Buscar

exercicios fudamentos socioantropologicos da educação

Prévia do material em texto

Iniciado em
	domingo, 22 Set 2019, 18:08
	Estado
	Finalizada
	Concluída em
	domingo, 22 Set 2019, 18:34
	Avaliar
	4,00 de um máximo de 10,00(40%)
Parte superior do formulário
Questão 1
Incorreto
Marcar questão
Texto da questão
Em seus estudos, Lyotard (1988) refere-se ao impacto da informática, da robótica e da cibernética nas relações humanas, prevendo a ocorrência de inúmeras dissoluções nas instituições, consequentemente, o saber também está correndo risco de dissipar-se, perder suas identidades dentro das ciências e das instituições. Assim, se o saber se confunde com o saber fazer, saber viver e saber escutar, há dúvidas em relação ao destino da humanidade. Nesse sentido, no que se refere à educação, assinale a alternativa correta:
Escolha uma:
a. A educação deve formar indivíduos competentes para o mercado de trabalho.
b. Novas competências e habilidades não são relevantes no processo educacional para se evitar que as instituições sofram processos desintegradores.
c. A educação deve oferecer competências associadas à profundidade da tecnologia informacional.
d. Como o saber possui apenas uma dimensão específica, não há necessidade de uma competência que abranja boas performances.
e. A educação deve oferecer competências vinculadas aos saberes estagnantes da sociedade mecanicista e industrial.
Conteúdo:
Educação. A educação deve oferecer competências associadas à profundidade da tecnologia informacional. Lyotard alerta para algumas possibilidades para a resolução das possíveis dissoluções do saber e das instituições, que se referem, especificamente, ao campo da educação:
os que ensinam devem oferecer competências associadas à profundidade da tecnologia informacional e não mais competências vinculadas aos saberes estagnantes da sociedade mecanicista e industrial. Videoaula 6.
Feedback
A resposta correta é: A educação deve oferecer competências associadas à profundidade da tecnologia informacional..
Questão 2
Correto
Marcar questão
Texto da questão
Por volta dos anos de 1960, alguns pensadores já consideravam que a educação deveria caminhar pelo viés da transformação social, entretanto, essa proposta preocupou veementemente a elite que comandava a economia brasileira. Assim, os detentores do poder criaram mecanismos para interferir na formação da consciência coletiva dos cidadãos. A respeito desse assunto, avalie as seguintes afirmações:
I-Ofertaram-se cursos que não possibilitavam o ingresso das classes mais baixas às universidades.
II-Criou-se uma falsa solidariedade e democracia na escola, como instituição aberta para todos, porém que não garantia a toda população os níveis mais elevados da educação.
III-A reunião, a troca de experiências e o encontro foram atitudes que a escola teve que passar a liderar.
IV-A educação passa a desenvolver amplamente a criatividade.
É correto apenas o que se afirma em:
Escolha uma:
a. I, II, III e IV.
b. II e III.
c. III e IV.
d. I, II e III.
Conteúdo:
Educação. A elite dominante passa a utilizar-se de alguns mecanismos para tentar “controlar” a formação do sujeito, dessa forma, a educação não estimula a criatividade, sendo que a reunião, a troca de experiências e o encontro foram atitudes que a escola teve que passar a liderar. Criou-se uma falsa solidariedade e democracia na escola, como instituição aberta para todos, porém que não garantia a toda população os níveis mais elevados da educação. Ofertaram-se cursos que não possibilitavam o ingresso das classes mais baixas às universidades:
comercial, contabilidade, normal;
esses cursos dificultavam o acesso via vestibular, única forma de se inserir no Ensino Superior, na época. Videoaula 6
e. I, II e IV.
Feedback
A resposta correta é: I, II e III..
Questão 3
Incorreto
Marcar questão
Texto da questão
Bell, Lyotard, Morin, Foucault e muitos outros grandes pensadores consideraram que vivemos em uma era pós-contemporânea, pós-política, pós-industrial, pós-ideológica. O mais importante é percebermos que o pós-moderno, em grande parte, é uma incógnita, porque “pós” significa apenas “o que vem após”. Portanto, nada está instalado no momento pós-moderno, tudo está por instalar. Provavelmente, em um futuro não muito distante, os historiadores conseguirão batizar a era pós-moderna de modo mais adequado.
VIEIRA, Alexandre. Fundamentos socioantropológicos da educação. Editora Fael: Curitiba, 2013.
Analisando o trecho, acima pode-se perceber que ainda não há uma definição clara quanto a denominação da era em que vivemos, contudo o que se tem de evidente é que:
Escolha uma:
a. Vivemos em uma era em que o capital se sobrepõe ao ser, característica do sistema socialista.
Conteúdo:
O saber pós-moderno. Vivemos na era do fetichismo, uma época o homem se encontra coisificado e a coisa humanizada, em que o capital se sobrepõe ao ser. A questão da denominação da era que vivenciamos atualmente é uma incógnita, porém o que se pode perceber é que vivemos em uma era em que o capitalismo, o capital, se sobrepõe ao ser, ou seja, as riquezas estão no centro do pensamento e das ações humanas. Tudo gira em torno desse modelo. Vivencia-se a era do fetichismo, em que o homem se encontra coisificado e a coisa humanizada. Videoaula 6.
b. Vivemos na era do fetichismo, uma época o homem se encontra coisificado e a coisa humanizada, em que o capital se sobrepõe ao ser.
c. Vivemos em uma era em que as pessoas só pensam em si e em sua vida econômica.
d. Vivemos em uma era anarquista, em que são comuns guerras e disputas por território.
e. Vivemos na era do racionalismo cartesiano e matemático.
Feedback
A resposta correta é: Vivemos na era do fetichismo, uma época o homem se encontra coisificado e a coisa humanizada, em que o capital se sobrepõe ao ser..
Questão 4
Correto
Marcar questão
Texto da questão
A nova ordem mundial, fruto de um mundo recém-saído de uma guerra de extermínio em grande escala, a menor unidade de gestão da vida em sociedade deixou de ser o Império e passou a ser o Estado Nacional. O nacionalismo, capitalista ou socialista, tornar-se-ia a bandeira de defesa de fronteiras físicas bem delimitadas nessa nova ordenação geopolítica do planeta. O modelo de organização nacional bastou a si mesmo e gerou todos os fatores de coesão social e cultural necessários para a manutenção de sua própria estrutura. A nova ordem mundial foi rapidamente reconhecida pelos três emblemas: Primeiro mundo; Segundo mundo e Terceiro mundo, que passaram a fazer parte do imaginário social das mais diferentes sociedades e culturas. Sobre os três emblemas, marque V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas.
( )Segundo mundo: ou mundo socialista-comunista.
( )Quarto mundo: ou mundo imperial.
( )Primeiro mundo: ou mundo industrial capitalista.
( )Terceiro mundo: ou países subdesenvolvidos dependentes.
A alternativa correta é:
Escolha uma:
a. F - V - F - V.
b. V - F - V - V.
Conteúdo:
A velha e a nova ordem mundial. A nova ordem mundial, fruto de um mundo recém-saído de uma guerra de extermínio em grande escala, a menor unidade de gestão da vida em sociedade deixou de ser o Império e passou a ser o Estado Nacional. O nacionalismo, capitalista ou socialista, tornar-se-ia a bandeira de defesa de fronteiras físicas bem delimitadas nessa nova ordenação geopolítica do planeta. O modelo de organização nacional bastou a si mesmo e gerou todos os fatores de coesão social e cultural necessários para a manutenção de sua própria estrutura. A nova ordem mundial foi rapidamente reconhecida pelos três emblemas que passaram a fazer parte do imaginário social das mais diferentes sociedades e culturas:
Primeiro mundo:
ou mundo industrial capitalista. Segundo mundo:
ou mundo socialista-comunista. Terceiro mundo:
ou países subdesenvolvidos dependentes. Página 59.
c. F - V - F - F.
d. F - F - F - F.
e. V - F - F - V.
Feedback
A resposta correta é: V - F - V - V..
Questão 5
Incorreto
Marcar questão
Texto da questão
Com o intuito de reduzir as tensões existentes, de nítido contornoideológico-nacionalista e óbvia disposição belicista, foram promovidos esforços, em ambientes supranacionais para implementar ações no âmbito da ajuda humanitária, das cruzadas diplomáticas, dos diálogos interculturais, religiosos e conferências regionais. Nesse ínterim, destacamos a criação de duas instâncias internacionais: A Organização das Nações Unidas (ONU) e a UNESCO, que ilustram muito bem os esforços empregados ao fim da segunda guerra mundial (1945) para aplacar o impacto da destruição e do medo desolador de que não fosse possível a recuperação das principais nações atingidas pela guerra:
Nesse contexto, avalie as seguintes asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
A ONU foi criada no marco pela paz e pela reconstrução mundial e rapidamente se tornou a mais promissora tentativa de estabelecer uma base efetiva para o diálogo mundial.
PORQUE
A Organização das Nações Unidas foi a segunda instituição supranacional a ser criada com o fim de estabelecer uma nova ordem mundial para o planeta.
A respeito dessas asserções assinale a opção correta:
Escolha uma:
a. A primeira é uma alternativa falsa, e a segunda, verdadeira.
b. A primeira é uma alternativa verdadeira, e a segunda, falsa.
c. As duas são alternativas verdadeiras e a segunda é uma justificativa correta da primeira.
d. A segunda é verdadeira, sendo que a primeira justifica a segunda.
e. As duas são alternativas verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa correta da primeira.
Conteúdo:
ONU. As duas são alternativas verdadeiras e a segunda é uma justificativa correta da primeira. A ONU foi criada no marco pela paz e pela reconstrução mundial e rapidamente se tornou a mais promissora tentativa de estabelecer uma base efetiva para o diálogo mundial. PORQUE - A Organização das Nações Unidas foi a segunda instituição supranacional a ser criada com o fim de estabelecer uma nova ordem mundial para o planeta. Página 60.
Feedback
A resposta correta é: As duas são alternativas verdadeiras e a segunda é uma justificativa correta da primeira..
Questão 6
Incorreto
Marcar questão
Texto da questão
A criação da Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO), no ano 1945, constituiu mais uma tentativa de resolução pacífica das ameaças do pós-guerra via programas de aproximação entre os povos do mundo. Seu principal objetivo foi o de fortalecer os programas de educação, ciência e cultura dos países consignatários. Isso era uma necessidade em um mundo plural e multicentrado, cujos pressupostos de legitimação por meio da autoridade partilhada tornaram-se o pressuposto essencial da paz que se buscava.
A seguir, um trecho da Constituição da UNESCO, no qual se pode perceber a afirmação dos princípios da “Declaração Universal dos Direitos Humanos”:
Os Governos dos Estados Partes desta Constituição, em nome de seus povos, declaram:
Que uma vez que as guerras se iniciam nas mentes dos homens, é nas mentes dos homens que devem ser construídas as defesas da paz;
Que, através da história da raça humana, foi a ignorância sobre as práticas e sobre as vidas uns dos outros uma causa comum da suspeita e da desconfiança entre os povos do mundo, por meio das quais suas diferenças, com enorme frequência, resultaram em guerras;
Que a grande e terrível guerra que acaba de chegar ao fim foi uma guerra tornada possível pela negação dos princípios democráticos da dignidade, da igualdade e do respeito mútuo dos homens, e através da propagação, em seu lugar, por meio da ignorância e do preconceito, da doutrina da desigualdade entre homens e raças (...);
(...). Que a ampla difusão da cultura, e da educação da humanidade para a justiça, para a liberdade e para a paz são indispensáveis para a dignidade do homem, constituindo um dever sagrado, que todas as nações devem observar, em espírito de assistência e preocupação mútuas. (CONSTITUICAO DA UNESCO, 1945, p.2).
Acerca do discurso da UNESCO, avalie as seguintes assertivas quanto à sua veracidade:
I-Para a UNESCO, a guerra está na mente dos homens e, consequentemente, engendrada nas nações e nos povos.
II-A UNESCO compreende que a educação e o ensino devem estar formatados de acordo com preceitos “fechados” de liberdade, dignidade e democracia, dentro de uma abordagem puramente economicista.
III-De acordo com a UNESCO, é a ignorância que mantém os homens em estado de desconfiança e suspeita. Os povos desconfiam e suspeitam uns dos outros; as nações, da mesma forma.
IV-A ênfase da UNESCO, insensível às peculiaridades da cultura, é muito diferente da perspectiva universalista da ONU.
V-No discurso de fundação da UNESCO, pode-se perceber a preocupação de que a cultura e a educação da humanidade para a justiça e a liberdade se transformem em condicionantes para a dignidade do Homem.
É correto apenas o que se afirma em:
Escolha uma:
a. II, IV e V.
b. I, II, III, IV e V.
c. I, III e V.
d. I, II, III e IV.
e. II, III e V.
Conteúdo:
UNESCO. A guerra está na mente dos homens e, consequentemente, engendrada nas nações e nos povos. A guerra não existiria se, ainda que fosse pensada no âmbito da mente dos homens, fosse encerrada nessa mesma mente. De acordo com a UNESCO, é a ignorância que mantém os homens em estado de desconfiança e suspeita. Os povos desconfiam e suspeitam uns dos outros;
as nações, da mesma forma. Uma interpretação possível é ver a ignorância como uma informação cultural da humanidade, que independe da riqueza ou da pobreza, ou seja, a ignorância é uma condição humana. Nascemos ignorantes e buscamos saber, conhecer. A ignorância não é a condição de uma raça inferior a outra;
a ignorância é a base da existência. E por ser a base, representa a possibilidade da violência latente. A ênfase da UNESCO, sensível às peculiaridades da cultura, é muito diferente da perspectiva universalista da ONU, que compreende, por exemplo, que a educação e o ensino devem estar formatados de acordo com preceitos “fechados” de liberdade, dignidade e democracia, dentro de uma abordagem puramente economicista. Isso nos sugere que, onde quer que o ser humano esteja, estará a cultura, a nação e o povo, bem como a possibilidade da guerra e a escolha pela manutenção da paz. Podemos também perceber, no discurso de fundação da UNESCO, a preocupação de que a cultura e a educação da humanidade para a justiça e a liberdade se transformem em condicionantes para a dignidade do homem. Páginas 64 a 68.
Feedback
A resposta correta é: I, III e V..
Questão 7
Correto
Marcar questão
Texto da questão
A Assembleia Geral proclama a presente “Declaração Universal dos Diretos Humanos” como o ideal comum a ser atingido por todos os povos e todas as nações, com o objetivo de que cada indivíduo e cada órgão da sociedade, tendo sempre em mente esta Declaração, se esforce, através do ensino e da educação, por promover o respeito a esses direitos e liberdades, e, pela adoção de medidas progressivas de caráter nacional e internacional, por assegurar o seu reconhecimento e a sua observância universais e efetivos, tanto entre os povos dos próprios Estados-Membros, quanto entre os povos dos territórios sob sua jurisdição. (Declaração Universal dos Direitos Humanos, 1948).
Tendo como base o trecho acima, assinale a alternativa correta:
Escolha uma:
a. A “Declaração Universal dos Direitos Humanos” não foi efetiva em seus intentos de oferecer um instrumento regulador, verdadeiramente internacionalista de proteção e segurança para as Nações da Terra.
b. O principal pressuposto da “Declaração Universal dos Direitos Humanos” não está exposto no reconhecimento da importância de que os Estados consignatários e todas as nações do mundo compartilhem da mesma sabedoria.
c. A “Declaração Universal dos Direitos Humanos” não possui uma perspectiva universalista, no entanto, é inclusora, preocupa- se com valores universais e anuncia o temor como atitude crucial para que seja cumprida.
d. A “Declaração Universal dos Direitos Humanos” diz que: os homens nascem e são livres e iguais em direitos. As distinçõessociais só podem fundamentar-se na utilidade comum.
e. A “Declaração Universal dos Direitos Humanos” congregou o ideal que deveria ser seguido e mantido em mente continuamente. Tal ideal deveria ser transferido, sobretudo, pelo ensino e pela educação, e seria composto pelo respeito à dignidade, à liberdade e ao Estado de Direito.
Conteúdo:
ONU. A Declaração incorporou o ideal que deveria ser seguido e mantido em mente o tempo todo. Tal ideal deveria ser transferido, sobretudo, pelo ensino e pela educação, e seria composto pelo respeito à dignidade, à liberdade e ao Estado de Direito. Páginas 63 e 64.
Feedback
A resposta correta é: A “Declaração Universal dos Direitos Humanos” congregou o ideal que deveria ser seguido e mantido em mente continuamente. Tal ideal deveria ser transferido, sobretudo, pelo ensino e pela educação, e seria composto pelo respeito à dignidade, à liberdade e ao Estado de Direito..
Questão 8
Incorreto
Marcar questão
Texto da questão
Segundo Lyotard (1988, p. 89), aqueles que ensinam devem, agora, oferecer competências associadas à profundidade da tecnologia informacional, e não mais competências vinculadas aos saberes estagnantes da sociedade mecanicista-industrial. Seja na escola ou na universidade, os tempos pós-modernos nos mostram que a conexão de sabedoria e conhecimento passa pela boa gestão da informação, o que inclui o uso da informática e da cibernética. As ciências naturais teriam sido, na ótica de Lyotard, as primeiras disciplinas a se beneficiarem desse encontro de saberes mediados pela tecnologia. Nas alternativas a seguir, assinale as Ciências Naturais que teriam sido as primeiras a se beneficiarem desse encontro de saberes:
Escolha uma:
a. A biologia e a geografia.
b. A física e a química.
c. A horologia e a física.
d. A astronomia e a biologia.
Conteúdo:
Lyotard e o saber pós-moderno. As ciências naturais, como a biologia e a química, teriam sido, na ótica de Lyotard, as primeiras disciplinas a se beneficiarem desse encontro de saberes mediados pela tecnologia. Página 92.
e. A biologia e a química.
Feedback
A resposta correta é: A biologia e a química..
Questão 9
Correto
Marcar questão
Texto da questão
Para que se implantassem ações no âmbito da ajuda humanitária, das cruzadas diplomáticas, dos diálogos interculturais, religiosos e conferências regionais, destaca-se a criação de duas instâncias internacionais. Estas ilustram muito bem os esforços empregados, ao fim da Segunda Guerra Mundial (1945), para aplacar o impacto da destruição e do medo desolador de que não fosse possível a recuperação das principais nações atingidas pela guerra. Quais foram essas duas instâncias?
Escolha uma:
a. UNESCO e as Nações Unidas.
b. ONU e a UNESCO.
Coteúdo:
A velha e a nova ordem mundial. A ONU e a UNESCO. Nesta época, era necessária uma paisagem política de paz e de segurança que tivesse contornos de positividade e ideais de superação das diferenças, em favor da paz duradoura. Página 60.
c. Banco Nacional e a ONU.
d. URSS e a UNESCO.
e. UNESCO e Banco Nacional.
Feedback
A resposta correta é: ONU e a UNESCO..
Questão 10
Incorreto
Marcar questão
Texto da questão
Para Adorno, o termo indústria cultural vem para substituir o conceito “cultura de massas”, considerado por ele demasiado genérico e impreciso, sendo que a cultura de massas esconderia os antagonismos da sociedade industrial, além de delegar às massas um papel de protagonismo que não lhes era verdadeiro. O mapeamento das características da produção industrial sobre cultura e sobre as sociedades foi de crucial importância para Adorno e Horkheimer, uma vez que lhes permitiu monitorar o encontro entre a ação da moderna indústria cultural e a reação das sociedades influenciadas por tal indústria. Quais foram as características estudadas pelos autores Adorno e Horkheimer?
I-A reprodução em série da arte e a manipulação política do Estado sobre as multidões.
II-A mercantilização do produto cultural.
III-A concentração da riqueza proveniente do lucro obtido com o consumo em massa.
IV-A subjetivação do consumo passivo dos produtos culturais.
É correto apenas o que se afirma em:
Escolha uma:
a. I e III.
b. III e IV.
c. I e II.
d. I, II e III.
Conteúdo:
A educação após Auschwitz. I A reprodução em série da arte e a manipulação política do Estado sobre as multidões. II A mercantilização do produto cultural. III A concentração da riqueza proveniente do lucro obtido com o consumo em massa. IV A subjetivação do consumo passivo dos produtos culturais. A indústria cultural, para os autores, é uma máquina capitalista que massifica o bem cultural simbólico ou material para induzir ou se adequar ao gosto do consumo das massas. A transformação da arte, da expressão artística e da cultura em mercadoria é o que torna a indústria cultural uma manifestação distinta e mais aprimorada do próprio sistema capitalista. Páginas 55 e 56.
e. I, II, III e IV.
Feedback
A resposta correta é: I, II, III e IV..
Parte inferior do formulário
Terminar revisão

Continue navegando