Buscar

Aula 1_Exercício

Prévia do material em texto

Aula 1
	Enquanto os motores estão relacionados à Revolução Industrial, os efeitos do computador - e, mais recentemente, da internet - são referidos como uma "Revolução Digital". Assinale abaixo a única alternativa sobre esse tema que é FALSA.
	
	
	
	"Revolução Digital" não modificou a tangibilidade das coisas, isto é não elevou o grau de abstração a respeito dos bens e serviços prestados pela indústria e empresas de serviços.
	
	
	Ele aponta para uma sociedade que, sem deixar de ser industrial, é marcada pelas atividades de serviços.
	
	
	Depois da "Revolução Digital", todos os artefatos, aparatos e aplicativos que surgiram com as novas tecnologias digitais revolucionaram o modo como as pessoas interagirem.
	
	
	Em um primeiro momento, a "Revolução Digital" mudou o volume de informação, com um espetacular aumento da capacidade de processamento de dados.
	
	
	As transformações acontecem nas comunicações, no comércio, nas finanças, na política e até mesmo nos relacionamentos afetivos.
	
Explicação:
O conceito de revolução digital foi desenvolvido nos anos 1980, muito antes da popularização da internet, diz respeito à nossa migração de tecnologias analógicas para as digitais. Essa mudança marca o início da Era da Informação, ela é também chamada de Terceira Revolução Industrial, pelo impacto que tem em todo o setor produtivo.
	
	
		2.
		Eram símbolo do poder divino, refletiam também a estrutura do poder terreno e a estratificação de sociedades que se tornam mais complexas.
	
	
	Aquedutos
	
	
	Máquina a vapor
	
	
	Moinhos
	
	
	Templos e catedrais
	
	
	Embarcações
	
		3.
		Leia o trecho abaixo, extraído do Livro Introdução à Engenharia, da Professora Márcia Agostinho.
"A etimologia nos dá importantes pistas sobre como a engenharia tem sido encarada ao longo da história. Tendo sua origem na palavra latina ingenium ¿ que significa caráter inato, talento, inteligência ¿ que também deu origem à palavra ¿engenhosidade¿, a engenharia traz em si a ideia de uma propensão natural para a criação, uma habilidade inata para a inovação."
Esta afirmação pode ser interpretada do seguinte modo:
	
	
	
	O engenheiro seria uma pessoa engenhosa, divertida, com grande capacidade para organizar eventos.
	
	
	O engenheiro seria uma pessoa engenhosa, inventiva, com grande capacidade tanto prática quanto intelectual.
	
	
	O engenheiro seria uma pessoa engenhosa, inventiva, que não precisa ter grande capacidade prática, mas deve ter alta capacidade intelectual.
	
	
	O engenheiro seria uma pessoa engenhosa, sensitiva, com grande capacidade para prever acidentes.
	
	
	O engenheiro seria uma pessoa engenhosa, inventiva, com grande capacidade prática, mas que não precisa ser necessariamente intelectual.
	Explicação: O engenheiro precisa necessariamente ser uma pessoa engenhosa, inventiva, com grande capacidade tanto prática quanto intelectual. É preciso conjugar tanto a praticidade quanto a intelectualidade para que o desenvolvimento do engenheiro seja equilibrado dentro de sua profissão.
	
		4.
		 Houve uma grande revolução na engenharia a partir do século XVI, quando, movidos pelo espírito da Renascença, muitos dos problemas práticos começaram a ser abordados de maneira mais racional, inclusive com recursos matemáticos, a exemplo do que fizeram da Vinci e Galileu. De acordo com o enunciado este fato:
	
	
	
	Não estabeleceu um ambiente favorável para uma mudança de uma economia agrícola e artesanal para outra, de escala industrial.
	
	
	Demonstra uma valorização do saber formal através de uma abordagem científica dos problemas. Os registros desse saber proporcionam um avanço geral da ciência.
	
	
	Não elevou o nível geral de conhecimento entre os profissionais técnicos.
	
	
	Reduziu a velocidade com novos inventos que surgiriam dali em diante.
	
	
	Conferiu uma abordagem mais empírica dos problemas.
	
		5.
		Formação generalista, humanista, crítica e reflexiva, com capacidade de absorver e desenvolver novas tecnologias, com atuação crítica e criativa na identificação e resolução de problemas, considerando aspectos políticos, econômicos, sociais, ambientais e culturais, com visão ética e humanística, em atendimento às demandas da sociedade.¿ A descrição acima é referente a que profissional de formação superior
	
	
	Economista
	
	
	Médico
	
	
	Contador
	
	
	Nutricionista
	
	
	Engenheiro
	
		6.
		Inventada ainda no Século XVII,para retirar água das minas de carvão até que a partir do século XIX,se tornou o motor da revolução industrial, estamos falando de :
	
	
	
	Aquedutos.
	
	
	Embarcações e Instrumentos de Navegação.
	
	
	Máquina a Vapor.
	
	
	Motor de Combustão Interna.
	
	
	Moinhos.
	A máquina a vapor, cujo uso na indústria de tecido, nas usinas de carvão mineral, na industrialização do ferro, nas embarcações (navios a vapor), nas estradas de ferro (locomotiva a vapor), entre outras, representou uma revolução no transporte de passageiros e cargas. A invenção de máquinas, o aproveitamento da energia calorífica do carvão mineral e sua transformação em energia mecânica para fazer funcionar as máquinas representaram um grande avanço nas técnicas empregadas para a fabricação de mercadorias e, consequentemente, no aumento da produção.
	
	
		7.
		O que é comumente chamado de ¿revolução industrial¿ foi o resultado da revolução ideológica efetuada pelas doutrinas dos economistas. Foram eles que explodiram velhos dogmas: que é desleal e injusto superar um competidor produzindo melhor e mais barato; que é iníquo desviar-se dos métodos tradicionais de produção; que as máquinas são um mal porque trazem desemprego¿. Esse trecho relata o período da Revolução Industrial. Nessa época, com o avanço da industrialização, o principal engenho utilizado era: Fonte: http://brasilescola.uol.com.br/historiag/revolucao-industrial.htm
	
	
	
	Roda
	
	
	Computadores
	
	
	Máquinas a vapor
	
	
	Aquedutos
	
	
	Motor de combustão interna
	
	
		8.
		A engenharia pode ser definida como a arte de fazer engenhos, ou ainda, a arte de resolver problemas. Nesse contexto, o engenheiro seria:
	
	
	
	A pessoa engenhosa, inventiva, mas com pouca capacidade intelectual e prática;
	
	
	A pessoa engenhosa, inventiva, com grande capacidade prática e intelectual;
	
	
	A pessoa curiosa, mas com pouca habilidade inventiva.
	
	
	A pessoa que com poucas habilidades inatas se dedica à prática;
	
	
	A pessoa que se dedica aos engenhos com poucos conhecimentos inatos;
	
Explicação: É habilidade de utilizar ferramentas e técnicas que diferencia o homem dos outros primatas. O engenheiro é a pessoa que com sua capacidade intelectual e prática faz uso dessas habilidades na solução dos problemas.

Continue navegando