Buscar

Pcc 2 semestre

Prévia do material em texto

LETRAS PORTUGUÊS
Aluno(s):
MÍRIAM DE PAULA QUEIROZ RA:1730862
PRÁTICA COMO COMPONENTE CURRICULAR (PCC)
2° SEMESTRE/2017
POLO BOM DESPACHO
2017
MÍRIAM DE PAULA QUEIROZ
RA:1730862
PRÁTICA COMO COMPONENTE CURRICULAR (PCC)
2° SEMESTRE/2017
BOM DESPACHO
2017
Questão: As diretrizes para elaboração do livro didático adotado nas diversas escolas brasileiras têm sido amplamente discutidas em Universidades, ONGs, Conselhos de Educação, enfim, em diversos órgãos que funcionam como alicerces teóricos para que esse material didático chegue ao aluno e consiga complementar seus conhecimentos de forma contextualizada e produtiva. Com base nesse primeiro pensamento, reflita enquanto atual ou futuro professor de Língua Portuguesa sobre a função real do livro didático na sala de aula e estabeleça relação entre a citação dos PCNs e o excerto retirado do livro didático “Por Uma Vida Melhor” apresentados a seguir. Tente ainda municiar-se com referenciais das gramáticas prescritivas e descritivas para enriquecer sua linha argumentativa.
Ensino aprendizagem em sala de aula
O livro didático tem um papel fundamental no ambiente escolar, ele é um instrumento de ensino-aprendizagem, pois auxilia o professor na pratica de ensino tornando para ele um instrumento de apoio, facilitando a produção de conhecimento e aprendizagem dos alunos, fazendo com que haja maior absorção do que está sendo ensinado.
Em sala de aula, o livro didático possui uma função indispensável, pois é uma fonte de saber, de aprendizado e informação. O aluno acompanha no livro o que está sendo explicado pelo professor, resolve atividades que visa uma formação reflexiva no aluno, adquirindo maior interpretação, compreensão e esclarecimento de quaisquer dúvidas, cooperando assim no desempenho escolar.
O Parâmetro Curricular Nacional de Língua Portuguesa postula que o objetivo dessa disciplina é ampliar a capacidade discursiva dos alunos, que cada aluno se torne capaz de interpretar diferentes textos que circulam socialmente, de assumir a palavra e, como cidadão, de produzir textos eficazes nas mais variadas situações. (PCN - LÍNGUA PORTUGUESA, s.d.)
O estudo da linguística considera que todas as formas de falar são válidas, visto que nossa língua é mutável, não podendo assim haver preconceitos sobre as variações linguísticas que é influenciada por fatores regionais, históricos, culturais e sociais de seus falantes. 
A gramática tem o papel de estabelecer um padrão de escrita e fala na língua, para estudar e aprender fazer uso corretamente da língua é preciso estudar a gramática.
Na gramatica prescritiva/normativa é imposto um conjunto de regras que seus usuários devem seguir para fazer o uso da língua corretamente, ou seja, independentemente de fatores regionais, sociais e históricos que o falante estiver inserido, ele deve fazer uso corretamente da fala e da escrita.
Já a gramática descritiva não julga a forma de falar e escrever como certa ou errada, não estabelece normas, ela é voltada para o funcionamento da língua, descreve os diferentes usos entre os falantes de uma determinada língua, não havendo preconceitos linguísticos.
Em sala de aula, deve ser trabalhado com os alunos essas variações linguísticas, os conscientizando que dependendo da cultura, ou meio que o falante está inserido seu modo de falar pode diferir do dele, lembrando que deve sempre respeitar essas diferenças para não haver preconceito linguístico. E através dos livros didáticos pode enriquecer o aprendizado estudando essas variedades que vem seguidos de exemplos e atividades para desempenho dos alunos.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

Continue navegando