Buscar

Avaliando aprendizado 1 - TEP I

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

1a Questão (Ref.:201704483694)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Uma observação realizada sem planejamento prévio. Sua utilidade reside no fato de existirem comportamentos que só podem ser observados ocasionalmente, pois são de difícil controle (Erthal, 1999). A que tipo de observação a autora está se referindo:
		
	
	Observação Categórica
	 
	Observação assistemática
	
	Observação sistemática
	
	Observação Ocasional
	
	Observação Intervalar
	Respondido em 29/09/2019 19:05:14
	
Compare com a sua resposta: José foi vítima da má administração dos testes psicológicos. A pessoa que aplicou anteriormente os testes em José chegou a um resultado equivocado e não levou em consideração a padronização de aplicação dos testes. A administração dos testes psicológicos deve ser feita segundo determinados critérios. Os testes são instrumentos técnicos e seu manejo geralmente necessita de pessoal treinado e conhecedor do instrumento. Os testes psicológicos são de uso exclusivo dos psicólogos. São instrumentos sofisticados e exige regras para sua aplicação, chamada de ¿padronização¿ da aplicação que implica: 1 - Procedimentos de aplicação; 2 - Controle dos vieses do aplicador; 3 - Direito dos testandos; 4 - Normas de divulgação dos resultados.
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201704483973)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Quando para o estabelecimento de um diagnóstico, inicia- se a investigação com a obtenção de uma história clínica do paciente, a mais completa possível esclarecimento dos sintomas atuais com sua descrição objetiva e detalhada, as circunstâncias em que surgiram, se houve ou não algum estressor que desencadeou ou agravou o quadro, o grau de interferência na vida social, nas atividades profissionais diárias, nas relações interpessoais e a intensidade do sofrimento psíquico; breve histórico do desenvolvimento pessoal e de como ocorreu a ultrapassagem das diferentes etapas evolutivas), tal procedimento usualmente recebe o nome de :
		
	 
	Anamnese.
	
	Entrevista aberta.
	
	Entrevista prévia.
	
	Biografia.
	
	Histórico social.
	Respondido em 29/09/2019 18:59:16
	
Compare com a sua resposta: No Código de Ética, no Art. 2 alínea b é vedado ao psicólogo/a ¿ Induzir a convicções políticas, filosóficas, morais, ideológicas, religiosas, de orientação sexual ou a qualquer tipo de preconceito, quando do exercício de suas funções profissionais e a Resolução CFP 018/02 que estabelece normas de atuação para os psicólogos em relação ao preconceito e à discriminação racial ,considerando que o preconceito racial humilha e a humilhação social faz sofrer , em seus Artigos : Art. 1º - Os psicólogos atuarão segundo os princípios éticos da profissão contribuindo com o seu conhecimento para uma reflexão sobre o preconceito e para a eliminação do racismo; Art. 2º - Os psicólogos não exercerão qualquer ação que favoreça a discriminação ou preconceito de raça ou etnia. Art. 3º - Os psicólogos, no exercício profissional, não serão coniventes e nem se omitirão perante o crime do racismo.Art. 4º - Os psicólogos não se utilizarão de instrumentos ou técnicas psicológicas para criar, manter ou reforçar preconceitos, estigmas, estereótipos ou discriminação racial.
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201704483784)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Com relação à avaliação psicológica no contexto hospitalar, podemos afirmar que a elaboração de uma hipótese diagnóstica pode:
		
	
	Forjar parâmetros de confirmação da psicopatologia atual do paciente, mas infelizmente não fornece subsídios para uma análise retrospectiva
	
	Nenhuma das alternativas anteriores.
	
	Servir como recurso para a prática das ações de saúde na atenção terciária.
	
	Prevenir casos de descompensação psíquica prévia aos procedimentos clínicos, principalmente nos casos de cirurgias de alto impacto, como amputações ou transplantes.
	 
	Orientar as ações do psicólogo e das demais equipes de saúde na rotina hospitalar.
	Respondido em 29/09/2019 19:22:45
	
Compare com a sua resposta: O aluno deverá descrever as três categorias: a) tomada de decisões, b) pesquisas psicológicas e c) autoconhecimento e desenvolvimento pessoal.
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201704483934)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	1) A entrevista psicológica pode fornecer uma ampla gama de informações para o processo de avaliação psicológica. Sendo assim, considera-se que a entrevista psicológica:
		
	 
	Propicia a oportunidade de observar o comportamento do entrevistado e coletar dados pertinentes de sua história de vida.
	
	Funciona de modo independente da habilidade e objetividade do entrevistador, pois, sua fidedignidade e validade estão garantidas a priori.
	
	É um momento secundário do processo avaliativo, que deve colocar em primeiro plano a testagem psicológica.
	
	É uma ferramenta inflexível, que deve ter um modo padrão de condução, invariável, para garantir a confiabilidade dos resultados alcançados.
	
	Deve priorizar a verificação do valor crítico do entrevistado para que este possa exercer a condição de tomada de decisão sobre os passos do seu processo avaliativo.
	Respondido em 29/09/2019 19:18:08
	
Compare com a sua resposta: Quanto ao aspecto formal as entrevistas podem ser classificadas em estruturadas, semiestruturadas e de livre estruturação. A entrevista estruturada desenvolve-se a partir de uma relação fixa de perguntas, cuja ordem e redação permanece invariável para todos os entrevistados, que geralmente são em grande número. Livre estruturação é o tipo menos estruturado, e só se distingue da simples conversação porque tem como objetivo básico a coleta de dados. O que se pretende é a obtenção de uma visão geral do problema pesquisado. Semiestruturada apresenta certo grau de estruturação, já que se guia por uma relação de pontos de interesses que o entrevistador vai explorando ao longo do seu curso. As pautas devem ser ordenadas e guardar certa relação entre si.
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201704483736)
	Pontos: 0,0  / 0,1  
	Uma entrevista psicológica varia de acordo com a sua finalidade. Marque dentre as alternativas abaixo, aquela que apresenta um conceito FALSO.
		
	
	Encaminhamento (triagem): utilizada para o conhecimento dos pontos principais do caso com intuito de efetuar um encaminhamento.
	
	Psicologia clínica: é um conjunto informal de primeiros encontros entre o cliente e o profissional que é orientada conforme a abordagem clínica deste profissional.
	 
	Pesquisa: a entrevista em pesquisa é um tipo de comunicação entre um pesquisador que pretende colher informações sobre fenômenos e indivíduos que detenham essas informações e possam emiti-las.
	
	Seleção de Pessoal: entrevista é um dos mais úteis instrumentos para seleção de pessoal. Possibilita o contato direto com o candidato, bem como a identificação de sua capacitação para exercer o cargo.
	 
	Hospitalar: constitui-se em um roteiro de avaliação psicológica que visa apresentar os dados do paciente de forma objetiva ao psicólogo e à equipe de saúde. É uma entrevista que visa estabelecer o psicodiagnóstico do paciente.
	Respondido em 29/09/2019 19:32:09
	
Compare com a sua resposta: O aluno deve conseguir resumidamente apontar e comentar pelo menos 5 pontos dos quais: Estar presente para o outro e poder ouvi-lo sem a interferência de questões pessoais; Ajudar o entrevistado a se sentir à vontade e a desenvolver uma aliança de trabalho; Facilitar a expressão dos motivos que levaram a pessoa a ser encaminhada; Buscar esclarecimento para colocações vagas ou incompletas; Gentilmente confrontar esquivas e contradições; Tolerar a ansiedade relacionada aos temas evocados na entrevista; Reconhecer defesas e modos de estruturação do paciente, especialmente quando elas atuam na relação com o entrevistador; Compreender os seus processos transferenciais; Assumir iniciativa em momentos de impasse; Dominar
as técnicas que utiliza dá e comunica segurança ao entrevistador.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando