Buscar

ensino superior e a revolução digital

Prévia do material em texto

�
UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ
MBA EM DOCÊNCIA E GESTÃO DO ENSINO SUPERIOR
Resenha Crítica de Caso 
Jean Marcio Silva de Jesus
Trabalho da disciplina Tecnologias e Recursos Educacionais Digitais no Ensino Superior 
 Tutor: Prof. Adriana de Souza Carvalho
Anápolis 
2019
�
O ENSINO SUPERIOR E A REVOLUÇÃO DIGITAL : MOOCs, SPOCs, A MÍDIA SOCIAL, E O COME-COME
Kaplan, Andreas M., Haenlein, Michael. O Ensino superior e a revolução digital: MOOCs, SPOCs, a mídia social, e o Come-Come. Kelley School of Business, Indiana University, 59, 441-450, 2016. 
O presente artigo aborda a temática da educação à distância, a qual se caracteriza pela ausência de aulas presenciais e que dispõem de um material pedagógico planejado por uma instituição de ensino superior. Esse novo formato educacional garante mais flexibilidade ao trabalhador que normalmente desempenha múltiplas funções, mas que tem interesse em se qualificar, e portanto otimiza seus horários e adequa à sua rotina.
A existência do ensino superior é antiga, sendo possível observar indícios na Grécia antiga onde Platão fundou a primeira academia. Na Idade Média houve um desenvolvimento mais significativo com o surgimento de universidades na Bolonha e Paris, no entanto, o ensino consistia em encontros dos alunos como ouvintes dos professores que discursavam sobre determinado tema. O surgimento da impressa alguns anos depois proporcionou uma mudança de cenário, em que os livros impressos puderam ser vistos como precursores da educação à distância, uma vez que sua aquisição era mais acessível e prática.
A evolução da aprendizagem à distância ocorreu devido a fatores relacionados à mídia, tais como: materiais impressos, televisão e internet. De fato, o ensino à distância foi colocado em prática com Boston Gazette, o qual ministrava aulas semanais enviadas pelo correio, no curso de esternografia. Esse fato também aconteceu no decurso da Revolução Industrial e a ideia de oferecer cursos por correspondência e TV se estendeu a outras universidades, caracterizando o segundo período do ensino à distância. O terceiro período do ensino à distância foi marcado pelo aparecimento da internet, sendo possível observar que a Universidade de Phoenix ofereceu curso completo de bacharelado e mestrado na modalidade online. A ferramenta da internet possibilitou ainda o surgimento do curso online aberto e massivo (MOOC) sobre Conectivismo e Conhecimento Conectivo, que usaram de aplicativos de redes sociais como ferramenta para atingir os objetivos do curso.
Conceitualmente, educação à distância pode ser definida como qualquer forma de educação a alunos separados por distâncias, sendo o material pedagógico preparado e de responsabilidade de uma instituição educacional. Tal modelo de educação possibilita que os alunos desenvolvam suas atividades de aprendizado em seu próprio ritmo e de modo a conciliar com sua agenda, e além disso, esse modelo conta com ferramentas de mídias (TV, rádio, internet, correspondência de cartas) que vão auxiliar no processo de aprendizagem. Dentre os tipos de educação à distância existentes destacam-se os MOOCs e SPOCs, os quais vão atender a quantidades diferentes de público e permite que os alunos desenvolvam seu próprio ritmo de aprendizado sem a necessidade de cumprir cronogramas. O MOOCs é um curso online de livre acesso que permite uma participação ilimitada de alunos, já os SPOCs oferecem apenas um número pré-estabelecido de vagas, o que envolve um processo de candidatura e pagamento de taxas. Alguns cursos podem estabelecer horários para que os alunos participem de uma atividade ‘’ao mesmo tempo’’ e por isso são chamados de Curso Online Massivo e Síncrono (SMOC), e caso o curso seja para um número limitado de alunos que devem participar das atividades ‘’em tempo real’’, este é conhecido como SSOC (Curso Online Curto e Síncrono).
Apesar das vantagens que o MOOC proporciona aos estudantes, também se nota que embora todos os alunos concluam o curso com bom rendimento, os mesmos apresentarão diferentes perfis, o que está relacionado ao tempo e disciplina dedicados ao estudo. Nota-se também que o maior aproveitamento ocorre por alunos mais velhos que adotam o MOOC como ferramenta de aperfeiçoamento profissional e desenvolvimento de novas habilidades. Diante disso, surgiu a necessidade de tornar os MOOCs mais atrativos à todos os alunos através de práticas que imputassem ao aluno compromisso, desafio, controle, competição e contemporaneidade. Assim como nem todos os alunos se adaptam à metodologia do ensino à distância, alguns professores também não têm perfil para tal atividade que exige tutoria e treinamento. Para executar um MOOC um professor online deve apresentar algumas características tais como: carisma, competência, constância, compensação e contribuição.
Embora o método de ensino tradicional e presencial seja dominante, a aplicação de MOOC ou SPOC também consolidam o ensino à distância e apresentam vantagens como a melhora na relação custos/receitas; a construção da equidade da marca e o conhecimento da marca; cria flexibilidade e escolhas; desenvolve inovações pedagógicas; estende a educação e democratiza o conhecimento e garante a qualidade da atividade docente. 
Assim como no método tradicional de ensino, os provedores à distância emitem certificados e diplomas de conclusão de cursos, e para que o aluno tenha acesso a tais os métodos avaliativos são realizados pessoalmente, ou ainda por vídeo conferência. A certificação dos cursos online à distância possibilita que estudantes possam combinar estes ao ensino tradicional e também utilizem essa metodologia para obter validação no mercado de trabalho. Embora o índice de abandono dos cursos de MOOC seja considerável, o retorno sobre o investimento destes é considerável.
Diante do quadro educacional atual os MOOCs e SPOCs têm apresentado grande relevância e futuramente, com o crescimento da era digital e aplicativos que permitem a interação entre os alunos, o modo síncrono ou assíncrono de como esses cursos vão se apresentar será possivelmente alterado. Os MOOCs podem ainda ser baseados em palestras e cursos já existentes no catálogo de universidades e adicionam fóruns de discussão online, e por isso são conhecidos como xMOOCs. O crescimento do intercâmbio proveniente da discussão entre os alunos levará a criação de MOOCs conectivistas (cMOOCs), que é baseada em blogs, tweets, e nesse modelo o professor não tem o papel de transmitir conhecimento, mas sim é um mediador e facilitador das interações.
Logo, embora haja uma crescente digitalização que incentiva os estudos online futuramente, e tendo em vista que essa é uma ótima oportunidade para a especialização de profissionais, as aulas presenciais não deixarão de existir pois além de uma ferramenta de aprendizagem estas favorecem a socialização e trocas de experiências entre os alunos.
�

Continue navegando