Buscar

Aplicações tecnológicas para deficientes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Aplicações tecnológicas para deficientes vão desde softwares até artigos de robótica. O desenvolvimento tecnológico não revolucionou apenas o mercado de eletrônicos, mas também vários equipamentos utilizados por pessoas com deficiência.
MOUSE VISUAL
O software permite que o usuário controle o cursor do mouse apenas com movimentos de cabeça, captados por uma webcam. O programa identifica o ponto central, que fica entre os olhos e um pouco acima do nariz, para iniciar o processo. O software será disponibilizado gratuitamente para clientes Bradesco é possível acessar a internet, receber e enviar e-mail, e digitar textos no Word.
Audiolivros
Audiolivro é uma nova forma de “ler livros” em que uma história é narrada em áudio pelo próprio autor ou narradores profissionais. O leitor se torna um ouvinte,normalmente é gravado em estúdio, lido de forma pausada com interpretação. Também há a utilização de efeitos sonoros e músicas que ajudam o ouvinte a simular melhor a atmosfera criada. É um recurso fundamental para promover a “cultura leitora” em pessoas com deficiência visual ou com dificuldades de leitura, por exemplo dislexia.
CPqD Alcance
O CPqD Alcance é um projeto da instituição brasileira disponível gratuitamente na loja do Google. O sistema é um guia completo para deficientes visuais, com narração automática da tela e com auxílio para quase todas as funções básicas e avançadas do celular. Disponível para Android 4.0 ou superior, o sistema é de simples navegação e tem configurações que tentam manter a privacidade do usuário, permitindo que ele escreva sozinho. Após instalado, o CPqD Alcance já se torna a interface padrão do celular, sem a necessidade de cadastro.  
Fonte(CPqD Alcance): Play Store