Buscar

prova didatica

Prévia do material em texto

1.
	A Linguística é a área de estudo científico da linguagem e é considerado linguista o cientista que se dedica aos estudos a respeito da língua, fala e linguagem. Os estudos linguísticos influenciaram o ensino da língua portuguesa de maneira importante. A partir dessa afirmação, precisamos entender um pouco da história para que possamos compreender o impacto que os estudos linguísticos ocasionaram no ensino da língua portuguesa. Sobre os estudos que levaram às ramificações da Linguística, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) A Sociolinguística se dedica ao estudo da relação entre comportamento social, formação e aprendizagem de história. 
(    ) Surge a Linguística aplicada que se dedica ao estudo das formas de ensinar a língua. 
(    ) Surge a Linguística geral ou teórica, a psicolinguística e a sociolinguística. 
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	F - V - V.
	 b)
	V - V - F.
	 c)
	F - F - V.
	 d)
	V - F - V.
	2.
	Hoje em dia, o ato de ler não deve ser considerado um mero efeito de decodificar e codificar os signos. O ato de ler supõe uma prática de letramento. Dito em outras palavras, saber ler é, além de uma exigência da sociedade moderna, uma dinâmica experiência existencial. Sobre o processo de codificação e decodificação versus letramento, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) O ensino da língua portuguesa estava durante muito tempo pautado na decoreba das regras e sua aplicação, por isso, tinha-se em mente apenas o processo de decodificar e codificar os signos. 
(    ) Foi até a metade do século XV que a alfabetização estava associada à ideia de que apenas envolvia o desenvolvimento das habilidades de codificar e decodificar. 
(    ) É considerado recente o termo letramento, que surgiu após diversos questionamentos sobre essa forma de estrutura e organização. 
Assinale e alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - V - F.
	 b)
	V - F - V.
	 c)
	F - F - V.
	 d)
	F - V - V.
	3.
	É possível afirmar que os processos de ensino e aprendizagem não ocorrem apenas nos ambientes escolares, ou seja, podem ocorrer tanto em situações ou ambientes informais quanto formais. A aprendizagem pode ocorrer em diversos lugares, pois os ambientes informais de ensino estão por toda parte. Sobre o exposto, analise as seguintes sentenças:
I- Qualquer lugar em que possa ocorrer a construção do conhecimento podemos chamar de ambiente informal de ensino. 
II- Um passeio na praia que permita aprender sobre a vida das baleias, por exemplo, pode ser considerado um ambiente informal de ensino.
III- Uma atividade em casa que permite aprender, por exemplo, a preparar um tipo de alimento pode ser considerado um ambiente informal de ensino.
IV- A aprendizagem nos ambientes informais somente ocorre por meio do ensino sistematizado, em ambientes institucionalizados para este fim e com a presença do professor.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Somente a sentença II está correta.
	 b)
	As sentenças I e IV estão corretas.
	 c)
	As sentenças II e IV estão corretas.
	 d)
	As sentenças I, II e III estão corretas.
	4.
	Quando abordamos o termo "alfabetização" este se apresenta como um conceito bastante conhecido e familiar. É possível que qualquer pessoa responda que alfabetizar corresponde à ação de ensinar a ler e a escrever. Sobre o método de alfabetização adotado no Brasil durante boa parte do século XX, analise as seguintes sentenças: 
I- Foi o processo de codificação/decodificação responsável por gerar o chamado analfabetismo funcional. 
II- O conceito de analfabetismo funcional, inicialmente, associava-se àqueles que não dominavam a escrita. 
III- Foi a partir dos anos 60 que surgiu um novo termo associado à alfabetização: o letramento.  
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças I e III estão corretas.
	 b)
	Somente a sentença II está correta.
	 c)
	As sentenças I e II estão corretas.
	 d)
	As sentenças II e III estão corretas.
	5.
	Muitas transformações ocorreram ao longo do tempo na língua portuguesa. Podemos destacar o século XX, pois este trouxe novas modificações ao quadro do ensino da língua. Nessa época, chegam ao Brasil os estudos linguísticos e os cursos que ofertavam a graduação em Letras passam a contemplar em suas matrizes curriculares a disciplina de linguística. Sobre o exposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Vários fatores, como a abertura de novas escolas e menor rigor na seleção de docentes, apontaram uma crise na educação. 
(    ) A variante linguística que era utilizada por boa parte da população estudantil era a mesma utilizada nos livros didáticos e nas salas de aula. 
(    ) As abordagens que foram trazidas pelos estudos linguísticos evidenciaram aspectos desagradáveis da educação formal. 
Assinale e alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	F - F - V.
	 b)
	V - V - F.
	 c)
	F - V - V.
	 d)
	V - F - V.
	6.
	Na história do ensino formal, podemos perceber que o professor era o detentor do conhecimento, ou seja, ele detinha o conteúdo e o transmitia aos alunos. O ensino era pautado pelas palavras transmissão e recepção, sendo que os alunos eram vistos como sujeitos passivos. Sobre o exposto, analise as seguintes sentenças: 
I- No ensino formal, os conteúdos e a didática utilizada não podiam ser questionados. 
II- No ensino formal, os alunos apenas reproduziam o que tinham visto em sala de aula. 
III- No ensino formal, o currículo apresentava as disciplinas, que seguiam uma sequência de conteúdos interdisciplinares.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Somente a sentença II está correta.
	 b)
	As sentenças I e III estão corretas.
	 c)
	As sentenças II e III estão corretas.
	 d)
	As sentenças I e II estão corretas.
	7.
	No processo de colonização, foram os portugueses os nossos conquistadores e, desde o processo de colonização que passamos, eles trouxeram consigo toda a sua cultura. A língua portuguesa chegou ao Brasil por meio do processo de colonização, sendo que antes desse período, no Brasil, havia a predominância de línguas indígenas entre os falantes. Marquês de Pombal foi o responsável por realizar várias reformas em Portugal entre os anos de 1750 e 1777. Essas reformas tinham como objetivo modernizar o país e também propiciar maior rendimento das colônias, para que o processo de exploração aumentasse. No decorrer dessas reformas, a língua portuguesa foi oficializada no Brasil e passou a ser ensinada nas escolas aos falantes e, a partir disso, foi alvo de muito estudo. Sobre o exposto, analise as seguintes sentenças:
I- Anteriormente aos anos 1960, no Brasil, a língua era pesquisada por dois grupos de estudiosos, sendo eles os gramáticos e os filólogos. 
II- Ao estudar a língua, os gramáticos se concentravam em pesquisar a origem e a evolução histórica da língua. 
III- Ao estudar a língua, os filólogos se concentravam em estudar as normas que regem a língua falada. 
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Somente a sentença I está correta.
	8.
	Quando abordamos o termo "alfabetização" este se apresenta como um conceito bastante conhecido e familiar. É possível que qualquer pessoa responda que alfabetizar corresponde à ação de ensinar a ler e a escrever. Sobre o método de alfabetização adotado no Brasil durante boa parte do século XX, assinale a alternativa INCORRETA:
	 a)
	O conceito de analfabetismo funcional, inicialmente, associava-se àqueles que não dominavam a escrita.
	 b)
	Foi o processo de codificação/decodificação responsável por gerar o chamado analfabetismo funcional.
	 c)
	A partir dos anos 60 chegam ao Brasil os estudos linguísticos e passa-se a incluir nos cursos de Letras a disciplina de Linguística.
	 d)
	Foi a partir dos anos 60 que surgiu um novo termo associado à alfabetização:o letramento.
	9.
	Quando bem planejada, qualquer ação tende a ter sucesso e alcançar o objetivo previamente determinado. Assim também ocorre quando há o planejamento de uma aula a ser ministrada. O plano de aula auxilia o professor no seu planejamento. Sobre o plano de aula, analise as seguintes sentenças:
I- O plano de aula representa a relação dos objetivos a serem alcançados ao final de um dia letivo.
II- O plano de aula é a descrição de tudo que será realizado em uma ou mais aulas, bem como do tempo e dos recursos que serão necessários.
III- O plano de aula é um detalhamento do plano de ensino, no qual os tópicos previstos são sistematizados e especificados, tendo em vista uma situação didática real.
IV- O plano de aula consiste em um documento oficial, elaborado pela equipe pedagógica da escola, que deve ser seguido pelos professores.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 d)
	As sentenças I, II e III estão corretas.
	10.
	É a partir da década de 60 que começam no Brasil os estudos linguísticos. Por meio desses estudos é que houve modificação da ideia de língua que vinha sendo utilizada e, também, ensinada nas escolas. Dito de outra maneira, a linguística foi a responsável em trazer ao ambiente escolar uma nova perspectiva: a de que a língua é algo dinâmico e vivo. Sobre a linguística, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: 
(    ) A língua possui variações que decorrem de questões econômicas, sociais, regionais e de faixa etária, entre outras. 
(    ) Não houve a necessidade de repensar o ensino da língua portuguesa, pois esta não sofreu alteração em sua estrutura. 
(    ) A perspectiva de que o contexto é a chave para o entendimento da língua fica evidenciada nessa fase. 
Assinale e alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - F - V.
	1.
	São muitas as transformações que ocorrem no ensino da língua portuguesa. O ensino híbrido é uma junção dos métodos tradicionais de ensino com as novas tecnologias, ou seja, o ensino presencial com o ensino em ambiente virtual. Sobre o exposto, analise as sentenças a seguir:
I- O ensino híbrido é a combinação do aprendizado on-line com o aprendizado off-line.  
II- O ensino híbrido, na sua parte presencial, possui o professor assumindo um papel de mediador das atividades. 
III- O ensino híbrido, na sua parte on-line, prevê situações em que o aluno aprende sozinho. 
IV- Quando pensamos no contexto educacional que vivenciamos nos dias de hoje, não presenciamos muitas situações de ensino híbrido. 
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças III e IV estão corretas.
	 b)
	As sentenças II, III e IV estão corretas.
	 c)
	As sentenças I e IV estão corretas.
	 d)
	As sentenças I, II e III estão corretas.
	2.
	Por muito tempo na história do nosso país, o ensino de língua portuguesa esteve voltado para a gramática e as regras que a compõem, e o ensino de literatura enfocava as datas, as biografias de autores e as características de estilos de época. Sobre o que motivou uma mudança na forma de pensar o ensino da língua portuguesa, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	O advento dos estudos linguísticos mudou a forma de pensar a língua.
	 b)
	Os professores mudaram a forma de pensar a língua na década de 80 e revolucionaram o ensino.
	 c)
	Os professores de língua portuguesa mudaram a forma de pensar a língua, quando perceberam pouco aproveitamento na disciplina.
	 d)
	Os professores egressos dos cursos de letras foram os responsáveis por toda a mudança no ensino da língua na década de 70.
	3.
	Durante muito tempo da nossa história, o ensino de língua portuguesa pautou-se no ensino das regras gramaticais, da decoreba e na visão de que o professor era detentor do conhecimento. Quando falamos em literatura, o ensino enfatizava o estudo das datas, das biografias dos autores, bem como as características dos estilos da época que era estudada. Sobre os métodos e técnicas de ensino, analise as seguintes sentenças: 
I- As técnicas de ensino são procedimentos teóricos que visam tornar o ensino mais eficaz e formal. 
II- O método de ensino pode ser visto como um conjunto de orientações que auxiliam o docente a decidir quais as melhores práticas a serem utilizadas para otimizar o ensino. 
III- Entende-se como método de ensino o caminho que pretendemos percorrer para atingir os objetivos de aprendizagem. 
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças I e II estão corretas.
	 b)
	Somente a sentença III está correta.
	 c)
	As sentenças II e III estão corretas.
	 d)
	Somente a sentença I está correta.
	4.
	O estudo do texto literário em sala de aula ainda se apresenta como um grande desafio ao professor de literatura. Trabalhar com o literário demanda tempo e estratégias metodológicas adequadas para que o texto literário seja aceito pelos alunos. Os poemas, por exemplo, devem permear o planejamento do docente e estar presentes nos ambientes escolares. Sobre a democratização da poesia, analise as seguintes sentenças:
I- Para tornar a poesia mais próxima das pessoas, algumas estratégias podem ser observadas, como colocá-la em novos suportes. 
II- A estratégia da "poesia no ônibus" já foi utilizada em alguns lugares do Brasil, com o intuito de aproximar esse gênero e torná-lo mais familiar. 
III- Para apresentar o poema aos alunos, uma estratégia que pode dar certo é iniciar com os autores estrangeiros e desconhecidos. 
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Somente a sentença II está correta.
	 b)
	As sentenças I e III estão corretas.
	 c)
	As sentenças II e III estão corretas.
	 d)
	As sentenças I e II estão corretas.
	5.
	Por muito tempo na história do nosso país, o ensino de língua portuguesa esteve voltado para a gramática e as regras que a compõem, e o ensino de literatura enfocava as datas, as biografias de autores e as características de estilos de época. Sobre o ensino de língua portuguesa nas escolas, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Ainda encontramos nos dias de hoje professores que enfatizam apenas uma forma de ensino da língua e que não consideram as variações linguísticas.
	 b)
	O ensino da língua portuguesa deve estar de acordo com os PCN e não precisa levar em consideração o estudo do texto, mas sim a gramática normativa.
	 c)
	O ensino da língua portuguesa deve estar de acordo com os PCN e não precisa levar em consideração a realidade do aluno, pois precisa prepará-lo para o mercado de trabalho.
	 d)
	Os egressos dos cursos de Letras já sabem como devem trabalhar com o ensino da língua portuguesa nas escolas, atualmente.
	6.
	Muito se fala em qual a maneira correta ou errada de ensinar, qual a metodologia mais apropriada e como fazer para obter êxito no processo de aprendizagem. Receitas prontas sempre vão gerar desconfiança, pois são muitos os fatores que envolvem a escolha pelo método ou a técnica de ensino mais adequada para cada situação. Libâneo (2011) faz uma classificação dos métodos de ensino. Com base no exposto, analise as sentenças a seguir:
I- Método de exposição: conhecido como aula expositiva. 
II- Método de trabalho independente: o professor orienta as atividades que serão realizadas pelo aluno. 
III- Método de elaboração conjunta: são as atividades coletivas que propiciam a integração e a colaboração dos alunos para executar a tarefa. 
IV- Método de trabalho em grupo: é a promoção de situações de interação que permitem ao aluno construir seus conhecimentos. 
Assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: LIBÂNEO, José Carlos. Didática. 28. ed. São Paulo: Cortez, 2011.
	 a)
	As sentenças I e II estão corretas.
	 b)
	As sentenças I, II e III estão corretas.
	 c)
	As sentenças II e IV estão corretas.
	 d)
	As sentenças III e IV estão corretas.
	7.
	Para ensinarmos a língua portuguesa aos alunos, precisamos nos apoiar em uma determinada concepção de linguagem.Sendo assim, não basta que apenas a entendamos, é preciso que a concepção de linguagem adotada seja subsídio para as nossas ações e se torne parte fundante do nosso planejamento e de nossas práticas. Geraldi (2006) aponta três concepções de linguagem em seus estudos. Sobre o exposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Linguagem como prática de ensino. 
(    ) Linguagem como forma de interação. 
(    ) Linguagem como instrumento de comunicação. 
(    ) Linguagem como reflexo do pensamento. 
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
FONTE: GERALDI, João Wanderley. Concepções de linguagem e ensino de português. In: O texto na sala de aula. 4. ed. São Paulo: Ática, 2006. p. 39-53.
	 a)
	F - V - V - V.
	 b)
	V - F - V - V.
	 c)
	V - F - V - F.
	 d)
	F - V - F - V.
	8.
	Os Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental apresentam a proposta de inserção dos textos literários nas aulas de língua portuguesa. No caso dos PCN do Ensino Médio, há um destaque para a formação de leitores críticos. Sobre as competências gerais a serem desenvolvidas no estudo do texto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Considerar a Língua Portuguesa como fonte de legitimação de acordos e condutas sociais.
(    ) Recuperar, pelo estudo do texto literário, as formas instituídas de construção do imaginário coletivo.
(    ) Confrontar opiniões e pontos de vista sobre as diferentes manifestações da linguagem. 
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - V - F.
	 b)
	V - F - F.
	 c)
	V - V - V.
	 d)
	F - F - V.
	9.
	Os desafios enfrentados pelos professores de literatura em sala de aula permeiam diversos motivos, desde o docente que não lê, muitas vezes, até o fato de os jovens não despertarem o gosto pelos textos literários. Os Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental apresentam a proposta de inserção dos textos literários nas aulas de língua portuguesa. Sobre o texto literário nos documentos oficiais da educação, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: 
(    ) O texto literário não se diferencia dos demais apenas pelo seu conteúdo, mas sim pelos seus aspectos linguísticos. 
(    ) O trabalho com o texto literário em sala de aula contribui com para com o entendimento da própria língua, do indivíduo e da sociedade que se insere. 
(    ) Nos PCN, não há definição expressa da metodologia a ser utilizada no trabalho com a literatura. 
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - V - F.
	 b)
	F - F - V.
	 c)
	V - F - F.
	 d)
	V - V - V.
	10.
	O texto literário em sala de aula ainda se apresenta como um grande desafio ao professor de literatura. Trabalhar com o literário demanda tempo e estratégias metodológicas adequadas para que o texto literário seja aceito pelos alunos. O varal literário, por exemplo, é uma estratégia pertinente para introduzir o texto literário nas escolas. Sobre o varal literário, analise as seguintes sentenças:
I- O varal literário é um recurso utilizado apenas para poemas. 
II- No varal literário, o objetivo é que se apresentem poemas elaborados pelos alunos ou selecionados por eles. 
III- O varal literário pode ser utilizado para pequenos textos, de qualquer gênero. 
Assinale a alternativa CORRETA:
	 c)
	As sentenças II e III estão corretas.

Continue navegando