Buscar

Direito empresarial e do consumidor- avaliação 1 e 2 uniasselvi

Prévia do material em texto

Acadêmico:
	Mariéli de Oliveira (1477692)
	
	
	
	Disciplina:
	Direito Empresarial e do Consumidor (CMA01)
	
	
	Avaliação:
	Avaliação I - Individual FLEX ( Cod.:455918) ( peso.:1,50)
	
	
	Prova:
	12698853
	Nota da Prova:
	10,00
	
	
Legenda: Resposta Certa Sua Resposta Errada 
	1.
	Para a organização de atividade empresarial, algumas situações necessitam ser observadas, que dizem respeito à própria pessoa física do empresário, à pessoa jurídica e até mesmo à responsabilidade atribuída ao empresário. Nesta perspectiva, sobre o empresário individual, sua capacidade para atuar como empresário e as formas de cessação da qualidade de empresário, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) A falência é a única situação que pode levar à perda da qualidade de empresário individual.
( ) O empresário pode utilizar para composição da firma individual seu nome civil completo ou abreviado.
( ) Para que o empresário possa exercer sua atividade profissional, não pode estar legalmente impedido de fazê-lo.
( ) A responsabilidade patrimonial do empresário individual tem como característica confundir sua firma com sua pessoa civil.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - F - V - F.
	 b)
	F - F - F - V.
	 c)
	F - V - V - V.
	 d)
	V - V - F - F.
	2.
	Um dos tipos de ações emitidas pela Sociedade Anônima ? S/A ? são as preferenciais. Essa modalidade de ação permite ao seu portador alguns privilégios, como, por exemplo, prioridade na distribuição dos lucros no caso de fechamento. Sobre as ações preferenciais, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) São emitidas a fim de antecipar os dividendos aos sócios, por ocasião da liquidação da S/A.
( ) Cabe ao estatuto prever se essa modalidade de ação atribui ou não direito a voto.
( ) As ações preferenciais sem direito a voto não podem ultrapassar 50% das ações emitidas.
( ) O fato de não ter direito a voto pode ser revertido, caso a S/A deixe de pagar os dividendos pelo prazo previsto no estatuto, não superior a 3 exercícios consecutivos.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - F - F - F.
	 b)
	F - V - V - V.
	 c)
	F - F - V - F.
	 d)
	V - F - F - V.
	3.
	O direito empresarial já foi chamado pela legislação brasileira de direito mercantil (1553) e de direito comercial (1850). Como direito empresarial, trata das relações empresariais, dentre elas, a atividade do empresário. Sobre as condições que caracterizam o sujeito como empresário, analise as seguintes sentenças:
I- O empresário, para ser assim considerado, deve exercer sua função com habitualidade.
II- Profissionalismo e atividade organizada, organizando a empresa de modo a articular capital, trabalho e tecnologia.
III- Prima sempre pelo lucro, seja através da prestação de serviços ou pela produção de bens.
IV- A atividade exercida pelo empresário poderá ser sem finalidade lucrativa, artística ou literária.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças I e IV estão corretas.
	 b)
	As sentenças III e IV estão corretas.
	 c)
	As sentenças I, II e III estão corretas.
	 d)
	Somente a sentença II está correta.
Parabéns! Você acertou a questão: Parabéns! Você acertou.
	4.
	Além da lei nos trazer as informações que caracterizam a figura do empresário, ela nos descreve as situações em que podemos formar sociedades empresárias, que consiste na reunião de pessoas sob determinado formato, organizando bens e serviços, atendendo ao mercado, buscando lucro. Sobre os tipos de empresário e os requisitos para o exercício da atividade profissional, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Empresário individual e empresário na forma de sociedade de pessoas são os tipos de empresários reconhecidos no direito empresarial brasileiro.
	 b)
	Pela sua formação, é desejável que magistrados ou desembargadores exerçam cargo de direção ou sejam membros do conselho fiscal em sociedade empresária.
	 c)
	A condição de acionista, cotista ou comandatário é situação proibida para aquele que exerce atividade pública, ou seja, para o funcionário público.
	 d)
	A capacidade civil é situação dispensável para a constituição de sociedade empresária ou para o exercício de atividade empresarial.
	5.
	Com a evolução da sociedade, percebeu-se que a troca de mercadorias já não satisfazia mais a necessidade das pessoas, nascendo, assim, a moeda. Com o surgimento da moeda, criou-se também a figura do comerciante, que se consolidou na Idade Média. Nesse momento da história, acredita-se que tenha surgido a primeira fase do direito comercial. Sobre a primeira fase do direito comercial, analise as seguintes afirmativas:
I- Surgiram as corporações de ofício, que adotavam seus próprios usos e costumes.
II- Nessa fase, o direito comercial sofria interferência direta do Estado.
III- Os cônsules eram quem aplicavam as regras, sendo considerados como magistrados.
IV- O direito comercial tinha caráter objetivo, ou seja, o magistrado era parcial em suas decisões.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Somente a afirmativa II está correta.
	 b)
	Somente a afirmativa IV está correta.
	 c)
	As afirmativas I e III estão corretas.
	 d)
	As afirmativas II e IV estão corretas.
	6.
	A sociedade empresária visa essencialmente o lucro, realiza uma atividade organizada, operacionaliza a produção ou a circulação de bens e serviços. Como requisito determinado por lei, a sociedade deverá ser inscrita no órgão competente, tendo como elemento o nome empresarial. Quanto aos tipos de sociedade empresária, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Sociedade em Nome Coletivo, sem participação nos lucros.
	 b)
	Sociedade Simples.
	 c)
	Sociedade Anônima em conta de participação.
	 d)
	Sociedade Limitada.
	7.
	Qualquer pessoa cuja atividade profissional gere lucro pode ser considerada empresário? Essa pergunta nos leva a refletir sobre o conceito de empresário, e a observar que para que o sujeito seja assim considerado, deverão ser observadas algumas condições. Sobre as condições que caracterizam o sujeito como empresário, analise as sentenças a seguir: 
I- Deverá estar presente a atividade econômica, organizada e profissional. 
II- Por determinação legal, as características estão embasadas na atividade intelectual, manufatura e profissional.
III- Exercer atividade organizada, profissional, com desenvolvimento econômico e geração de lucro. 
IV- Exercer atividade organizada, profissional e/ou intelectual. 
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças II e IV estão corretas.
	 b)
	As sentenças I e III estão corretas.
	 c)
	As sentenças I e IV estão corretas.
	 d)
	As sentenças III e IV estão corretas.
	8.
	Como toda a evolução humana, e igualmente os ramos do direito, o direito empresarial até chegar à sua conformação atual evolui. Com relação ao surgimento do comércio e sua evolução histórica, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	O surgimento da moeda está relacionado à necessidade da criação de um meio que permitisse a troca de mercadorias, pois esta possibilitava a determinação de uma medida comum de valor.
	 b)
	As corporações de ofício que tiveram papel de destaque na evolução do comércio são instituições determinantes encontradas na Idade Antiga como referência para o comércio para os primitivos.
	 c)
	A troca de bens excedentes no tempo pré-histórico, em que o homem tinha uma característica irracional, foi determinante para o início do comércio.
	 d)
	A primeira fase do direito comercial é encontrada na Idade Antiga, onde foram determinadas pelos fenícios as regras e princípios próprios para o comércio.
	9.
	A nota promissória, assim como o cheque, é uma promessa de pagamento. Contudo, para que o título tenha validade, é preciso que contenhaalguns requisitos considerados como essenciais. Sobre esses requisitos, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) Deve estar expresso na cártula a denominação ?Nota Promissória?.
( ) Assinatura do credor e devedor.
( ) O valor a ser pago e a quem pagar.
( ) Assinatura do emitente ou mandatário.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - F - F - F.
	 b)
	F - F - V - V.
	 c)
	F - V - V - V.
	 d)
	V - F - V - V.
	10.
	As relações empresariais são organizadas observando as descrições contidas no Direito Empresarial, para que todas as atividades sejam consideradas legais. Neste ramo do direito também são descritas as situações que caracterizam e que envolvem a figura do empresário. Sobre a figura do empresário, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	A produção de bens, fornecimento de serviços para atender aos consumidores, que resultam em geração de riqueza, é uma das características que identificam o empresário.
	 b)
	A execução de serviços literários, artísticos e intelectuais, incluídos neste os profissionais liberais, comporta a característica do exercício de atividade empresária.
	 c)
	A caracterização do empresário independe da execução contínua e pessoal da atividade com fins lucrativos, basta sua condição de atendimento às necessidades do mercado.
	 d)
	Considera-se empresário aquele indivíduo que organiza a execução de atividades e de pessoas que têm por finalidade a prestação de serviços sem fins lucrativos.
	Acadêmico:
	Mariéli de Oliveira (1477692)
	
	
	
	Disciplina:
	Direito Empresarial e do Consumidor (CMA01)
	
	
	Avaliação:
	Avaliação II - Individual FLEX ( Cod.:455915) ( peso.:1,50)
	
	
	Prova:
	12952658
	Nota da Prova:
	10,00
	
	
Legenda: Resposta Certa Sua Resposta Errada 
	1.
	O Código do Consumidor traz o atendimento das necessidades dos consumidores, o respeito à sua dignidade, saúde e segurança, a proteção dos interesses econômicos como resultado a ser alcançado na melhor forma de empreender a defesa do consumidor. Com relação a esta demanda, encontramos nos princípios uma de suas referências. Na análise desses princípios, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) Uma das formas de equiparação do consumidor aos produtores e prestadores de serviços, no tocante às relações estabelecidas, dá-se pela informação e educação do consumidor.
( ) O princípio da qualidade está vinculado à solução rápida de conflitos e a um atendimento destinado ao consumidor de forma ágil e eficiente.
( ) As entidades de defesa do consumidor federais, estaduais e municipais encontram-se integradas no Sistema Nacional de Defesa do Consumidor.
( ) Os Procons estão identificados com os órgãos federais de defesa do consumidor, e têm suas atribuições descritas no Código de Defesa do Consumidor.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	F - V - F - V.
	 b)
	V - F - V - F.
	 c)
	V - V - V - F.
	 d)
	F - F - F - V.
	2.
	Carlos, aposentado, sempre manteve suas contas em dia. Por tal motivo surpreendeu-se ao saber que o fornecimento de água de sua residência havia sido cortado erroneamente, pois a fatura estava paga. Carlos poderá ser ressarcido pelos danos sofridos? Sobre essa situação, analise as seguintes sentenças:
I- Sim, pois os órgãos públicos e suas empresas permissionárias e concessionárias são responsáveis pelos serviços prestados.
II- Não, pois o serviço prestado é público, e o Código de Defesa do Consumidor ampara somente os serviços privados.
III- Carlos só seria indenizado se o produto da empresa fosse fungível, ou seja, pudesse ser substituído por outro da mesma espécie, qualidade e quantidade.
IV- A empresa será responsável pelos danos sofridos a Carlos, pois, além de ter cometido um erro, o serviço prestado é considerado essencial.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Somente a sentença II está correta.
	 b)
	Somente a sentença IV está correta.
	 c)
	As sentenças I e IV estão corretas.
	 d)
	As sentenças II e III estão corretas.
	3.
	Maria obteve panfleto de um determinado estabelecimento comercial no qual anunciava a venda de um televisor por R$ 500,00 (quinhentos reais). Ao se dirigir à loja, o vendedor lhe informou que houve um equívoco na digitação do valor, e que o televisor custava, na verdade, R$ 900,00 (novecentos reais). Maria, indignada, dirigiu-se ao Procon de sua cidade, a fim de obter esclarecimentos sobre o ocorrido. Partindo dessa narrativa e levando em consideração os direitos básicos do consumidor, analise as seguintes sentenças:
I- Maria terá o direito de comprar o televisor pelo preço anunciado, pois está amparada pelo Código de Defesa do Consumidor.
II- Como fora um equívoco de digitação, e não fora causado pela loja, Maria não poderá exigir o preço anunciado no panfleto.
III- O consumidor é protegido contra a publicidade enganosa e abusiva aplicada no fornecimento de produtos e serviços.
IV- O consumidor só pode exigir seus direitos em casos em que sua segurança está colocada em risco.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Somente a sentença III está correta.
	 b)
	Somente a sentença IV está correta.
	 c)
	As sentenças II e IV estão corretas.
	 d)
	As sentenças I e III estão corretas.
	4.
	Podemos descrever resumidamente o fornecedor como aquela pessoa física ou jurídica, que desenvolve atividade de produção, distribuição ou comercialização de produtos ou prestação de serviços. Sobre produto e serviço, analise as seguintes sentenças:
I- Os serviços são atividades fornecidas pelo mercado de consumo, inclusive aqueles prestados sem remuneração.
II- Um bem considerado móvel e durável é o televisor.
III- No CDC os produtos e serviços são divididos em duas categorias, os duráveis e os não duráveis.
IV- Os serviços públicos também são considerados fornecedores; portanto, também respondem perante as regras estabelecidas no CDC.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças II, III e IV estão corretas.
	 b)
	As sentenças I, III e IV estão corretas.
	 c)
	Somente a sentença I está correta.
	 d)
	As sentenças I e II estão corretas.
	5.
	A Organização das Nações Unidas reconheceu os direitos básicos do consumidor, estes aplicáveis no mundo todo. Dentre eles, temos o direito à informação, à segurança, à escolha, à indenização, entre outros aplicáveis às relações de consumo. Sobre os direitos básicos consagrados pela ONU, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) A garantia contra produtos nocivos à vida existentes no mercado de consumo está prevista no direito à escolha feita pelo consumidor.
( ) Garantir que o consumidor não acesse serviços que possam atingir sua saúde está descrito no direito à segurança.
( ) Conhecer as informações indispensáveis sobre serviços disponíveis no mercado de consumo está previsto no direito à informação.
( ) A reparação em dinheiro por dano causado por produtos ou serviços viciados ou com defeito está previsto no direito à indenização.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - F - V - F.
	 b)
	F - V - V - V.
	 c)
	F - F - F - V.
	 d)
	V - V - F - F.
	6.
	O século XX trouxe consigo a proposição de um Estado social, na lógica da desconstrução do processo de miséria a que os indivíduos estavam sendo submetidos. A política de proteção e informação dos consumidores reconheceu direitos fundamentais e os dividiu em categorias. Sobre essas categorias dos direitos fundamentais, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Proteção da ética e da moral.
	 b)
	Proteção dos interesses corporativos.
	 c)
	Comunicação e expressão.
	 d)
	Informação e educação.
	7.
	Os direitos do consumidor contemplados no CDC foram criados como forma de proteger uma figura(consumidor) que se sentia amedrontada perante grandes empresas, que, muitas vezes, ditavam as regras em uma relação de consumo. Dentre os direitos básicos elencados no art. 6º do Código de Defesa do Consumidor, encontram-se a proteção contratual e o direito à indenização. Sobre esses direitos citados, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) A proteção contratual contra cláusulas desproporcionais é restrita para pessoas físicas, pois as pessoas jurídicas não são amparadas pelo CDC.
( ) As cláusulas contratuais onerosas ou desproporcionais poderão ser anuladas.
( ) A indenização só é devida no caso de reconhecimento da miserabilidade do consumidor.
( ) Os danos causados por defeitos nos produtos ou serviços serão indenizados pelo fornecedor ou prestador desses.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	F - F - V - V.
	 b)
	F - V - F - V.
	 c)
	V - V - F - F.
	 d)
	V - F - V - V.
	8.
	Quando o Código de Defesa do Consumidor ? CDC ? contempla em seus dispositivos a proteção ao consumidor, evidencia-se que este é tido como a parte mais fraca em uma relação de consumo e, portanto, deve ter um tratamento jurídico diferenciado. Partindo desse pressuposto, assinale a alternativa CORRETA que apresenta um princípio adotado pelo CDC:
	 a)
	Proibição da inversão do ônus da prova.
	 b)
	Vulnerabilidade do consumidor.
	 c)
	Ausência da presença do Estado no mercado de consumo.
	 d)
	Contempla o consumidor como pessoa física, as pessoas jurídicas não são amparadas pelo CDC.
	9.
	A Constituição Federal de 1988 foi um marco importante na defesa do consumidor, onde dispôs, no art. 48 dos Atos das Disposições Constitucionais Transitórias, sobre a criação do Código de Defesa do Consumidor ? CDC. Dentre as finalidade do CDC, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Minimizar o ingresso das demandas judiciais.
	 b)
	Inaplicabilidade da inversão do ônus da prova.
	 c)
	Evitar os prejuízos causados aos consumidores.
	 d)
	Responsabilizar também o consumidor pelo mau uso do produto.
	10.
	O Programa Preliminar da Comunidade Europeia, que integra a Política de Proteção e Informação dos Consumidores, precursores históricos do Direito do Consumidor, dividiu os direitos fundamentais em categorias. Sobre elas, analise as opções a seguir:
I- Proteção da saúde e da segurança do trabalho.
II- Proteção dos interesses sociais.
III- Reparação dos prejuízos.
IV- Informação e educação.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As opções II e III estão corretas.
	 b)
	As opções I e II estão corretas.
	 c)
	As opções III e IV estão corretas.
	 d)
	As opções I e III estão corretas.

Continue navegando