Buscar

Empreender em Psicologia

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Escola de Ciências Sociais e da Saúde
Disciplina: Psicologia das Organizações e do Trabalho
Professor: Alberto de Oliveira
Aluna: Amanda Machado de Lima 
Turma: A01/2
AED 1- Empreender em Psicologia (E em outros campos profissionais)
Empreender é uma opção importante de carreira para diversos profissionais,inclusive psicólogos. Tratar desse assunto é algo que, infelizmente, a formação universitária ainda negligencia. O comportamento empreendedor do psicólogo está preconizado na legislação, onde diz que essa formação tem por objetivo dotar o profissional dos conhecimentos requeridos para o exercício das seguintes competências e habilidades gerais, esses profissionais devem estar aptos a tomar iniciativas,fazer gerenciamento e administração e também a serem empreendedores,gestores,empregadores ou lideranças na equipe de saúde. Ser empreendedor é olhar o mundo vendo as oportunidades que ele oferece e isso requer que o indivíduo se arrisque ao empreender, o que é bem valorizado atualmente, já que não são muitos os que saem sua da zona de conforto. Empreender não é,obrigatoriamente, ter que abrir sua própria empresa,mas são comportamentos que podem ter como cenário diferentes campos, seja criando novos produtos ou oferencendo serviços. 
 O empreendedor tem que possuir características bem marcantes que o faça se destacar em meio aos outros. A proatividade e liderança são aspectos que podemos destacar nesse meio empreendedor, pois são qualidades que mostram o quão desempenhado o sujeito está para crescer em seu negócio. Como falado anteriormente, o ato de empreender envolve riscos,já que não podemos ter a certeza do futuro, mas vale ressaltar a importância de estar preparado e qualificado para oferecer o melhor, buscando sempre ampliar sua visão. 
 Outro fator,além das características pessoais do empreendedor,é a construção de estratégia e marketing. Baron e Shane (2007) argumentam que sem uma boa estratégia de empreendimento e um plano de marketing que alcance os clientes de maneira significativa, uma boa oportunidade de empreender se tornará infrutífera. Sobre a construção da estratégia, é preciso considerar que, ao se pensar em estratégia organizacional, diversos são os estudos que tentam conceituá-la ou operacionalizar algum conceito que funcione efetivamente nas organizações, mas a partir de relatos de experiências, utiliza se um conceito com o objetivo de operacionalizar a definição. Para Thompson Jr. e Strickland III (2000), a estratégia consiste em um conjunto de mudanças competitivas e abordagens comerciais focadas na melhoria do desempenho organizacional. Contudo, o livro ainda trás fases do processo empreendedor. A primeira fase é chamada de pré lançamento do empreendimento, onde foi visto a importância da experiência profissional e da relação familiar na identificação de oportunidades e a busca pelo reconhecimento na decisão inicial de prosseguir. A segunda fase é o lançamento do novo empreendimento, em que percebeu se que o formato jurídico é quase que único nos empreendimentos em psicologia, resultando também a clara importância do conhecimento dos contratos,normas e demais legislações que influenciam no dia a dia de trabalho. É nesta fase que a construção das estratégias de segmentação de público, comentada anteriormente,está inserida. Por fim, o amadurecimento dos psicólogos na fase do pós-lançamento do processo empreendedor, é observado nas novas formações procuradas pelos profissionais,na delegação de tarefas e responsabilidades, no reconhecimento proveniente de terceiros e na sensação de sucesso e satisfação com seu cotidiano de trabalho, resultados ou frutos de seu empreendimento.
 Os grandes empreendedores na área da psicologia se mostram muito eficazes no enfrentamento e manipulação das condições, assumindo posturas inovadoras e construindo novos relacionamentos profissionais, ponto importante salientar, já que o mercado de trabalho é feito de relacionamentos. A ideia de que o psicólogo não tem como empreender pode e deve ser desconstruída, independente da área de atuação, esse profissional pode desenvolver projetos inovadores para se destacar no seu contexto atual e ser inserido com êxito no mercado de trabalho.
 O livro trás consigo uma carga de motivação para empreender, não só para os psicólogos,mas para todos os profissionais. Ainda vem exercer o papel de preparar futuros psicólogos para enfrentarem o mercado de trabalho.

Outros materiais