Buscar

1455961_Psicoterapia da Família - ED I - Ciclo Vital (1)

Prévia do material em texto

PONTÍFICIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MINAS GERAIS 
CURSO: PSICOLOGIA/CORAÇÃO EUCARÍSTICO
DISCIPLINA: Psicoterapia Da Família I – turno manhã
Professora: Dra. Roberta Carvalho Romagnoli 	 
Carga Horária: 60 horas
Valor: 05 pontos
Lucas Vidal e Mayara Camargos da Silveira
ESTUDO DIRIGIDO I
Texto:
CEVERNY, Ceneide Maria de Oliveira & BERTHOUD, Cristiana Mercadante Esper. Ciclo Vital da família brasileira. In: OSORIO, Luiz Carlos & VALLE, Maria Elizabeth Pascual. Manual de terapia familiar. Porto Alegre: ARTMED, 2009, p. 25-37.
Escolha uma das fases do ciclo vital da família e revele as tarefas específicas, de acordo com essa etapa, a serem enfrentadas pela família. 
A fase de aquisição diz à respeito até a entrada dos filhos na adolescência. Segundo Cerveny e Berthoud , em todas as fases do ciclo vital, as pessoas que fazem parte da família estão em processo de aquisição que é a característica mais central e específica. A família vive seu tempo de crescer, no tamanho, na escolha do modo de vida, na busca de uma casa para morar, na divisão cada vez maior do espaço para a criação e a educação dos filhos, na convivência com o avós, tios, irmãos, vizinhos, escolas e comunidade.
Os filhos pequenos também fazem parte dessa primeira fase, em que se inicia a aquisição de um modelo familiar próprio, com as pessoas selecionando, entre os modelos adquiridos em suas famílias de origem, aqueles que vão adotar em seu casamento. A chegada do primeiro filho é um grande marco na fase de aquisição, indicando a mudança de papéis no sistema familiar.
A formação profissional também está presente nessa fase onde possam incluir a família nas tomadas de decisões e benefícios por meio do trabalho. 
Os filhos pequenos também fazem parte dessa primeira fase, em que se inicia a aquisição de um modelo familiar próprio, com as pessoas selecionando, entre os modelos adquiridos em suas famílias de origem, aqueles que vão adotar em seu casamento. A chegada do primeiro filho é um grande marco na fase de aquisição, indicando a mudança de papéis no sistema familiar. Um ritual de transição, como marca da transição do jovem adulto solteiro para o jovem adulto casado, pode indicar um maior fortalecimento do laço emocional do novo casal, salientando a importância dos rituais familiares como simbolizadores de mudanças.
Como essas características dessa fase estão sendo enfrentadas pelas famílias hoje?
Uma das maiores mudanças foi na dinâmica e no funcionamento familiar mostrando-se com capacidade de transformação para a de novos recursos a fim de resolver as dificuldades que se apresentam no cotidiano, com uma reprodução contínua de novos modos de constituição familiar e subjetiva. Uma eterna modificação nos modos de organização. 
Vocês percebem diferenças entre as famílias de camadas médias e de camadas baixas na vivência dessa etapa? Por quê?
Sim, pois cada individuo vai transmitir seus valores e normas à partir da sua organização durante sua vida. Pois, família de camadas mais pobres tendem a cuidar mais uns dos outros visando o bem comum. Entretanto, a miséria pode gerar uma desumanização das novas gerações através dos vários tipos de violência doméstica. As famílias tem de serem protegidas pelos programas do estado a fim de uma melhor flexibilidade diante dos vários arranjos diferentes vistos cotidianamente. 
Vocês acham que a família pode chegar ao consultório com a vivência dessa fase? Por quê? Esclareça os problemas que podem ser produzidos pelo grupo.
Sim. Podemos encontrar alguns sintomas que mostram que um caso permanece na fase de aquisição.
O casal não conseguiu construir uma nova união familiar.
O casal não conseguiu se adaptar.
O casal não conseguiu construir novos padrões de relacionamentos.
O casal não consegue interagir.
O casal não conseguiu deixar hábitos ou costumes de famílias de origens.
Durante a formação de um casal acontece um conjunto de fatores complexos que exigem muito esforço para que se construa uma nova família.

Continue navegando