Buscar

ADMINISTRAÇÃO ESTRATÉGICA

Prévia do material em texto

PLANEJAMENTO E ADMINISTRAÇÃO ESTRATÉGICA
Planejamento é o processo consciente e sistemático de tomar decisões sobre objetivos e atividades que uma pessoa, um grupo, uma unidade de trabalho ou uma organização buscarão no futuro. Planejamento não constitui uma resposta informal ou casual a uma crise; constitui um esforço que tem um propósito, sendo liderado e controlado por administradores, que freqüentemente recorrem ao conhecimento e experiência dos empregados em toda a organização. O planejamento provê aos indivíduos e unidades de trabalho um mapa claro a ser seguido em suas atividades futuras, ao mesmo tempo em que esse mapa pode levar em consideração circunstâncias únicas e mutantes.
A importância do planejamento formal nas organizações tem crescido bastante. Durante a primeira metade deste século, a maior parte dos processos de planejamento era desestruturada e fragmentada, e o planejamento formal era restrito a poucas grandes empresas. Embora administradores pioneiros como Alfred Sloan, da General Motors, os tenham instituído há muito tempo, os processos formais de planejamento tornaram-se uma função administrativa difundida apenas nos últimos 30 anos. E se as organizações maiores o adotaram há muito tempo, atualmente mesmo as pequenas empresas, conduzidas por empreendedores agressivos e com senso de oportunidade, engajam-se no planejamento formal.[1: ]
PROCESSO FORMAL DE PLANEJAMENTO
Como o planejamento é uma processo de decisão, os passos importantes seguidos durante o planejamento formal são similares aos passos básicos do processo de decisão discutidos no Capítulo 4. A figura 5.1 mostra os passos do planejamento e os estágios correspondentes do processo de tomada de decisão.
Análise situacional
Como a abordagem contingencial defende, o planejamento inicia-se com uma análise situacional. Dentro de suas limitações de tempo e de recursos, os planejadores devem colher, interpretar e sintetizar todas as informações relevantes para a questão de planejamento em foco. Uma análise situacional abrangente estuda eventos passados, examina as condições atuais e tenta prever tendências futuras. Focaliza as forças internas que agem na organização ou unidade de trabalho e, seguindo a abordagem de sistemas abertos, examina as influências do ambiente externo. O resultado desse passo é a identificação e o diagnóstico de hipóteses, questões e problemas de planejamento. 
Uma análise situacional recente, conduzida por um grande centro médico, reuniu grande volume de informações sobre grupos externos, tais como consumidores, empresas de seguros e outros hospitais. A análise incluiu informações sobre todos os departamentos dessas organizações. Foram examinadas tendências históricas a respeito de dados financeiros e a utilização de vários serviços hospitalares, bem como desenvolvidas projeções com base em hipóteses sobre o futuro.

Continue navegando