Buscar

A IMPORTÂNCIA DO ENFERMEIRO NO SERVIÇO DE ATENDIMENTO MÓVEL DE URGÊNCI1


Prévia do material em texto

A IMPORTÂNCIA DO ENFERMEIRO NO SERVIÇO DE ATENDIMENTO MÓVEL DE URGÊNCIA (SAMU): RELATO DE EXPERIÊNCIA
Geovanna Ferreira da Silva[1: Acadêmica de enfermagem- Faculdade Estácio de Alagoas- ferreirageovanan84@gmail.com]
Itamara Barbosa Souza[2: Acadêmica de enfermagem- Faculdades Estácio de Alagoas- itamara28pa@hotmail.com]
Everaldo de Lima Gomes Junior[3: Acadêmico de enfermagem- Faculdade Estácio de Alagoas- everaldo0800@hotmail.com]
Rosane Pereira dos Reis[4: Enfermeira/Docente, Doutoranda em Biotecnologia em Saúde pela UFAL- rosane_pr@hotmail.com]
Introdução: O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) constitui-se como parte integrante da Política Nacional de Urgências e Emergências, tendo por finalidade organizar o atendimento pré-hospitalar na rede pública, e como objetivo atender precocemente as vítimas de agravos à saúde de qualquer natureza que podem causar sofrimento, deixar sequelas, ou, levar a vítima a óbito (RIBEIRO, 2016). O enfermeiro no SAMU é o profissional capacitado, que trabalha na coordenação da equipe de enfermagem, execução das prescrições médicas, assistência a pacientes grave, tomada de decisões e no controle da qualidade do serviço, e deve atender as dimensões: cuidado, gerência, educação e pesquisa, tendo condição de desempenhar o papel articulador no sistema, na integralidade e integração ensino e cuidado, possibilitando a operacionalização dos serviços de saúde (BERNARDES,2014). Metodologia: Estudo descritivo, tipo relato de experiência, realizado pelos acadêmicos de Enfermagem de uma instituição de ensino privado Estácio FAL, nas aulas práticas da disciplina de Ensino Clinico em Alta Complexidade em visita Técnica na Base do SAMU localizado no Bairro do Trapiche, Maceió- AL. Objetivo: Relatar a experiência vivenciada na base do SAMU quanto ao seu funcionamento, atuação, responsabilidades e competências do profissional enfermeiro no serviço de atendimento móvel. Resultados: A experiência possibilitou a aquisição de novos conhecimentos técnicos-científicos, onde nos foi mostrado o funcionamento do serviço, e a responsabilidade do enfermeiro, os equipamentos utilizados, a ambulância e como agir diante situações de risco, foi possível também reparar que sua atuação ultrapassa o quesito assistência, e que o mesmo também desempenha funções gerencias. A visita teve como base a educação em saúde, para que como futuros profissionais possamos educar de forma continuada. Conclusão: Vale ressaltar a notória e indispensável participação do enfermeiro no serviço de atendimento móvel (SAMU), bem como a necessidade que os mesmos desempenhem suas atividades com responsabilidade e competência, visando, sobretudo o bom andamento do serviço ofertado a população. Contribuições/implicações para a Enfermagem: Ressaltar a importância do profissional enfermeiro, o qual deve ser valorizado por o profissionalismo ofertado em todos os âmbitos de atuação. 
Descritores: Serviços Médicos de Emergência. Emergências. Educação em Saúde. Enfermeiros.
Eixo temático: Enfermagem em Urgência e Emergência
Referências:
1. RIBEIRO, Antônio César. Enfermagem pré-hospitalar no suporte básico de vida: postulados ético-legais da profissão. Cogitare Enfermagem, v. 21, n. 1, 2016.
2. BERNARDES, Andrea et al. Supervisão do enfermeiro no atendimento pré-hospitalar móvel. Revista Eletrônica de Enfermagem, v. 16, n. 3, p. 635-43, 2014.
3. SILVA, Danielle Soares et al. A liderança do enfermeiro no contexto dos serviços de urgência e emergência. Revista Eletrônica de Enfermagem, v. 16, n. 1, p. 211-9, 2014.

Mais conteúdos dessa disciplina