Buscar

Avaliação Final (Discursiva)-Língua Portuguesa Laboratório de Texto

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Acadêmico:
	Silvia Silva de Souza (1389469)
	
	Disciplina:
	Língua Portuguesa: Laboratório de Texto (LET45)
	Avaliação:
	Avaliação Final (Discursiva) - Individual FLEX ( Cod.:443685) ( peso.:4,00)
	Prova:
	11501458
	Nota da Prova:
	7,00
	
	
Parte superior do formulário
	1.
	O Gênero Textual é o nome que se dá às diferentes formas de linguagem empregadas nos textos. Estas formas podem ser mais formais ou mais informais, e até se mesclarem em um mesmo texto, porém este será nomeado com o gênero que prevalecer. Escreva sobre o gênero textual: carta. Relate se ela utiliza uma linguagem formal ou informal, caracterize-a indicando seu tipo textual e/ou estilo.
	Resposta Esperada:
A carta, dependendo do destinatário pode ser informal, quando é destinada a algum amigo ou pessoa com quem se tem intimidade. E formal quando destinada a alguém mais culto ou que não se tenha intimidade. Dependendo do objetivo da carta, ela terá diferentes estilos de escrita, podendo ser dissertativa, narrativa ou descritiva. As cartas se iniciam com a data, em seguida vem a saudação, o corpo da carta e para finalizar a despedida.
�
	2.
	Textualidade é tudo aquilo que faz com que um texto seja um texto e não um amontoado de palavras, frases e/ou orações. Dentre os fatores de textualidade, há a coesão e a coerência e há os denominados fatores pragmáticos por estarem relacionados às situações de significação, ao uso da linguagem em contextos reais de produção de sentido, que são: a intencionalidade, a aceitabilidade, a situacionalidade, a informatividade e a intertextualidade. A partir disso, disserte sobre dois fatores de textualidade: a intencionalidade e a aceitabilidade.
	Resposta Esperada:
A intencionalidade está ligada ao modo como os produtores dos textos os usam para realizar suas intenções, produzindo textos adequados à obtenção dos efeitos desejados. 
A aceitabilidade está em sintonia com a intencionalidade. É a dita cooperação que acontece quando duas pessoas interagem por meio da linguagem. Na interação, as pessoas se esforçam para serem compreendidas e procuram calcular o sentido do texto do(s) interlocutor(es), partindo das pistas que ele contém e ativando seu conhecimento de mundo, da situação etc.
Parte inferior do formulário

Outros materiais