Buscar

Prévia do material em texto

 Pergunta 1 
0,25 em 0,25 pontos
	
	
	
	Embora muitos empreendedores afirmem que hoje a logística é uma importante estratégia para obter diferencial de mercado, há empresas que a colocam como uma função de menor importância, restrita apenas às atividades de transporte das mercadorias. Mas logística não é só transporte. As decisões sobre transporte são importantes, mas cabe a ela a importante tarefa de manter o mercado abastecido e isso envolve compras, armazenagem, movimentação interna, embalagem, transporte e distribuição de mercadorias.
 
Quanto à relação entre a logística e a cadeia de suprimentos, assinale com V as afirmações verdadeiras, e com F as falsas.
 
(  ) A importância da logística estratégica está na junção dos elos da cadeia de suprimentos, reduzindo o tempo de resposta à demanda.
( ) A gestão da cadeia de suprimentos é parte integrante da logística estratégica: a primeira atua nas negociações com stakeholders , e a segunda, nos fluxos materiais.
(   ) A logística estratégica, como parte estrutural da cadeia de suprimentos, tem como focos a redução máxima de custos e o aumento da produtividade.
(  ) Organizações que veem as partes da cadeia de suprimentos como setores funcionais ainda não entenderam a importância da logística estratégica.
 
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de respostas. 
	
	
	
	
		Resposta Selecionada: 
	
V, F, F, V. 
	Resposta Correta: 
	
V, F, F, V. 
	Feedback da resposta: 
	Sua resposta está correta! O aumento das opções de produtos e serviços no mercado faz com que os consumidores prefiram empresas com alto desempenho logístico, pois a integração entre os elos da cadeia de suprimentos favorece a rapidez e a eficiência. 
	
	
	
 Pergunta 2 
0,25 em 0,25 pontos
	
	
	
	Blank (2006) é enfático ao apontar a causa para tantos fracassos no lançamento de novos produtos no mercado: desconhecerseu consumidor. Conhecê-lo previamente e de forma profunda é condição para inovação, principalmente a social, que lida com problemas complexos de ser entendidos. Como solucionar a questão da violência se não entendermos as diversas perspectivas envolvidas? Por isso, o autor redefine o processo de criador de novos produtos, colocando o consumidor no centro das estratégias de marketing e operações a serem desenhadas.
 
BLANK, S.  The Four Steps to the Epiphany : Successful Strategies for Products that Win. BookBaby, 2006. Disponível em: <https://web.stanford.edu/group/e145/cgi-bin/winter/drupal/upload/handouts/Four_Steps.pdf>. Acesso em: 09/02/2019.
 
Com relação ao Modelo de Desenvolvimento do Cliente criado por Blank (2006), considere as afirmações a seguir.
 
I. Nesse modelo, o desenvolvimento do mercado ocorre antes do desenvolvimento do produto.
II. Diferentemente do modelo tradicional, esse modelo segue uma perspectiva linear de desenvolvimento.
III. O modelo considera as delimitações dos recursos financeiros e de capacidade de vendas para desenvolver o mercado.
 
Assinale a alternativa que apresenta a(s) assertiva(s) correta(s). 
	
	
	
	
		Resposta Selecionada: 
	
I, apenas. 
	Resposta Correta: 
	
I, apenas. 
	Feedback da resposta: 
	Sua resposta está correta! O importante para o Modelo de Desenvolvimento do Cliente é entender e desenvolver o mercado para gerar um produto e um modelo de organização que vão ao encontro do que o consumidor deseja. 
	
	
	
 Pergunta 3 
0 em 0,25 pontos
	
	
	
	O empreendedorismo de impacto social vem crescendo no Brasil.Um levantamento do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) revelou que há mais de 800 negócios nesse estilo, a maioria startups. 
Em nível global, esse tipo de empreendimento tem movimentado aproximadamente US$ 60 bilhões e mantém um crescimento de 7% ao ano. O Brasil é o segundo maior mercado de empreendedorismo social na América Latina, e entre os principais desafios relatados pelos empreendedores estão a definição do modelo de negócio, a falta de um marco legal específico para o tema e a captação de recursos para financiamento. É um mercado promissor que precisa de capacitação dos empreendedores para que os negócios se mantenham.
 
BRITO, D. Empreendedorismo de impacto social cresce no Brasil. Agência Brasil ,16/07/2018. Disponível em: <http://agenciabrasil.ebc.com.br/geral/noticia/2018-07/empreendedorismo-de-impacto-social-cresce-no-brasil>. Acesso em: 09/02/2019.
 
Com relação às características do empreendedorismo de impacto social, analise as afirmações a seguir.
 
I.          Manter a sustentabilidade financeira é importante para negócios sociais, por isso estes não devem viver só de doações.
II.       Negócios de impacto social tendem a ser mais lucrativos que os convencionais, por isso atraem tantos empreendedores. 
III.    A obtenção de lucro é um objetivo secundário, pois o foco do negócio é resolver problemas sociais e ambientais.
 
Assinale a alternativa que apresenta a(s) assertiva(s) correta(s). 
	
	
	
	
		Resposta Selecionada: 
	
II e III. 
	Resposta Correta: 
	
I e III. 
	
	
	
 Pergunta 4 
0,25 em 0,25 pontos
	
	
	
	Para Levvit (1960), considerado um dos pais do marketing, os donos de empresa possuem uma visão muito curta de seus negócios, focando apenas o produto que vendem. A essa visão, denominou de “miopia de marketing”. Ele afirmava que as estradas de ferro perderam seu espaço porque consideravam-se apenas empresas ferroviárias em vez de companhias de transportes. A orientação para o cliente leva as empresas a entenderem o que os clientes procuram em termos de benefícios materiais e imateriais. Por isso, Kotler e Armstrong (2015) acreditam que, ao desenvolver seus produtos, as empresas devem pensar em três níveis: o básico, o real e o ampliado.
 
LEVVIT, T. Miopia de marketing. Harvard Business Review . n. 82, v.7, p. 88-89, jul. 1960.
 
KOTLER, P.; ARMSTRONG, G. Fundamentos de Marketing .São Paulo: Pearson Education, 2015.
 
Levando em consideração as categorias de negócios com impacto social, analise as afirmações a seguir.
 
I. O produto básico de um armário planejado feito com madeira certificada é um lugar para guardar roupa com durabilidade.
II. Compõem o produto básico de um armário planejado o design do móvel, sua cor, tamanho e marca.
III. Uma empresa de móveis planejados com madeiras certificadas já oferece um produto ampliado devido à segurança proporcionada pela certificação.
 
Assinale a alternativa que apresenta a(s) assertiva(s) correta(s). 
	
	
	
	
		Resposta Selecionada: 
	
I e III. 
	Resposta Correta: 
	
I e III. 
	Feedback da resposta: 
	Sua resposta está correta! As empresas devem entender bem quais são as necessidades e desejos do consumidor verde para entregar valor nos diversos níveis do produto, seja no benefício central, seja nas suas características reais, seja na ampliação dos benefícios. 
	
	
	
 Pergunta 5 
0,25 em 0,25 pontos
	
	
	
	A satisfação do consumidor é resultado de uma equação realizada inconscientemente entre o que ele espera do produto e o que encontra quando o adquire. Compreendendo todo o processo de compra, é possível hoje gerar satisfação desde o momento da pesquisa, fazendo com que a experiência total de compra do consumidor seja boa ou mesmo encantadora. Com tantos produtos e serviços no mercado, gerar uma boa experiência é obrigação, ainda mais para o consumidor verde que é mais crítico e mais atento aos processos de produção responsável. 
 
A partir dessa reflexão, avalie as proposições a seguir e a relação entre elas.
 
I.          A gestão das expectativas dos clientes deve ser realizada pelo marketing por meio da comunicação.
  
PORQUE 
  
II.       Há uma lacuna entre as operações da empresa e a sua comunicação. 
 
Assinale a alternativa correta. 
	
	
	
	
		Resposta Selecionada: 
	
As proposições I e II são verdadeiras, e a II é justificativa da I. 
	Resposta Correta:As proposições I e II são verdadeiras, e a II é justificativa da I. 
	Feedback da resposta: 
	Sua resposta está correta! Como o valor é a diferença percebida entre o que é esperado e o que é encontrado pelo cliente, ou seja, entre o que é comunicado e o que a empresa entrega por meio de suas operações, deve-se utilizar a comunicação para fazer promessas que possam ser cumpridas. 
	
	
	
 Pergunta 6 
0,25 em 0,25 pontos
	
	
	
	O marketing começou a ganhar notoriedade como estratégia para o mercado na década de 1960, quando as empresas começaram a se preocupar com os anseios e desejos do consumidor. Daí em diante, foi aprimorando seus modelos para atender não só ao consumidor final do seu produto, mas a todos os stakeholders e a toda a sociedade. Hoje, além dos esforços de marketing, elas devem considerar a gestão da cadeia de suprimentos e a utilização da logística como estratégias para ganhar competitividade e ter um diferencial no mercado.
 
RAZZOLINI FILHO, E.; BERTÉ, R. O reverso da logística e as questões ambientais no Brasil . Curitiba: InterSaberes, 2013.
 
Sobre a utilização da logística como estratégia de mercado, considere as afirmações a seguir.
 
I.                    Os posicionamentos tradicionais do marketing como qualidade e preço já não garantem diferencial competitivo às empresas.
II.                 A logística como estratégia cuida de todo o fluxo de informações, cabendo ao marketing se ocupar dos fluxos de bens e serviços.
III.              Como diferencial competitivo, a logística estratégica garante maior redução de custos e satisfação do consumidor.
 
Assinale a alternativa que apresenta a(s) assertiva(s) correta(s). 
	
	
	
	
		Resposta Selecionada: 
	
I e III. 
	Resposta Correta: 
	
I e III. 
	Feedback da resposta: 
	Sua resposta está correta! Entregando ao mercado o produto desejado pelo consumidor na quantidade certa, no momento certo e de forma adequada, a logística potencializa e agrega valor às estratégias de marketing, satisfazendo o consumidor. 
	
	
	
 Pergunta 7 
0,25 em 0,25 pontos
	
	
	
	Não é de hoje que o marketing afirma que o cliente deve ser o centro das preocupações da empresa. Com o mercado cada vez mais competitivo, fica mais difícil apresentar uma inovação. Empresas devem ser ágeis em apresentar novidades, mas estas devem ir ao encontro das reais lacunas deixadas pelos concorrentes. Inovar por inovar não garante o sucesso; ao contrário, pode levar ao fracasso de vendas e acarretar prejuízos. Por isso, Blank (2006) desenvolveu o Modelo de Desenvolvimento do Cliente, colocando o consumidor realmente no centro.
 
BLANK, S.  The Four Steps to the Epiphany : Successful Strategies for Products that Win. BookBaby, 2006. Disponível em: <https://web.stanford.edu/group/e145/cgi-bin/winter/drupal/upload/handouts/Four_Steps.pdf>. Acesso em: 09/02/2019.
 
Considerando o Modelo de Desenvolvimento do Cliente, associe cada etapa a seguir com as respectivas descrições.
 
I. Descoberta do cliente
II.Validação do cliente
III. Criação do cliente
IV. Criação da empresa
 
(  ) Conquista dos primeiros clientes para testar o produto
(   ) Investimento em marketing para criação da demanda
(   ) Pesquisar necessidades, desejos e papéis de compra
(   ) Criação de estrutura orientada à missão da empresa
 
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de respostas. 
	
	
	
	
		Resposta Selecionada: 
	
II, III, I, IV. 
	Resposta Correta: 
	
II, III, I, IV. 
	Feedback da resposta: 
	Sua resposta está correta! O Modelo de Desenvolvimento do Cliente é orientado para o entendimento, desenvolvimento e criação do mercado, ao contrário do modelo tradicional, que foca no desenvolvimento do produto. Seu foco é o entendimento do mercado. 
	
	
	
 Pergunta 8 
0,25 em 0,25 pontos
	
	
	
	Amato Neto (2015) afirma que era comum que o comportamento das empresas diante dos problemas ambientais causados por suas atividades fosse o de “controle de fim do tubo”. Ou seja, realizavam os processos de produção de forma irresponsável e somente quando os problemas apareciam tomavam alguma decisão para solucioná-los. Essa é uma postura crítica hoje, pois a decepção de problemas ambientais causados pelas empresas deteriora sua imagem, além de que soluções pós-danos são mais caras do que a prevenção do problema. Para isso, o autor propõe que a produção mais limpa se dê em seis etapas.
 
AMATO NETO, J. A era do ecobusiness : criando negócios sustentáveis. Barueri: Manole, 2015.
 
Ordene corretamente as etapas que são seguidas para a implementação de um programa de produção mais limpa.
 
(   ) Diagnosticar problemas
(   ) Monitorar o desempenho 
(   )Definir metas e responsabilidades
(  ) Implementar estratégias de produção mais limpa
(  ) Avaliar o “balanço de massa”
(   ) Analisar a viabilidade das soluções
 
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de respostas. 
	
	
	
	
		Resposta Selecionada: 
	
2, 6, 1, 5, 3, 4. 
	Resposta Correta: 
	
2, 6, 1, 5, 3, 4. 
	Feedback da resposta: 
	Sua resposta está correta! Você compreendeu que antes de implementar e monitorar uma estratégia de produção mais limpa é necessário definir o que se quer fazer e realizar as análises necessárias: identificar problemas, equacionar as massas e checar a viabilidade. 
	
	
	
 Pergunta 9 
0,25 em 0,25 pontos
	
	
	
	O Business Model Canvas (BMC) é uma ferramenta importante para a criação de empresas de modo colaborativo, unindo a proposta de valor aos clientes por meio de canais de venda e relacionamento adequado, bem como prevê recursos, parcerias e atividades necessárias para que o negócio saia do papel. Por fim, lista as estruturas de custos e a fontes de receitas para ver se os negócios são viáveis.  A ideia é que as partes se encaixem perfeitamente para maximizar os lucros e garantir a satisfação do consumidor. Mas para os negócios de impacto social, o lucro é secundário, por isso houve uma readequação do modelo para negócios orientados à missão.
 
AVENI, A. Canvas Social: Tecnologia para modelar a missão e os impactos do terceiro Setor. Revista JRG de Estudos Acadêmicos . Ano I (2018), volume I, n.2, 2018. Disponível em: <http://www.editorajrg.com/wp-content/uploads/2018/06/Artigo02.Alessandro.Aveni_.CANVAS-SOCIAL.revisado.pdf.pdf>. Acesso em: 09/02/2019.
 
Levando em consideração o Mission Model Canvas , assinale com V as afirmações verdadeiras, e com F as falsas.
 
( ) O MissionModel Canvas troca o box de fontes de receita por realização da missão, pois a causa social é uma estratégia de marketing para atrair lucro para a empresa.
(  ) Negócios sociais possuem mais do que clientes, eles devem articular vários segmentos que são beneficiários da ação.
(  ) Uma das questões importantes em negócios de impacto social é definir como serão implantados ou que tipos de ações garantirão sua sustentabilidade financeira;por isso, em vez de distribuição, define-se implantação.
(  ) Sem a adesão dos beneficiários, não há como os negócios sociais alavancarem; a adesão toma o lugar dos relacionamentos com clientes no Mission Model Canvas. 
 
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de respostas. 
	
	
	
	
		Resposta Selecionada: 
	
F, V, V, V. 
	Resposta Correta: 
	
F, V, V, V. 
	Feedback da resposta: 
	Sua resposta está correta! O Mission Model Canvas apresenta uma estrutura mais adequada aos negócios sociais que levam em consideração sua necessidade de medir os impactos da missão mediante o atendimento dos beneficiários e pensar estratégias para que o negócio aconteça com a participação de todos os envolvidos. 
	
	
	
 Pergunta 10 
0,25 em 0,25 pontos
	
	
	
	Há diferentes estratégias de precificação de produtos que podem ser utilizadas pelas empresas para cobrir seus custos operacionais e demonstrar valor ao cliente. As três mais convencionais são a precificaçãopor custos, a precificação por paridade competitiva e a precificação por demanda, baseada em valor para o cliente. Em mercados verdes, a precificação por valor é uma estratégia interessante, pois permite adequar o preço ao tipo de cliente, se são clientes mais convencionais e sensíveis a preço ou mais inclinados a buscar valor.
 
ZEITHAML, V. A.; BITNER, M.J.; GREMLER, D. D.  Marketing de Serviços :aempresa com foco no cliente. Porto Alegre: AMGH Editora, 2014.
 
Levando em consideração a precificação por demanda e a noção de valor para o cliente, assinale com V as afirmações verdadeiras, e com F as falsas.
 
( ) Para o cliente que busca valor é importante investir na marca e no ambiente de compras com vistas a se obter prestígio social na compra do produto. 
(  ) O cliente que busca preço não é interessante para o mercado verde, pois não há como oferecer preço baixo com tão alto investimento em operações sustentáveis.
(  ) Quando o cliente compara preço e qualidade, ele é mais racional na escolha, e para esse cliente a empresa deve oferecer produtos de maior qualidade por preços abaixo do mercado. 
(  ) Clientes que comparam custos e benefícios são atraídos por estratégias que reduzem os custos não monetários e entregam mais por menos como pacotes de serviços.
 
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de respostas. 
	
	
	
	
		Resposta Selecionada: 
	
V, F, F, V. 
	Resposta Correta: 
	
V, F, F, V. 
	Feedback da resposta: 
	Sua resposta está correta! As empresas devem entender o que é valor para o cliente a fim de adotar estratégias adequadas: para os que buscam preços, oferecer descontos; para os que buscam valor, oferecer status; mas sempre é essencial manter a sustentabilidade financeira da empresa.