Buscar

ATIVIDADE CONTEXTUALIZADA FINANÇAS

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

UNAMA
GESTÃO FINANCEIRA
FINANÇAS
 PROFESSOR LUCIANO SANTANA
KEITY SARAH ANDRADE DA SILVA
ALEX CAVALEIRO DA FONSECA
Dentre as técnicas utilizadas para avaliar a viabilidade financeira de projetos ou novos negócios, temos o valor presente líquido (VPL) e a taxa interna de retorno (TIR). Pesquise sobre essas duas técnicas, liste as principais vantagens e desvantagens de cada uma. Crie uma situação de investimento em um projeto, e utilize as duas técnicas acima para avaliá-lo, compare e interprete os seus resultados.
* Valor presente Líquido: Vantagens: Leva em conta o valor do dinheiro no tempo, considera o custo de capital da empresa (TMA), aplica-se a qualquer fluxo de caixa (convencional e não convencional) e Calcula a reinversão dos fluxos de caixa à TMA. Desvantagens: Exige o conhecimento de diversos parâmetros, principalmente no que tange uma precisa estimativa dos fluxos de caixa que serão utilizados para análise;Se define em termos absolutos (unidades monetárias) ao invés de relativos, não levando em conta a escala do projeto; Não considera a vida do projeto, isto é, o prazo de duração de cada projeto. Por isso, de forma análoga ao problema de escala, um projeto com maior duração possui um viés para apresentar um VPL superior, mesmo que não seja a melhor opção e o VPL, projetos grandes, que envolvem um grande montante de investimento inicial, tendem a apresentar um VPL superior a projetos menores, mesmo que estes projetos grandes não sejam necessariamente melhores em termos relativos.
* Taxa Interna de Retorno: Vantagens: Considera o valor do dinheiro no tempo e é fácil para comparar projetos de investimentos, pois leva em conta a escala e a vida dos projetos, devido ao seu caráter relativo (resultado expresso em percentual) e não absoluto, como o VPL.
 Desvantagens: Pressupõe a reinversão dos valores à própria TIR (resultando em taxas “sub” ou superestimadas), pode haver múltiplas taxas de retorno, ou mesmo não ter solução, dependendo do fluxo de caixa do projeto e não é recomendada em situações de projetos com fluxo de caixa não convencional.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFIAS
PRATES.Wladmir. O que é TIR (Taxa Interna de Retorno)?. 18 Jun 2016. Disponível em: < https://www.wrprates.com/o-que-e-tir-taxa-interna-de-retorno/>
Acesso em: 18 nov 2018;
PRATES.Wladmir. O que é VPL (Valor Presente Líquido)?.13 mai 2016. Disponível em: < https://www.wrprates.com/o-que-e-vpl-valor-presente-liquido/> Acesso em: 18 nov 2018;

Outros materiais