Buscar

APRESENTAÇÃO TCC1

Prévia do material em texto

ESTUDO DE CASO: ANÁLISE E RECUPERAÇÃO DE PATOLOGIAS EM ESTRUTURAS DE CONCRETO ARMADO DE UM EDIFICIO COMERCIAL E RESIDENCIAL NA CIDADE DE RIO PIRACICABA-MG
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO 1
INTRODUÇÃO
As construções de qualquer natureza podem apresentar fissuras e defeitos gerados ao longo de sua vida útil;
A maioria delas estão relacionadas a problemas executivos e de concepção de projeto; deficiência de formação e preparo de profissionais; uso de materiais inadequados; falhas de planejamento, de execução e em ações de manutenção da obra após a conclusão.
2
INTRODUÇÃO
Objeto de estudo: Prédio comercial e residencial existente em Rio Piracicaba, construído há aproximadamente 20 anos, o que evidencia se tratar de um imóvel relativamente novo;
Em diferentes pontos do imóvel são visíveis patologias como rachaduras nas paredes e no piso, infiltrações, entre outros, merecendo um estudo mais aprofundado.
3
OBJETIVO
Objetivo Geral
 
Analisar as patologias identificadas em estruturas de concreto armado;
 
Indicar as possíveis intervenções a serem aplicadas para sua recuperação.
 
4
OBJETIVO
5
O
B
J.
E
S
P
E
C
Í
F
I
C
O
S
Identificar as manifestações patológicas encontradas na estrutura de concreto armado
Avaliar as possíveis causas das patologias identificadas
Analisar os tipos de intervenções a serem aplicados para recuperação da edificação.
JUSTIFICATIVA
Após a publicação do Código de defesa do consumidor verificou-se maior exigência dos consumidores quanto aos produtos e serviços prestados pelas empresas;
Na construção civil essa exigência fez com que as construtoras tivessem maior controle no processo de execução de obras;
Importância de se conhecer as patologias mais frequentes para evitá-las.
6
REFERENCIAL TEÓRICO
7
Definição de Concreto armado
Entende-se pela estrutura de concreto que possui em seu interior armaduras de aço. Os elementos de concreto armado são aqueles cujo comportamento estrutural depende da aderência entre concreto e armadura (NBR 6118, 2014).
CONCRETO
 ARMADO
concreto simples + armadura + aderência
REFERENCIAL TEÓRICO
8
Patologias no concreto armado:
Entende-se por patologia as doenças que acometem as construções civis, abordando causas, sintomas, consequências e tratamentos para recuperação das construções.
9
Causas das patologias no concreto armado:
Falhas na concepção do projeto;
Má qualidade dos materiais;
Erros na execução;
Utilização para fins diferentes dos calculados em projeto;
Falta de manutenção no decorrer do tempo.
REFERENCIAL TEÓRICO
REFERENCIAL TEÓRICO
10
Manifestações patológicas:
Fissuras e trincas: As fissuras, na maioria das vezes são como consequência de um problema estrutural, e por isso, antes de receberem reparos deve ser investigada sua causa.
Fonte: MAPA DA OBRA (2019).
REFERENCIAL TEÓRICO
11
Infiltração: Infiltração é um processo de vazamento da água proveniente de meios externos ou encanamentos para a superfície revestida através de fissuras, má impermeabilização ou pela própria capacidade de absorção do material. 
Fonte: SMARTSOLUTION (2019)
 
REFERENCIAL TEÓRICO
12
Eflorescência: É uma consequência do processo de infiltração, em que após a evaporação do fluido, os sais presentes no cimento e na cal ficam depositados na superfície.
 
 Fonte: CIMENTO ITAMBÉ (2011)
 
13
Desagregação: A desagregação do material é uma falha na construção muito comum nas estruturas de concreto, em virtude das suas variadas causas. A consequência da desagregação é uma peça com perda da capacidade de resistir aos esforços que a solicitam. 
 
 Fonte: EBERICK (2011)
REFERENCIAL TEÓRICO
14
Corrosão: Ocorre quando o aço entra em contato com a umidade ou um gás nocivo, alterando as suas propriedades como perda de resistência.
Fonte: SA SOLUÇÕES DE ENGENHARIA (2018)
REFERENCIAL TEÓRICO
METODOLOGIA
15
M
E
T
O
D
O
L
O
G
I
A
Natureza
Proc. Técnicos
Objetivos
Abordagem
Estudo de caso
Exploratória
Qualitativa
Aplicada
Pesquisa
15
CRONOGRAMA DO TCC 
16
PRINCIPAIS REFERENCIAS
ANDRADE, T.; SILVA, A. J. C. Patologia das Estruturas. In: ISAIA, Geraldo Cechella (Ed.). Concreto: ensino, pesquisa e realizações. São Paulo: IBRACON, 2005.
BASTOS, Paulo Sérgio dos Santos. Estrutura de concreto armado. São Paulo, Faculdade de Engenharia, Universidade Estadual Paulista, 2014.
GONÇALVES, Eduardo Albuquerque Buys. Estudo de patologias e suas causas nas estruturas de concreto armado de obras de edificações. 2015. Disponível em: <http://monografias.poli.ufrj.br/monografias/monopoli10014879.pdf>. Acesso em 06 de abr. 2019
17