Buscar

Artigo Final

Prévia do material em texto

SISTEMA DE CONTROLE PARA BANCADA HIDRÁULICA
Danielly Moreira;
Huberth Vladimir;
Luiz Philippe;
Matheus Mazzinghy;
Vinicius Araújo;
Vinicius Dantas;
Wendel Wagner
Montes Claros
Abril de 2019
Danielly Moreira;
Huberth Vladimir;
Luiz Philippe;
Matheus Mazzinghy;
Vinicius Araújo;
Vinicius Dantas;
Wendel Wagner
SISTEMA DE CONTROLE PARA BANCADA HIDRÁULICA
Trabalho apresentado como requisito parcial para obtenção de nota na disciplina Projeto Interdisciplinar nas UNIFIPMoc.
Montes Claros
Abril de 2019
Resumo
Segundo Daronch e Zorzan (2013), através da literatura cientifica é possível ter acesso a diversos conceitos e afirmações já comprovados, porém ainda existe a necessidade de testar tais conceitos através de experimentos práticos. Atualmente o Centro de Práticas em Engenharia, Arquitetura e Gestão (CEPEAGE) possui duas bancadas didáticas para auxilio em aulas práticas de hidráulica e pneumática, porém, ainda existe carência no que se diz respeito a controle, segurança e medição. Este trabalho visa o desenvolvimento de um sistema para controle de processo hidráulico, o sistema será implantando em uma das bancadas didáticas do laboratório de pneumática e hidráulica do Centro de Práticas em Engenharia, Arquitetura e Gestão (CEPEAGE) das UNIFIPMoc. O trabalho começou com uma pesquisa bibliográfica, buscando na literatura científica artigos relacionados à importância de aulas praticas para o aprendizado, e também sobre sistemas de controle, a partir do resultado da pesquisa, uma bancada de testes foi construída a partir de materiais reciclados para teste do sistema de controle proposto. Espera-se que o sistema possa tornar as aulas praticas ainda mais interativas, com a possibilidade de controle não somente elétrico, mas também computadorizado. Mesmo com a bancada de testes ainda não estando finalizada, é possível concluir que, aulas praticas são de extrema importância para o aprendizado, e isso se amplifica quando a exposição do aluno ao conteúdo é feito de forma consistente e interativa. 
Palavras-chave: Bancada Didática. Sistemas Hidráulicos. Aulas Práticas.
Sumário
Introdução..............................................................................................................5
Objetivo Geral........................................................................................................5
Objetivos Específicos..............................................................................................6
Referencial Teórico...............................................................................................6
Bancadas Didáticas.................................................................................................6
Sistemas Hidráulicos...............................................................................................7
Sistema de Controle de Processos.........................................................................7
Controladores..........................................................................................................9
Arduino....................................................................................................................9
Python....................................................................................................................10
Controlador Lógico Programável (CLP).................................................................10
Metodologia..........................................................................................................11
Materiais................................................................................................................11
Métodos.................................................................................................................15
Resultados e Discussões...................................................................................18
Conclusão............................................................................................................19
Referências..........................................................................................................20
Introdução
Aulas praticas são de extrema importância para o aprendizado dos alunos, pois, além de os instigar a pensar de forma criativa para resolução de problemas, a observação pratica de um fenômeno explicado em sala de aula, garante uma melhor absorção do conteúdo (DARONCH E ZORZAN, 2013). Ainda segundo Daronch e Zorzan (2013), através da literatura cientifica é possível ter acesso a diversos conceitos e afirmações já comprovados, porém ainda existe a necessidade de testar tais conceitos através de experimentos práticos.
Atualmente o Centro de Práticas em Engenharia, Arquitetura e Gestão (CEPEAGE) do Centro Universatorio FIPMoc (UNIFIPMoc) conta com duas bancadas didáticas de hidráulica para auxilio em aulas práticas, porém, ainda existe carência no que se diz respeito a controle, segurança e medição. Com base nessa deficiência, este trabalho propõem a implementação de um sistema de controle aplicado em uma das bancadas, visando tornar o uso da bancada ainda mais didática e visual, onde será possível, a observação e controle de alguns indicadores que, atualmente somente são abordados na teoria, como vazão do fluido hidráulico e força do pistão movido, além de tornar seu uso mais seguro para os alunos, com a possibilidade de identificação de falhas.
Objetivo Geral
Este trabalho visa o desenvolvimento de um sistema para controle de processo hidráulico, o sistema será implantando em uma das bancadas didáticas do laboratório de pneumática e hidráulica do Centro de Práticas em Engenharia, Arquitetura e Gestão (CEPEAGE) das UNIFIPMoc.
Objetivos Específicos
Desenvolver um painel a partir de material recicláveis para verificação e testes do sistema;
Acoplar sensores no painel;
Desenvolver uma plataforma Supervisória baseada em linguagem Python;
Realizar controle dos motores bomba e dos sensores através do microcontrolador Arduino.
 
Referencial Teórico
Este capítulo traz uma revisão da literatura sobre a importância e funcionamento de uma bancada didática, sobre as medições que podem ser realizadas e instrumentos possíveis de serem usados, além também, de abordar o tema controle de processos.
Bancadas Didáticas
Segundo Daronch e Zorzan (2013), ultimamente, as faculdades com cursos relacionados à engenharia em geral, focam cada vez mais seus estudos em aulas práticas em conjunto a laboratórios, bancadas didáticas, máquinas, ferramentas, aparelhos metrológicos entre outros, deixando o aluno mais próximo do que encontrará em sua vida profissional.
Partindo da necessidade de experimentos práticos, somos apresentados às bancadas didáticas, que, segundo Jurach e Rodrigues (2003, apud Daronch e Zorzan, 2013), são ferramentas para auxilio para experimentos, que garantem uma montagem de diversos sistemas, variando diversos parâmetros. Ainda, de acordo com Daronch e Zorzan (2013), com o uso desse tipo de bancada é possível uma maior diversificação das aulas, tornando-as dinâmicas e ainda mais atrativas aos estudantes.
Sistemas Hidráulicos
Um sistema hidráulico é um conjunto de elementos associados, para que, através de um fluido como meio de transferência de energia, permite a transmissão e controle de forças e movimentos (LINSINGEN, 2003). Podemos definir como fluido, qualquer substancia que tenha a capacidade de escolar, e assumir a forma do recipiente em que se encontra, (FIALHO 2011, apud Daronch e Zorzan, 2013), em um sistema hidráulico sua função não é somente de transferência de força, mas também age como lubrificante interno dos componentes do sistema, como bombas e cilindros (LYCOS, 2018).
Principais vantagens:
Segundo Lycon (2018), sistemas hidráulicos possuem as seguintes vantagens em comparação a outras formas de transferência de movimento:Simplicidade, segurança, economia: Em geral, usam menos peças móveis em comparação com sistemas mecânicos e elétricos.
Força e torque: É o único sistema capaz de fornecer alto torque e alta força constantes, independe da variação de velocidade.
Fácil instalação, flexibilidade e precisão de controle.
Principais componentes:
Segundo Lima (2015), podemos observar alguns itens básicos nos sistemas hidráulicos:
Reservatório:	Têm	por	finalidade	básica	armazenar	e	facilitar	a manutenção do fluido.
Bomba Hidráulica: Utilizada para conversar energia mecânica em hidráulica, movimentando o fluido.
Filtro: Servem para separar impurezas sólidas ou gases dos fluidos.
Termômetro: Utilizado para indicar a temperatura do fluido.
Manômetro: Medidor de pressão do fluido.
Atuadores: São mecanismos que transformam a energia hidráulica em trabalho:
Com sua importância crescendo desde o século XIX, devido sua velocidade em controle e inversão, sistemas hidráulicos são de vital importância para a indústria, ainda atualmente, nota-se que a hidráulica vem se destacando e ganhando espaço como um meio de transmissão de energia nos mais variados segmentos do mercado, sendo a Hidráulica Industrial e Móbil. Estando presente ainda, em todos os setores industriais (SILVA, 2014).
Sistema de Controle de Processos
De acordo com Calegari (2018), controle de processos industriais é uma solução de automação realizada por máquinas chamadas de controladores de processos, e tem como objetivo, medir o valor da variável de processo, determinar a correção, aplicar correção, pode ser responsável por controlar parte do processo somente, ou ele como um todo.
Para que o que o controle do sistema possa de fato acontecer, é necessário, medição de suas variáveis de saída, e ainda, em geral, caso aja necessidade de um sistema mais preciso, esse sinal de saída é comparado a um sinal de referência, e a diferença entre esses sinais, é chamada de erro, erro este que será usado para determinar um sinal de controle, para que deve tornar o sinal de saída cada vez mais próximo ao sinal de referencia, todo este conjunto é chamado de malha de controle (HEY, 2008).
A Malha de controle geralmente se divide em dois tipos básicos (AMARAL,
2011):
Malha Fechada: O sinal de saída possui efeito direto no sinal de controle, pois, é comparado com um sinal referencia denominado setpoint.
Malha Aberta: Não existe retroalimentação, ou seja, o sinal de saída não é medida, logo, não tem efeito sobre o sinal de controle.
Controladores
Os controladores de processo são elementos utilizados na automação industrial, responsáveis por controlar processos industriais ou parte deles por meio de algoritmos programáveis de controles. Contudo, não atuam sozinhos, necessitam de outros elementos, como atuadores e principalmente, sensores. Os primeiros controladores surgiram em meados do século XX, quando o matemático e engenheiro James Watt projetou um regulador centrífugo para controlar a velocidade das máquinas a vapor. Nesse período, os controladores eram totalmente após esse momento, foram criados os controladores de ganho ajustável, devido à necessidade de transmitir informações para um centro de controle industrial (GROUP PROMOTION, 2017).
Arduino
De acordo com McRoberts (2011), Arduino é, em termos práticos, um pequeno computador, programável, utilizado em plataformas de prototipagem e eletrônica embarcada, podendo ser utilizado no desenvolvimento de projetos interativos independentes, mas também, pode ser conectado a um computador ou rede, ou até mesmo à Internet para recuperar e enviar dados. Este dispositivo foi criado com a intenção de ser acessível e funcional especialmente direcionado para estudantes e projetistas amadores, utiliza também o conceito de hardware livre, ou seja, pode ser modificadas por qualquer usuário, com placas, denominadas Shields, utilizadas para expandir suas funcionalidades (THOMSEN, 2011). É inegável simplicidade de operação e possibilidades de uso, desta plataforma, o que o torna muito acessível, ja que não exige grandes conhecimentos técnicos em montagem, já que sua plataforma é modelada de fábrica, além da gratuidade de acesso aos softwares para programá-lo e da facilidade, no quesito custo de compra da placa e de vários outros equipamentos compatíveis, dada a disponibilidade de muitos modelos no mercado. Por outro lado, o Arduino não fornece a seus usuários conhecimentos mais aprofundados acerca de arquitetura de microcontroladores, limitando seu uso a projetos mais simples. Com tudo, a plataforma Arduino é uma boa saída para projetos iniciais de estudantes e para montagens de controladores sensíveis ao ambiente em diversas situações do cotidiano ( RIBEIRO ET AL, 2017).
Python 
Python se trata de uma linguagem de programação de altíssimo nível, bastante interpretativa e interativa, possuindo uma sintaxe clara e concisa, tornando-a mais produtiva. Além disso, é um software Open Source (código aberto) permitindo inclusive, que a linguagem seja incorporada a produtos proprietários. É muito utilizada como linguagem principal no desenvolvimento de sistemas, porém, atualmente também é muito aplicada como linguagem script em vários softwares, o que permite a automatização de tarefas e adição de novas funcionalidades, além disso, ainda é possível integrar o Python a outras linguagens, como a Linguagem C e Fortran (BORGES 2010). 
Segundo o Índice Tiobe (2019), dentro de 3 ou 4 anos, a linguagem Python se tornara a linguagem de programação mais popular do mundo, devido a sua simplicidade e robustez.
Controlador Lógico Programável (CLP)
São dispositivos de controle programáveis que permitem a realização de atividades de controle sequencial com muito mais possibilidades do que sistemas convencionais, por este motivo, são amplamente utilizados na indústria. Nos primórdios eles basicamente substituíam a chamada lógica de contatores ou relés. Hoje em dia, assumem as funções de controle discreto, incorporando blocos funcionais como o bloco PID (ETEC Trajano Camargo, 2012).
Metodologia
Este capítulo detalha todos os materiais e componentes utilizados na construção do protótipo, além de detalhar as etapas de produção.
Materiais
Abaixo lista de materiais para execução so protótipo.
Arduino Uno
Baseada no microcontrolador Tmega328, a placa Arduino Uno é uma opção mais simples e robusta, oferece um hardware que, apesar de mínimo, atende as expectativas, ainda mais para a produção de projetos mais simples, possui 14 pinos de entrada/saída digital, 6 entradas analógicas, um cristal oscilador de 16MHz, uma conexão USB, uma entrada de alimentação uma conexão ICSP e um botão de reset. Contendo todos os componentes necessários para suportar o microcontrolador, necessitando apenas ser conectado a um computador pela porta USB ou alimentar com uma fonte ou com uma bateria para começar a ser utilizado (SOUZA, 2013).
Imagem 1: Arduino Uno
Fonte: Baú da Eletrônica
HC-SR04 – Sensor Ultrassônico de Distância
O HC SR04 é amplamente utilizado em medição de distancia, ou para evitar colisões. Seu funcionamento se baseia na emissão de um pequeno pulso sonoro de alta frequência que se propagará na velocidade do som no meio em questão,ao atingir algum obejeto, um sinal de eco será refletido para o sensor. A distância entre o sensor e o objeto pode então ser calculada caso saibamos o tempo entre a emissão e a recepção do sinal, além da velocidade do som no meio em questão. (VIDA DE SILÍCIO).
Imagem 2: Sensor Ultrassônico de Distância- HC-SR04
Fonte: Vida De Silício
Display LCD 16×2
Display LCD que possui interface com Arduino, de fácil utilização, possui controlador HD44780 (FILIPEFLOP).
Imagem 3: Display LCD 16×2 Backlight Azul - 
Fonte: FILIPEFLOP
Sensor De Fluxo Vazão De Agua 1/2 1-30l/min 
Seu funcionamento se dá, a partir de uma um válvula em formato de catavento com um imã acoplado que trabalha em conjunto com um sensor hall paraenviar um sinal PWM. Através destes pulsos é possível medir a vazão de água, sendo que cada pulso mede aproximadamente 2,25mm (FILIPEFLOP).
Modelo: YF-S201B
Tipo de sensor: Efeito Hall
Tensão de operação: 5-24V
Corrente máxima: 15mA (5V)
Faixa de fluxo: 1-30L/min
Pressão máxima: 2,0 MPa
Pulsos por litro: 450
Frequência (Hz) = 7,5*Fluxo(L/min)
Temperatura de trabalho: -25 a 80°C
Exatidão: 10%
Comprimento do cabo: 15cm
Dimensão conexão: 1/2″
Dimensão diâmetro interno: 0,78″
Dimensão externa: 2,5″ x 1,4″ x 1,4″
Imagem 4: Sensor de Fluxo de Água 1/2″ YF-S201b
Fonte: FILIPEFLOP
Bomba Centrífuga - Micro Brushless Submersible
Dimensões: Aprox 9 cm x 5 cm x 7 cm (L x W x H)
Tensão nominal: 24 V DC.
Corrente: 1,05 A.
Diâmetro da Tomada: 20.3mm
Diâmetro da Entrada: 20.3mm
Vazão máxima: 600L/H
Cabeça da bomba: 3.8 M.
Temperatura de trabalho: 0 ° ~ + 100 °
Vida útil: 20000 horas acima.
Motor: motor Brushless DC.
Bomba: bomba Centrífuga.
Taxa impermeável: IP68
Imagem 5: Bomba Centrífuga - Micro Brushless Submersible
Fonte: Mercado Livre
Bomba Submersa Sarlo Better 280 L/h - 220v
Imagem 6: Bomba Submersa Sarlo Better 280 L/h - 220v -
Fonte: Os autores
Métodos 
O trabalho começou com uma pesquisa bibliográfica, buscando na literatura científica artigos relacionados à importância de aulas praticas para o aprendizado, e também sobre sistemas de controle, a partir do resultado da pesquisa, uma bancada de testes foi elaboradas sistema de controle proposto.
A bancada de testes foi construída a partir de material reciclado, e é composta por, um pistão hidráulico, dois motores, uma tela LCD, e dois sensores de proximidade, acoplados é um painel de madeira.
Bancada de testes
 Como dito antes, a bancada foi construída a partir de uma chapa de madeira, cortada no formato de painel, e pintada com uma tinta na cor alumínio para acabamento.
Imagem 7: Chapa de madeira sendo cortada nas medidas
Fonte: Os autores
Imagem 8: Painel sendo preparado para pintura
Fonte: Os autores
Imagem 9: Painel após pintura
Fonte: Os autores
Sistema de controle
O controle dos sensores foi realizado através da plataforma Arduino, mas também, visando um melhor acompanhamento do conjunto, um sistema Supervisório foi desenvolvido utilizado a linguagem Python, através deste sistema, é possível acompanhar em tempo real os funcionamento de todos os sensores e equipamentos do painel.
Imagem 10: Layout final do Supervisório
Fonte: Os autores
Para controle do motor, foi utilizado PWM (Pulse Width Modulation), em português, Modulação de Largura de Pulso, utilizado para regular a tensão elétrica de motores, lâmpadas e demais equipamentos eletrônicos, muito útil quando se necessita de controle de motores, luminosidade, vazão entre outros (MECAWEB, 2014), a plataforma Arduino já possui saídas para PWM, com o auxílio de um mosfet (transistor) o sinal enviado pelo Arduino é coletado pela entrada, ligando e desligando o transistor, causando assim, uma variação da tensão, com isso, é possível controlar a potência do motor. Uma interface gerada pelo Processing, uma linguagem de programação existente desde 2001, desenvolvida por Casey Reas e Ben Fry, utilizada para desenvolvimento de artes visuais, possuindo um ambiente integrado para desenvolvimento de software também conhecido como IDE (Integrated Development Environment) para a execução do seu código (SOUSA 2015).
Imagem 11: Interface utilizada para o PWM
Fonte: Os autores
Resultados e Discussões
Com o painel de testes pronto, o sistema foi testado quanto ao seu funcionamento.
Imagem 12: Painel de testes finalizado
 
Fonte: Os autores
O sistema respondeu bem aos comandos, com o PWM variando para controlar a potência do motor.
Imagem 13: PWM em funcionamento
 
Fonte: Os autores
 Através do sistema proposto, foi possível controlar de forma computadorizada o avanço do pistão hidráulico, além de todo o processo ter sido acompanhado em tempo real o pelo Supervisório, todas as informações foram plotadas no Display, melhorando ainda mais o acompanhamento. 
Conclusão
A partir dos resultados demonstrados, pode-se concluir que o grupo atingiu o objetivo de desenvolver um sistema de controle hidráulico. O sistema ainda necessita de melhorias, mas já atinge grande parte dos objetivos propostos. Porém, ainda é possível um aprimoramento com pesquisas futuras, utilizando módulos Wi-Fi para realizar o controle remotamente, o tornado ainda mais versátil. 
Referências
ZORZAN, Flávio Boufleur; DARONCH, Jéferson. DESENVOLVIMENTO DE UMA BANCADA DIDÁTICA DE HIDRÁULICA.2013. 32 f. Monografia
(Especialização) - Curso de Engenharia Mecânica, Faculdade Horizontina, Horizontina, 2013.
RODRIGUES, M. J; JURACH, P. J; GIORDANI, R. E. Bancada Didática de
Pneumática. CEFET. Rio Grande do Sul, 2003.
FIALHO, A. B. Automação Hidráulica: Projetos, Dimensionamento e Análise de Circuitos. 6ª Ed. São Paulo: Editora Érica, 2011.
LINSINGEN, I. V. Fundamentos de Sistemas Hidráulicos. 2º Ed. Florianópolis: Editora UFSC, 2003.
O QUE são Sistemas Hidráulicos?. [S. l.], 30 maio 2018. Disponível em: https://www.lycosequipamentos.com.br/noticias/pt/ler/9/o-que-sao-sistemas- hidraulicos?. Acesso em: 16 abr. 2019.
LIMA, Gustavo Fernandes de. Componentes de um Sistema Hidráulico. [S. l.: s.	n.],	2015.	Disponível	em: https://docente.ifrn.edu.br/gustavolima/disciplinas/comandos-eletrohidraulicos- e-eletropneumaticos/componentes-de-um-sistema-hidraulico-i-sub. Acesso em: 16 abr. 2019.
SILVA, JACKSON TENORIO DA. A IMPORTÂNCIA DA HIDRÁULICA. In: 12º SIMPÓSIO DE ENSINO DE GRADUAÇÃO, 2014, Piracicaba. Anais [...].
Piracicaba: Universidade Metodista de Piracicaba, 2014.
CALEGARI, RAPHAEL. Controle de Processos Industriais. [S. l.], 21 nov. 2018. Disponível em: http://blog.murrelektronik.com.br/controle-de-processos- industriais-saiba-mais/. Acesso em: 17 abr. 2019.HEY, Fernando. Estratégias de Controle Aplicadas ao Problema de Dirigibilidade de Veículos Terrestres em Trajetórias Fechadas Pré-Definidas. 2008. Dissertação (Mestre em Engenharia Mecânica) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2008.
O QUE SÃO CONTROLADORES NA AUTOMAÇÃO INDUSTRIAL?. [S. l.], 12
jul.	2017.	Disponível	em:	http://www.group-promotion.com/o-que-sao- controladores-na-automacao-industrial/. Acesso em: 17 abr. 2019.
MCROBERTS, Michael. Arduino Básico. São Paulo: Novatec, 2011. 456 p
THOMSEN, Adilson. O que é Arduino? 2011. Disponível em: <https://www.filipeflop.com/blog/o-que-e-arduino/>. Acesso em: 10 jun. 2019.
RIBEIRO, Igor Souza et al. A PLATAFORMA ARDUINO: PRINCÍPIOS DE FUNCIONAMENTO E DEMONSTRAÇÃO PRÁTICA COM UM CONTROLADOR DE VENTILADORES. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO, 7., 2017, Ponta Grossa. Anais... . Ponta Grossa: Conbrepro, 2017. p. 1 - 9.
BORGES, Luiz Eduardo. Python para Desenvolvedores. 2. ed. Rio de Janeiro: Creative Commons, 2010. 360 p
TIOBE - THE SOFTWARE QUALITY COMPANY (Estados Unidos). TIOBE Index for June 2019. 2019. Disponível em: <https://www.tiobe.com/tiobe-index/>. Acesso em: 10 jun. 2019.
VIDA de Silício: HC-SR04 – Sensor Ultrassônico de distância com Arduino. Disponível em:
<httpshttps://portal.vidadesilicio.com.br/hc-sr04-sensor-ultrassonico/>.
Acesso em: 10 abr. 2019.
FILIPEFLOP: https://www.filipeflop.com/produto/display-lcd-16x2-backlightazul/. https://www.filipeflop.com/produto/display-lcd-16x2-backlight-azul/. Disponível em:	<https://www.filipeflop.com/produto/display-lcd-16x2-backlight-azul/>. Acesso em:
10 abr. 2019.
SOUZA, Fábio. Embarcados: Arduino	UNO. 2013. Disponível em:
<https://www.embarcados.com.br/arduino-uno/>.Acesso em: 25 abr. 2019.
BAÚ da Eletrônica: Arduino Uno R3 - Compatível + Cabo USB 2.0 - A-B. Arduino Uno R3 - Compatível + Cabo USB 2.0 - A-B. Disponível em:
<http://www.baudaeletronica.com.br/arduino-uno-r3.html>. Acesso em: 27 abr. 2019.
SENSOR de Fluxo Vazao De Agua 1/2 1-30l/min Arduino - 0133. Disponível em:
<https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-802377848-sensor-de-fluxo-vazao-de-agua-12-1-30lmin-arduino-0133-_JM?matt_tool=88344885&matt_word&gclid=Cj0KCQjww47nBRDlARIsAEJ34bmA2Jyup-aYkXcp8fMjnDm1UsbKecbSDksfEmtDjg1lA99FL8IZ1EMaAkg_EALw_wcB&quantity=1>.
Acesso em: 27 abr. 2019.
BOMBA 12 V Para Aquario. Disponível em:
< https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-711895320-bomba-12-v-para-aquario-_JM?quantity=1>.
Acesso em: 27 abr. 2019.
 PWM - Modulação Por Largura de Pulso. 2014. Disponível em: <http://www.mecaweb.com.br/eletronica/content/e_pwm>. Acesso em: 10 jun. 2019.
SOUSA, Rommes Murillo de. Falando sobre Processing. 2015. Disponível em: <https://imasters.com.br/back-end/falando-sobre-processing>. Acesso em: 12 jun. 2019

Continue navegando