Buscar

USO LEGITIMO DA FORÇA 4

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Aluno: 
	Matr.: 
	Disc.: USO LEGÍTIMO FORÇA 
	2019.3 EAD (GT) / EX
		Prezado (a) Aluno(a),
Você fará agora seu TESTE DE CONHECIMENTO! Lembre-se que este exercício é opcional, mas não valerá ponto para sua avaliação. O mesmo será composto de questões de múltipla escolha.
Após responde cada questão, você terá acesso ao gabarito comentado e/ou à explicação da mesma. Aproveite para se familiarizar com este modelo de questões que será usado na sua AV e AVS.
	
	 
		
	
		1.
		De acordo com o conteúdo visto em aula, bem como seus conhecimentos sobre - Violação de Direitos Humanos, assinale a alternativa CORRETA sobre as atribuições do órgão judiciário que é a CORTE INTERAMERICANA DE DIREITOS HUMANOS:
	
	
	
	A Corte, unicamente, a pedido de um Estado Europeu, poderá emitir pareceres sobre a compatibilidade entre qualquer de suas leis internas e os mencionados instrumentos internacionais.
	
	
	A Corte, a pedido de quaisquer municípios, poderá emitir pareceres sobre a compatibilidade entre qualquer de suas leis internas e os mencionados instrumentos internacionais e julgá-las penalmente.
	
	
	A Corte, a pedido de um indivíduo, poderá emitir pareceres sobre a compatibilidade entre qualquer de suas leis internas e os mencionados instrumentos internacionais e julgá-las penalmente..
	
	
	A Corte, a pedido de um Estado membro da Organização, poderá emitir pareceres sobre a compatibilidade entre qualquer de suas leis internas e os mencionados instrumentos internacionais.
	
	
	Todas as alternativas estão corretas
	
	
	
	 
		
	
		2.
		O GM Fulano aborda um cidadão que praticara o roubo de uma bicicleta segundos antes. O homem tenta fugir e cai da bicicleta, vindo a sofrer diversas lesões. Em cumprimento ao artigo 6º do Código de Conduta para os Encarregados de Aplicar a Lei, Fulano deverá:
	
	
	
	Assegurar imediatamente os cuidados médicos necessários para o cidadão.
	
	
	Aguardar a chegada da Supervisão que irá levar o cidadão para a Delegacia Policial.
	
	
	Chamar a Polícia Federal para assumir a ocorrência.
	
	
	Usar a força para vencer a resistência do homem, levando-o diretamente para a Polícia Civil.
	
	
	Levá-lo imediatamente para a Delegacia Policial.
	
	
	
	 
		
	
		3.
		Tendo o Brasil assinado certo tratado sobre Direitos Humanos, o mesmo foi aprovado em cada Casa do Congresso Nacional, em dois turnos, por três quintos dos votos dos respectivos membros. Podemos afirmar que o documento ingressa na legislação nacional com o status de
	
	
	
	Resolução.
	
	
	Decreto.
	
	
	Emenda Constitucional.
	
	
	Lei infraconstitucional.
	
	
	Portaria.
	
	Gabarito
Coment.
	
	
	
	 
		
	
		4.
		A Constituição Federal, em seu artigo 5º , inciso LXXVIII, parágrafo 3º, declara que os tratados e convenções internacionais sobre direitos humanos que forem aprovados, em cada Casa do Congresso Nacional, em dois turnos, por três quintos dos votos dos respectivos membros, serão equivalentes:
	
	
	
	Às Leis Especiais.
	
	
	Às Portarias.
	
	
	Às Emendas Constitucionais.
	
	
	Às Leis Ordinárias.
	
	
	Aos Decretos.
	
	
	
	 
		
	
		5.
		De acordo com seus conhecimentos sobre a denúncia contra Estados e sua relação com Comitês de Direitos Humanos, assinale a alternativa CORRETA:
	
	
	
	Os Comitês não possuem relação na mediação no que se refere à denúncias entre Estados, atuando apenas como catalizador de denúncias.
	
	
	Os Comitês possuem o escopo de realizar um acordo pacífico, visando que o país respeite as obrigações consideradas no documento internacional competente.
	
	
	Os Comitês tem uma importante atuação repressão de denúncias entre Estados.
	
	
	Nenhuma das alternativas está correta
	
	
	Os Comitês tem uma importante e exclusiva atuação no julgamento quando ocorrem denúncias entre Estados.
	
	
	
	 
		
	
		6.
		De acordo com o seus conhecimentos sobre a Convenção Contra a Tortura e outros Tratamentos ou Penas Cruéis, Desumanos ou Degradantes de 1984, assinale a alternativa CORRETA:
	
	
	
	Foi acordado que o termo "tortura" designa qualquer ato contra uma pessoa por qualquer motivo baseado em discriminação de qualquer natureza
	
	
	Foi acordado que o termo "tortura" designa qualquer ato quando a proposição de dores ou sofrimentos é infligida por um funcionário público ou outra pessoa no exercício de funções públicas, ou por sua instigação, ou com o seu consentimento ou aquiescência.
	
	
	Todas as alternativas estão corretas.
	
	
	Foi acordado que o termo "tortura" designa qualquer ato pelo qual dores ou sofrimentos agudos, físicos ou mentais, infligidos intencionalmente a uma pessoa a fim de obter, dela ou de terceira pessoa, informações ou confissões.
	
	
	Foi acordado que o termo "tortura" designa qualquer ato contra uma pessoa afim de de castigá-la por ato que ela ou terceira pessoa tenha cometido ou seja suspeita de ter cometido; de intimidar ou coagir esta pessoa ou outras pessoas.
	
	Gabarito
Coment.
	
	
	
	 
		
	
		7.
		O PM Fulano e sua equipe são chamados para intervir na seguinte situação: um grupo de 3 pessoas praticava furtos no interior de um ônibus. Fulano determina a sua equipe que procedam a revista. Todos os participantes do grupo acusado são mulheres. De acordo com o artigo 249 do Código de Processo Penal, é correto afirmar que:
	
	
	
	Fulano deverá prender as cidadãs, revistando-as apenas no presídio feminino.
	
	
	Fulano só poderá permitir que as mulheres sejam revistadas por uma policial militar feminina.
	
	
	Fulano deverá determinar a imediata soltura das cidadãs.
	
	
	Fulano deverá revistar as mulheres, caso verifique que não há policial militar feminina disponível e que a falta deste procedimento causará atrasos a diligência.
	
	
	As cidadãs não poderão ser revistadas, em razão de seu gênero. A única exceção é se o crime praticado pela abordada atenta contra a vida.
	
	Gabarito
Coment.
	
	
	
	 
		
	
		8.
		O operador de segurança pública Fulano é acusado de torturar um cidadão no momento em que o prendera por roubo a um estabelecimento comercial. Fulano alega que assim procedeu por ter recebido ordens do seu Supervisor. De acordo com o artigo 6º do Código de Conduta para os Encarregados de Aplicar a Lei, afirma-se que:
	
	
	
	O Encarregado de Aplicar a Lei não só pode invocar ordens superiores como justificativa para torturar alguém, como pode fazê-lo diante de circunstâncias julgadas excepcionais.
	
	
	O Encarregado de Aplicar a Lei só pode torturar alguém cumprindo determinação judicial.
	
	
	O Encarregado de Aplicar a Lei não pode invocar ordens superiores como justificativa para torturar alguém.
	
	
	O Encarregado de Aplicar a Lei só pode invocar determinadas circunstâncias especiais como justificativa para torturar alguém.
	
	
	O Encarregado de Aplicar a Lei pode invocar ordens superiores como justificativa para torturar alguém.

Outros materiais