Buscar

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE PAULISTA
INSTITUTO DE CIÊNCIA E EXTAS E TECNOLOGIA
CURSO SUPERIOR DE GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA CIVIL
ATIVIDADE PRATICA SUPERVISIONADA – APS
CÁLCULO DE TENSÃO ADIMISSÍVEL DO SOLO 
 A tensão admissível do solo é calcula da através dos ensaios de sondagem do solo (STPs), NBR 6122 (ABNT, 2010) destaca que a tensão admissível de um solo pode ser encontrada através de três métodos distintos: métodos teóricos; semiempíricos e ensaio de prova de carga sobre placa. Nos métodos teóricos, a capacidade de carga é calculada a partir de formulações propostas por pesquisadores, baseadas na compressibilidade e resistência ao cisalhamento do solo. Já nos métodos semiempíricos os resultados de ensaios de campo, como é o caso da sondagem à percussão SPT, são relacionados diretamente à tensão admissível. 
 O ensaio de prova de carga sobre placa é utilizado principalmente na aferição dos valores obtidos nos métodos citados anteriormente, uma vez que possibilita plotar a curva tensão-recalque e, a partir da extrapolação desta curva, determinar o valor da capacidade da fundação superficial.
 Para o cálculo da tensão admissível do solo do projeto obtido utilizamos o ensaio de Sondagem a Percussão SP02 na cota 486,10 perfurado até 13m conforme anexo, através da seguinte fórmula σsp2= , sendo que N é a quantidade de golpes aplicado a cada metro, o resultado será dado por KN/m².
 Para resolução é necessário conhecer o bulbo de pressão representado por Z=2,5.a ou seja 2,5 vezes o maior lado da nossa sapata, conforme a NBR 6122 fundações rasas não pode passar de 3 metros de profundidade, o maior lado da sapata é 3 o resultado de Z= 2,5.2 = 7,5m, sendo assim a pressão da sapata exercida no solo será de 7,5m de profundidade.
 Conforme o relatório de sondagem SP 02, na medida de 03 metros de profundidade foram exercidos em média 08 golpes, então , 
Portando a tensão no solo no SP02 na cota 486,10 :
σsp2= = σsp2== 
σsp2= 800 kn/m²