Logo Passei Direto
Buscar
LiveAo vivo
Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.

Prévia do material em texto

Claretiano Rede de Educação
 
 
Pablo Junio Lopes Ribeiro
 
 
 
 
 
Atividade primeiro Portifólio Biomecânica do Esporte e do Exercício
 
 
 
 
 
 
 
Belo Horizonte
 
2019
 1) Quais são os três planos de movimento, os seus respectivos eixos e quais são os principais movimentos que são possíveis de serem realizados para cada plano e eixo? Dê um exemplo prático no exercício ou no esporte de um movimento realizado em cada plano e eixo.
 
 
Plano Frontal ou Coronal- Divide o corpo em 2 partes anterior e posterior. Sendo assim seu eixo será anteroposterior. Neste plano são realizados os movimentos de adução e abdução na articulação do ombro e do quadril e a inclinação lateral.
Plano Mediano- Divide o corpo em lado direito e esquerdo. Sendo assim seu eixo será o latero-lateral. Neste plano são realizados movimentos de flexão e extensão de ombro e cotovê-lo.
Plano Horizontal ou Transverso- Divide o corpo na parte superior e inferior. Sendo assim seu eixo será o longitudinal ou Y. Realiza movimentos de rotação interna e rotação externa (para membros), rotação direita e rotação esquerda para (tronco e cabeça), pronação e supinação para (ante-braço), adução horizontal e abdução horizontal para (ombro e quadril) e adução e abdução para pé. 
 2) Descreva como são classificadas as alavancas, dando um exemplo de cada uma delas no exercício ou no esporte.
Existem 3 três tipos de alavancas:
Alavanca de primeira classe- ou interfixa ou alavanca de equilíbrio. A força e a resistência estão em lados opostos ao eixo e o eixo está entre a força e a resistência. Nos exercícios temos um exemplo de alavanca de primeira classe, onde no corpo humano, considera a ação simultânea de músculos agonista e antagonista agindo em lados opostos a articulação.
Alavanca de segunda classe- ou inter-resistente ou alavanca de força. A força de resistência age no mesmo lado, onde a resistência age entre o apoio e a força. Um exemplo no exercício é quando apoiamos as pontas dos pés ao chão, onde o apoio ao solo é o eixo, o peso corporal é e a ação do tríceps sural é a força. (flexão plantar e dorse flexão).
Alavancas de terceira classe- ou interpotente ou alavanca de velocidade. A força e a resistência agem do mesmo lado, mas desta vez, com a força agindo entre o apoio e a resistência. U, exemplo é a articulação do cotovelo, onde temos o eixo, a força na inserção dos flexores do cotovelo e a resistência composta pelo peso do antibraço.
 
 
Referência Bibliográfica:
ZANELLA, C. A. B.; BARROS JÚNIOR, E. A. de. Cinesiologia e biomecânica. Batatais: Claretiano, 2015.

Mais conteúdos dessa disciplina