Buscar

irmãos naves

Prévia do material em texto

Na ditadura Vargas, dois irmãos mineiros são julgados, severamente torturados e condenados por um crime que não cometeram.
Na ditadura Vargas, dois irmãos mineiros são julgados, severamente torturados e condenados por um crime que não cometeram.
os irmãos Sebastião José Naves, à época com 32 anos, e Joaquim Naves Rosa, 25 anos, o primo, o mercador Benedito Pereira Caetano.
o delegado Ismael Benedito do Nascimento, mas uma troca de comando altera o desfecho do caso. De fato, assume o cargo o tenente  Francisco Vieira dos Santos, o "Chico Vieira"  vindo de Belo Horizonte.  , que dá novos rumos ao inquérito.
 advogado João Alamy Filho, que ingressa com HC 
as esposas, filhos e até mesmo a velha mãe deles, Ana Rosa Naves, chamada afetivamente de "Don'Ana"
ano de 1937 Araguari, interior de Minas Gerais,  Com a instauração do regime ditatorial de Getúlio Vargas No chamado Estado Novo
 o comerciante de cereais Benedito Pereira Caetano um rapaz extremamente ambicioso, sócio de seus primos, os irmãos Naves com quem havia comprado um caminhão, sendo ambos também comerciantes de cereais.
Benedito some com cerca de 90 contos de réis resultantes da venda de sua última leva de arroz na madrugada de 29 para 30 de ele desapareceu . Sabendo do fato, os irmãos Naves decidem comunicar o fato à polícia, que imediatamente inicia as investigações.
Chico Vieira  convoca e reconvoca testemunhas, estuda, ouve boatos e conclui que os irmãos Naves eram os maiores interessados no sumiço e morte do primo Benedito.
Sem perder tempo, ordena a prisão de Joaquim e Sebastião. Os irmãos e demais familiares passam por sessões de tortura, de varias formas,desde espancamento a fingir a morte de um dos irmãos em tortura . De fato, só após 15 dias de tortura em um matagal afastado da cidade, o delegado afirma ter conseguido a "confissão particular" de Joaquim. com medos os torturados repodem tudo da forma que o tenente gostaria de ouvir .

Continue navegando