Buscar

Discursiva 1 - Gerência de Produção

Prévia do material em texto

Discursiva 1 – Gerencia de Produção 
Discursiva 1: Qual a diferença entre uma DOP e uma IGP?
 
     Para sabermos a diferença primeiro precisamos exemplificar o que constitui cada uma delas, as DOP´s  (Denominações de Origem Protegida) e IGP´s (Indicação Geográfica Protegida) são sistemas usados para ser reconhecida uma alta qualidade nos seus produtos, tendo como características a matéria prima, condições climáticas, métodos de cultivo, de colheita, manipulação, a influência do ser humano ou seja todo o processo envolvido na fabricação ou parte dele.
     A diferença entre uma DOP e uma IGP, de acordo com a comissão de agricultura da União Europeia, está no fato de uma DOP designa o nome de um produto que é produzido com uma tecnologia especifica, aliada á uma região especifica, que tem qualidades e características de uma área e todas as fases de produção relacionadas com certo produto, ocorrem naquela área. (Ex: Vinho produzido na serra gaúcha). Já a IGP é muito parecida segue a mesma idéia, deve ter vinculo com ao menos uma das etapas de produção, transformação ou elaboração relacionada á região de fabricação.
     As DOP´s e IGP´s surgiram com o objetivo principal de suprir a necessidade de um consumidor cada vez mais exigente, visando a qualidade do produto, assim desenvolvendo certas regiões onde os processos tradicionais de produção são mantidos, comunidades se desenvolvem, compram matérias-primas em conjunto,  trabalham mutuamente desenvolvendo um produto possível de ser inscrito em uma zona geográfica predeterminada.
 
Paulo Emilio Vogt Frank
CGU - 124469010

Continue navegando