Buscar

RELATÓRIO DE AULA PRÁTICA FISIOLOGIA VETERINÁRIA

Prévia do material em texto

FACULDADE CATÓLICA DO TOCANTINS
CURSO DE MEDICINA VETERINÁRIA
DISCIPLINA DE FISIOLOGIA VETERINÁRIA I
RELATÓRIO DE AULA PRÁTICA
Transporte Passivo - Osmose
SUZANA PEREIRA JORGE
2°Período
Professora Silmara Sanae Sakamoto de Lima
2018/2
Palmas - 2018
1. IDENTIFICAÇÃO
Curso: Bacharelado em Medicina Veterinária
Período: 2°
Disciplina: Fisiologia Veterinária I
Professor: Silmara Sanae Sakamoto de Lima
Data: 22/08/2019
Local de realização: Laboratório de patologia veterinária
2. INTRODUÇÃO
A membrana celular é uma “porta” seletiva que a célula usa para captar os elementos do meio exteriorque são necessários para o seu metabolismo e para libertar as substâncias que a célula produz e que devem ser enviadas para o exterior (sejam elas produtos de excreção ou secreções que a célula utiliza para várias funções relacionadas com o meio).É composta basicamente por uma dupla camada de lipídios fluida e contínua onde estão inseridas moléculas proteicas e receptores específicos. Contém semipermeabilidade seletiva e executa a manutenção do meio interno constantemente.
A osmose é a modalidade de transporte passivo, na qual, o solvente é transportado do meio de maior concentração para o meio menos concentrado. Sabendo disso uma simulação de osmose em célula animal foi realizada na aula do dia vinte e dois de agosto na aula prática de fisiologia veterinária I.
3. OBJETIVOS
Objetivo geral: Observar o processo de osmose em célula animal.
Objetivos específicos:Simular o processo de osmose em célula animal, utilizando-se ovos de codorna.
4. MATERIAL E MÉTODOS
3 ovos de codorna 
1 L de vinagre
Solução hipotônica
Solução hioertônica
Água para injeção
3 becker
3 placas de petri
Bastão de vidro
Balança analítica
Caneta permanente
Seringa 60 mL
Luvas
Papel toalha
4.1 Descalcificação dos ovos: os ovos foram sujeitos à solução de vinagre por aproximadamente 48 horas, neste meio tempo a solução foi trocada a cada 24 horas.
Após o período de 24 horas observou-se a descalcificação dos ovos.
4.2 Lavagem dos ovos em água corrente: Os ovos foram lavados até que nenhum resíduo de casca ficasse aderido.
4.3 Pesagem dos ovos: Os ovos foram pesados antes e depois de serem imersos às diferentes soluções. Após feita a pesagem inicial, os ovos foram colocados em beckers separados por (A, B e C), com o auxilio de uma seringa (60ml) foram colocados as soluções em cada becker com os ovos e suas respectivas soluções denominadas A= Hipotônica – água de injeção; B= Isotônica – ringer simples; C= Hipertônica – glicerina diluída 50%; os ovos ficam imersos por aproximadamente 1h nas soluções, logo depois são secados com o auxílio de papel toalha e pesados novamente.
Exemplo de 1 amostra
4.4 Soluções avaliadas: 
Solução A (Hipotônica): A concentração do soluto é menor que a concentração do solvente, a sua pressão osmótica é menor do que a da outra solução. Ex: água para injeção.
Solução B (Isotônica): A concentração do soluto é igual a concentração do solvente. A sua concentração é igual à da outra solução. Ex: Ringer simples.
Solução C (Hipertônica): A concentração do soluto é maior que a concentração do solvente. A sua pressão osmótica é maior do que a da outra solução. Ex: Glicerina 50%.
5. RESULTADOS E DISCUSSÃO
Informações importantes para inicio do processo.
	Solução
	A. HIPOTÔNICA
	B. ISOTÔNICA
	C. HIPERTÔNICA
	Concentração
	Pouco concentrada
	Equilibrada
	Muito concentrada
	Exemplo
	Água para injeção
	Ringer simples
	Glicerina diluída 50%
	Peso do Ovo (g) Pi
	12,45g
	15,86g
	15,84g
Os ovos foram pesados após a imersão nas diferentes soluções e notaram-se mudanças de acordo com a solução em que cada ovo foi imerso.
	Solução
	A. HIPOTÔNICA
	B. ISOTÔNICA
	C. HIPERTÔNICA
	Peso inicial - Pi (g)
	12,45g
	15,86g
	15,84g
	Peso final – Pf (g)
	12,92g
	15,99g
	13,69g
Resultado Final 
	Solução
	Hipotônica
	Isotônica
	Hipertônica
	Quanto à água
	Entrada de água
	Equilíbrio
	Saída de água
	Estado físico
	Túrgido
	Semelhante
	Desidratada
	Peso do ovo (g)-Pf
	12,92g
	15,99g
	13,69g
	Ganho (g)
	+0,47
	+0,13
	-2,15
De acordo com a tabela acima, percebe-se a alteração tanto no estado físico do ovo, quanto no ganho de peso. Na solução (A) ocorreu entrada de água pela membrana do ovo, pois a pressão osmótica da solução era maior que a do soluto. Na solução (B) houve pouco ganho, pois ocorre a entrada e saída da solução e isso acaba causando equilíbrio na “célula” testada. Na solução (C) houve perca de água pelo fato de que a concentração do soluto era maior do que a concentração da solução. Tendo como base a 2° Lei da termodinâmica que fala sobre entropia e desordem no universo, é possível dizer que o meio que se encontra mais concentrado tende à desordem, fazendo com que a solução saia do meio mais concentrado para o meio menos concentrado.
6. CONCLUSÃO
Conclui-se que utilizando ovos de codorna é possível simular o processo de osmose, analisando assim as diferentes soluções, o comportamento da membrana celular animal e obter resultados positivos com o experimento.
7. AVALIAÇÃO DA ATIVIDADE CONDUZIDA
Realizar uma autoavaliação da atividade conduzida, ilustrar os pontos positivos observados e também os pontos julgados como negativos.
8. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
http://www.biologia.seed.pr.gov.br/modules/galeria/detalhe.php?foto=389&evento=3
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=36669

Continue navegando