A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
5 pág.
Avaliação I Literatura Brasileira do Período Colonial ao Romantismo

Pré-visualização | Página 1 de 2

Disciplina:
	Literatura Brasileira: do Período Colonial ao Romantismo
	Avaliação:
	Avaliação I - Individual FLEX 
	Prova:
	
	Nota da Prova:
	9,00
	
	
Legenda:  Resposta Certa   Sua Resposta Errada  
Parte superior do formulário
	1.
	Na Idade Média, os textos e os livros eram escritos, principalmente, por monges e integrantes do alto clero, sendo eles: os bispos, os arcebispos e o papa. Como a maioria da população não sabia ler na Idade Média, esta literatura ficava restrita aos integrantes do clero e membros da nobreza, ou seja, a Igreja era a guardiã da verdade divina, controlando, assim, a vida e as ações das pessoas. Sobre as principais características da literatura medieval, analise as sentenças a seguir:
I- A produção cultural existente na época se constituía de textos teológicos e biografias de santo, basicamente, o que enaltecia o domínio que a Igreja e a nobreza exerciam perante a sociedade. 
II- Na época da Idade Média, os textos sagrados eram reproduzidos nas abadias e/ou nos mosteiros, assim não representariam ameaça ao poder que a Igreja detinha. 
III- Na literatura medieval prevaleciam os temas religiosos, amorosos, as histórias de cavalaria e traição, sendo que os temas eram controlados pela Igreja.  
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Somente a sentença III está correta.
	 b)
	As sentenças II e III estão corretas.
	 c)
	As sentenças I e II estão corretas.
	 d)
	Somente a sentença II está correta.
	2.
	?Nela até agora não pudemos saber que haja ouro, nem prata, nem coisa alguma de metal ou ferro; nem o vimos. Porém, a terra em si é de muitos bons ares, assim frios e temperados como os de Entre-Douro e Minho, porque neste tempo de agora os achávamos como os de lá. As águas são muitas e infindas. E em tal maneira é grandiosa que, querendo aproveitá-la, tudo dará nela, por causa das águas que tem?.
FONTE: CAMINHA, Pero Vaz. Carta de Pero Vaz de Caminha. 2. ed. Porto Alegre: Mercado Aberto,
1999.
Este fragmento nos permite observar que, na carta, o escrivão relata assuntos que faziam menção:
	 a)
	Aos interesses mercantis e comerciais dos colonizadores.
	 b)
	À propagação de ideias nacionalistas.
	 c)
	À exaltação dos donatários das capitanias hereditárias.
	 d)
	À intenção catequética.
	3.
	Uma das principais características da literatura na Idade Média é a importância dada aos temas religiosos. Os textos e os livros eram escritos, principalmente, por monges e integrantes do alto clero, sendo eles: os bispos, os arcebispos e o papa. Como a maioria da população não sabia ler na Idade Média, esta literatura ficava restrita aos integrantes do clero e membros da nobreza, ou seja, a Igreja era a guardiã da verdade divina, controlando, assim, a vida e as ações das pessoas. Com base no exposto, assinale a alternativa CORRETA sobre as principais características da literatura medieval:
	 a)
	Os livros eram impressos, raramente feitos à mão.
	 b)
	Textos escritos em língua portuguesa.
	 c)
	Os livros não continham imagens ou iluminuras.
	 d)
	Usavam pergaminhos para escrever os textos.
	4.
	A Itália é considerada o berço do Renascimento Cultural. Foi em cidades como Florença, Gênova e Veneza que houve um grande desenvolvimento intelectual e artístico entre os séculos XV e XVI. Com base no exposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Gênova e Veneza tinham relação comercial direta com árabes e bizantinos. Ambas são importantes cidades portuárias. 
(    ) Acumulou riquezas obtidas com o comércio; sendo assim, formou-se uma poderosa classe de ricos mercadores, banqueiros e poderosos senhores, que investiam grandes somas em dinheiro na arte, em troca de reconhecimento e prestígio. 
(    ) O constante contato dos italianos com os árabes e bizantinos era por meio do comércio. Com base nesse fato, foi possível o acesso, pelo povo italiano, às obras clássicas desses povos.
(    ) Artistas de diversas localidades se deslocavam à Itália em busca de poderosos, conhecidos como mecenas, para que estes financiassem suas obras.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	F - F - V - V.
	 b)
	V - V - V - V.
	 c)
	V - V - F - F.
	 d)
	V - F - V - F.
	5.
	A cultura da Idade Média acabava por evidenciar o momento histórico que estava sendo vivenciado. Dentre alguns acontecimentos do período, podemos citar: as cruzadas, a luta contra os mouros, entre outras. Sobre o contexto literário da Europa medieval, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) O clero, no momento, possuía muito poder, pois detinha consideráveis extensões de terra e dedicação à política. 
(    ) Em 1198 e 1216, foi a época em que ocorreu o poder máximo da Igreja Medieval. 
(    ) Pode-se afirmar que no mundo medieval não existia liberdade religiosa, sendo a Igreja a guardiã da verdade divina. 
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - F - F.
	 b)
	V - F - V.
	 c)
	V - V - V.
	 d)
	F - V - V.
	6.
	Acompanhado de seis discípulos, Inácio de Loyola, espanhol, figura de grande dimensão espiritual e humana, pronuncia em Montmartre (Paris) votos de pobreza e castidade, formando um novo instituto religioso, a Companhia de Jesus. Sobre a Companhia de Jesus, sua expansão e ideais, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) A Companhia de Jesus, uma Ordem religiosa fundada por Inácio de Loiola em 1540, tinha por objetivo expandir a fé e os dogmas cristãos. 
(    ) O primeiro colégio da Companhia de Jesus teve início na cidade de Messina, na Sicilia, no século XVI. Logo após, houve outra fundação em Roma, na qual Inácio de Loyola ensinava Filosofia, Teologia e outras disciplinas, como Gramática e Retórica.
(    ) No século XVI, os jesuítas deram início a um programa de ensino, baseado em regras e métodos, que deveriam ser observados pelos docentes dos colégios e pelas escolas ao encargo da Companhia de Jesus. Era este o Ratio Studiorum.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	F - F - V.
	 b)
	F - F - F.
	 c)
	V - V - V.
	 d)
	V - F - F.
	7.
	O Renascimento foi um movimento cultural que marcou a fase de transição dos valores e das tradições medievais para um mundo totalmente novo, em que os códigos cavalheirescos cedem lugar à afetação burguesa, às máscaras sociais desenvolvidas pela burguesia emergente. Esta importante etapa histórica predominou no Ocidente entre os séculos XIV e XVI, principalmente na Itália, centro irradiador desta revolução nas artes, na literatura, na política, na religião, nos aspectos socioculturais. Sobre o fato de a Itália ser o ?berço do Renascimento?, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Ela possuía cidades com intensas atividades comerciais, ainda durante a Idade Média.  
(    ) A Itália possuía importantes cidades portuárias, fato que fortalecia as atividades comerciais. 
(    ) Teve acesso facilitado a obras clássicas dos povos árabes e bizantinos, por meio da relação comercial existente.  
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	F - V - V.
	 b)
	V - F - V.
	 c)
	V - V - F.
	 d)
	V - V - V.
	8.
	Tanto na Idade Média quanto no período renascentista, o homem apresentava concepções com relação às ideias que circulavam. Quando falamos em Idade Média, é quase impossível não se lembrar daquela antiga definição que costuma designar esse período histórico como sendo a ?idade das trevas?. No período compreendido como Renascimento, confluíram vários elementos da cultura cristã florescida na Idade Média. Desta forma, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Período medieval.
II- Período renascentista.
(    ) Foi um movimento intelectual com forte aversão ao princípio da autoridade. Pregava a pesquisa, a observação e a crítica.

Crie agora seu perfil grátis para visualizar sem restrições.