Buscar

Anos 90

Prévia do material em texto

Prof:Jeane
Nome:Josiel Alves 
Nome:Caroline
Nome:Bianca
Nome: Thiago Vitor
Nome:Tamires
 
Data:04/09/12
Tecnologias
Processador Pentium da Intel. Popularização do Microsoft Windows, especialmente após o Windows 95. Crescimento da Internet, devido a queda no custo de computadores e tecnologia. Programação Java da Sun Microsystems. O Windows 95 marcou a popularização da computação, foi a primeira versão a utilizar o menu Iniciar e Internet Explorer. Comércio eletrônico; crescem companhias como Amazon.com, eBay, AOL, Mercado Livre e Yahoo!. O telefone celular cresce em popularidade e diminui o tamanho, se tornando uma necessidade moderna. Pagers e PDAs se tornam populares para comunicação.T emor pelo Bug do milênio, que não ocorre. O sistema Linux começa a ser desenvolvido. A tecnologia do CD é aperfeiçoada no DVD. Chegada do Windows 98 que foi o sucessor do Windows 95. Muitos video-games foram lançados, como o Super Nintendo e Mega Drive.
 
Roupa, cabelo e maquiagem
Na moda temos roupas mais "sequinhas" e modelagens clássicas, inspirado no rock dessa década. Foram lançados, por exemplo, os jeans coloridos e as blusas segunda-pele, que colocaram a lingerie em evidência. Isso alavancou a moda íntima, que criou peças para serem usadas à mostra, como novos materiais e cores. Depois do “excesso de estilo” e do excesso em geral dos anos 80, para a maquiagem, o Mundo quis voltar-se para um look com menos cor e mais natural, caindo depois no chamado “minimalismo” que era tudo menos. Tatuagem e piercings fazem do corpo um campo de expressão da feminilidade “debochada”. Na última década do século XX segue-se mais o estado de espírito do que as tendências ditadas por grandes nomes. Já para os penteados chega ao fim a ditadura dos estilos e a moda é cada vez mais plural. Há espaço para curtos, médios e longos. 1998 – Mechas marcadas Cabelos lisos, sem volume, com mechas marcadas em três ou mais cores, os homens adotaram o estilo “topete”. 
 
Os presidentes da época
 Fernando Collor de Mello (1990-1992) {Renunciou após um pedido de impeachment em 92}
Itamar Franco (1992-1994) {Com a renúncia De Collor, o vice - Itamar Franco- assumiu o cargo de presidente Fernando henrique Cardoso (1994-2002) {Concorreu com Luiz Inácio Lula da Silva, e ganhou a eleição. Seria reeleito em 1998}.
 
 Linguagens (gírias)
  bacana: bom, bonito.  boapinta: de boa aparência. 
 boazuda: mulher bonita.  bolinha: estimulante.  cafona: feio. 
 calhambeque: carro velho.  cara: indivíduo. 
 certinha: mulher bonita.  chapa: amigo. 
 é fogo!: é difícil. 
 esticada: passar por vários restaurantes e bares noturnos.
 fossa: depressão, crise existencial.  gamar: namorar. 
 gata: mulher bonita.  grana: dinheiro. 
 legal!: ótimo!. 
 mancar: desrespeitar compromisso. 
 papo firme: conversa séria.  papo furado: conversa boba. 
 pé de chinelo: pessoa sem expressão. 
 pelego: líder sindical governista. 
 pra frente: moderno.  quadrado: conservador. 
 sifu: deu-se-mal. 
Músicas e cantores famosos
As principais bandas da decada : Guns N' Roses, Hanson, Nirvana, Blur, Pearl Jam, Rage Against The Machine, Faith No More, Radiohead e Red Hot Chili Peppers. Red Hot Chili Peppers estoura nas paradas com novo estilo de Rock baseado no Funk e dando origem ao Rapcore O Grunge vira o ritmo dos jovens, destruindo os princípios do Pop. A MTV se formou graças ao Grunge. O Grunge foi tão grande, que teve um filme de James Cameron Singles em homenagem a esse grande fenômeno. Além do Grunge, o gênero jovem mais abrangente foi o Rock Alternativo e o Rapcore. Com o fim do estilo grunge, surge o Rap Metal, com batidas do Funk Americano e do Hip Hop, com guitarras com som influentes de White Zombie, Helmet, e etc. Bandas como Rage Against The Machine, Red Hot Chili Peppers, Faith No More,Limp Bizkit apreciaram esse ritmo tornando-se novo sucesso absoluto e reacendendo a chama do rock'n'roll que recomeça a crescer. O novo estilo abusa de letras agressivas como no rap, em protestos políticos e revolta contra a sociedade e batidas ritmadas como o Funk Americano (pouco apreciado na época).
 
O que acontecia no mundo
Os atentados de Oklahoma City, no qual um terrorista de extrema-direita americano explode prédios federais e mata 168.
Crime nos EUA sobe em 1991, e começa a cair no ano seguinte. No Brasil, aumenta.
Freddie Mercury, vocalista do grupo Queen, morre em decorrência da AIDS, no ano de 1991.
Os dois maiores astros da música pop vem ao Brasil pela primeira vez Michael Jackson (em carreira solo, pois com o grupo Jackson Five veio em 1974) e Madonna, em 1993.
O grupo Mamonas Assassinas se consolida como o maior fenômeno da música brasileira com o maior número de vendagem de discos em menos tempo no ano de 1995. No ano de 1996, o grupo sofre um acidente de avião que tirou a vida de todos os integrantes da banda.
Princesa Diana morre em um acidente de carro (controverso) em 1997.
Madre Teresa de Calcutá morre aos 87 anos.
O golfista Tiger Woods vence o Torneio de Masters, sendo o mais jovem(21) e o primeiro negro a fazê-lo.
Massacre de Columbine: dois estudantes americanos matam 12 colegas e se suicidam na sua escola em Littleton, Colorado.
Lance Armstrong ganha a Volta da França em 1999, dois anos após um câncer de testículo.
Renato Russo vocalista da banda Legião Urbana morre em decorrência da AIDS no dia 11 de outubro de 1996, causando o fim da banda no mesmo ano.
Comportamento dos jovens
 A década de 90 foi a época em que a moda e o comportamento dos jovens foi impulsionada pelo rock and roll. Foi uma década de notadamente caracterizada pela euforia e "rebeldia" juvenis. O mundo passava por um momento muito crítico da sua história. Palavras como: "alienação", "repressão", "conscientização", "liberação", etc., estavam na moda. Os jovens participaram dos acontecimentos com uma intensidade nunca vista antes na história, como a juventude “Cara Pintada” com suas manifestações pró- impeachment do presidente Collor.

Continue navegando