.
3 - d) as afirmativas I, II e III estão corretas.
4 - c) V - V - F - V.
5 - b) as afirmativas I, III e IV estão corretas.
6 - Sistema urinário é formado pelos rins, ureteres bexiga e uretra.
Os rins funcionam como filtros, retirando os resíduos do sangue e transformando-os em urina.
Ureteres conduz a urina até a bexiga.
Bexiga é um órgão elástico que aumenta de tamanho à medida que fica cheio.
Uretra é um tubo que elimina a urina
7 - Ele desempenha funções de extrema importância para o bom funcionamento do nosso organismo.
Funções:
- Produzir, armazenar (na bexiga) e eliminar a urina;
- Eliminar, através da urina, resíduos que não são utilizados pelo organismo;
- Regular o volume e composição química do sangue;
- Auxiliar na produção e regulação das hemácias (células sanguíneas vermelhas);
- Proporcionar o equilíbrio de minerais (sódio, cálcio, ferro, fósforo, magnésio, etc.).
Unidade 1 seção 2
1 - IV- Glomérulo, cápsula de Bowman, túbulo contorcido proximal, distal, coletor e alça de Henle.
2 - c) somente as afirmativas I, II e V estão corretas
3 - d) I, II, IV.
4 - b) Alguns dos fatores que podem levar à proliferação de bactérias no trato urinário incluem má higienização de partes íntimas, má formação do aparelho urinário, constipação, uso de diafragmas e fatores que possam retardar o fluxo urinário, como cálculo renal ou pedra nos rins.
5 - d) As afirmativas I, II, IV e V estão corretas.
6 - Por meio desses sistemas receptores, somos capazes de sentir quando necessitamos ir ao banheiro esvaziar a bexiga, sem esse sistema todos iriam urinar na roupa, tanto que quando ficamos mais velhos automaticamente esse sistema se torna mais fragil, por isso o motivo de usarem fraldas geriátricas...
7 - O ciclo normal da micção pode ser dividido em 2 fases: a 1 de enchimento vesical onde a bexiga guarda quantidade crescentes de urina sem aumentar a pressão no seu interior. Isto permite a livre drenagem de urina vinda dos rins através dos ureteres. Durante esta fase o esfíncter uretral se mantém contraído para evitar que a urina vaze. Quando a bexiga está cheia, receptores transmitem esta informação para o cérebro e o cérebro inicia o processo de micção com contração da bexiga e relaxamento do esfíncter resultando no ato de urinar com bom jato, pequena elevação da pressão dentro da bexiga e esvaziamento completo da mesma.
Unidade 1 seção 3
1 - c) I, III, V.
2 - a) I, II e III estão corretas.
3 - b) I, II, IV
4 - d) Atuam em diferentes regiões dos rins e excretam água e sal.
5 - c) I, II, IV.
6 - O túbulo contorcido distal é responsável pela reabsorção de água. Por conta disso, sua morfologia deve ser específica em relação à sua funcionalidade dentro do néfron.Portanto, apresenta um formato mais espesso que a alça de Henle, a qual está relacionada também, com a reabsorção de sódio ao organismo, processo essencial para evitar que compostos vitais sejam eliminados pela urina. 
7 - A Alça Henle é uma parte do rim, é o segmento néfron que vem logo após o túbulo contorcido proximal, sendo uma estrutura tubular em forma de U.
A Alça Henle é responsável pela estrutura renal, reabsorve a água contribuindo para a concentração urinária, reabsorve o sódio, potássio, cálcio e o magnésio.
Unidade 1 seção 4 
1 - c) Formação de cálculos renais.
2 - d) as afirmativas I, II, IV e V estão corretas.
3 - a) Elevações dos valores dessas duas substâncias são a principal forma de se diagnosticar doenças renais
4 - a) São fármacos que atuam essencialmente nos rins.
5 - d) I, II, III, IV.
6 - A pielonefrite é uma infecção do trato urinário, geralmente causada por bactérias vindas da bexiga, que atinge os rins provocando inflamação. Essas bactérias estão presentes normalmente no intestino, mas devido a alguma condição podem proliferar e atingir os rins.
A E. coli é uma bactéria gram-negativa que habita normalmente os intestinos, sendo responsável por aproximadamente 90% dos casos de pielonefrite.
Essa inflamação é mais comum em bebês com menos de um ano, mulheres, por causa da maior proximidade entre o ânus e a uretra, e em homens com hiperplasia prostática benigna, pois há um aumento na retenção urinária. 
A pielonefrite pode ser classificada como:
Pielonefrite aguda, quando a infecção surge de forma repentina e intensa, desaparecendo ao fim de algumas semanas ou dias;
Pielonefrite crônica, que é caracterizada por infecções bacterianas recorrentes e que não foram bem curadas, provocando inflamação prolongada no rim e lesões graves que podem levar a insuficiência renal.
7 - Glomerulonefrites ou glomerulopatias são afecções que acometem o glomérulo, estruturas microscópicas do rim formadas por um emaranhado de capilares e que é a principal estrutura renal responsável pela filtração do sangue.

Continue navegando