Resumo de questões fechadas Projeto de Infraestrutura Urbana
8 pág.

Resumo de questões fechadas Projeto de Infraestrutura Urbana


DisciplinaProjeto de Infraestrutura Urbana88 materiais111 seguidores
Pré-visualização5 páginas
1. Analise as assertivas abaixo e em seguida marque a opção que confirma as verdadeiras: I.O leito carroçável é destinado ao trânsito de veículos sendo independente do subsistema de drenagem. II. As vias do subsistema viário podem ser classificadas em: Locais, coletoras, arteriais e expressas. III. Um subsistema possui uma dimensão física, representada por equipamentos e outra, de prestação de serviços, representado pelas atividades de operação, manutenção e cobrança de tarifas. IV. O subsistema de drenagem pluvial tem como função assegurar o devido escoamento das águas das chuvas, protegendo as edificações, assegurando um bom fluxo do trânsito e evitando inundações. RESPOSTA: II, III E IV.
2. Como se define infraestrutura urbana: RESPOSTA: SISTEMAS DE EQUIPAMENTOS E SERVIÇOS QUE RELACIONAM AS ÁREAS URBANAS PARA O SEU FUNCIONAMENTO E DESENVOLVIMENTO.
3. Com qual subsistema de infraestrutura urbana a rede de drenagem de águas é planejada? RESPOSTA: SUBSISTEMA VIÁRIO.
4. A classificação dos sistemas de infraestrutura urbana seguem a subsistemas técnicos setoriais como: a) Subsistema Viário, b) Subsistema de Drenagem Pluvial, c) Subsistema de Abastecimento de Água, d) Subsistema de Esgotos Sanitários, e) Subsistema Energético; e Subsistema de Comunicações. Defina qual assertiva está correta: RESPOSTA: O SUBSISTEMA VIÁRIO URBANO DEVE SE AMOLDAR A CONFIGURAÇÃO TOPOGRÁFICA E É COMPOSTO DE VIAS PARA O TRÁFEGO DE VEÍCULOS E PEDESTRES. TAMBÉM PODE INCLUIR UMA CICLOVIA.
5. Quais os critérios adotados para um bom funcionamento do subsistema ou rede de drenagem pluvial? I. Considerar a cobertura e a impermeabilização da bacia, sua capacidade em absorver água. II. Considerar o ciclo hidrológico local, quanto mais chuva, maior é o subsistema. III. Considerar a área e a forma da bacia: quanto menor a área, mais água é captada. IV Considerar a topografia: quanto menores os declives, mais rápido se dão os escoamentos. Estão corretas: RESPOSTA: I E II.
6. Quanto aos aspectos econômicos, ambientais e sociais dos subsistemas de infraestrutura urbana, é certo afirmar que: O subsistema viário não ocupa uma grande parcela do solo urbano, sendo de fácil operação, e baixos custos de instalação e manutenção. RESPOSTA: UM ASPECTO IMPORTANTE PARA SE OBTER ECONOMIA NA EXECUÇÃO E MANUTENÇÃO DAS REDES DE ABASTECIMENTO DE ÁGUA É A PROFUNDIDADE DE COLOCAÇÃO DAS TUBULAÇÕES. RECOMENDA-SE QUE ESTAS TUBULAÇÕES NÃO SEJAM COLOCADAS EM GRANDES PROFUNDIDADES, JÁ QUE AS DE ESGOTOS DEVEM ESTAR SEMPRE ABAIXO DA REDE DE DISTRIBUIÇÃO DE ÁGUA, POR RAZÕES DE SEGURANÇA E HIGIENE.
7. Verifique se as partes ou elementos que compõem cada subsistema estão corretos: I. Subsistema de abastecimento de água-equipamentos de captação, adução, reservatórios, recalque, estações de tratamento e rede de distribuição. II. Subsistema de abastecimento de água-sistemas de canalizações, ligações prediais, poços de visita, tanques fluxíveis, estações elevatórias e estações de tratamento. III. Subsistema de drenagem de água pluvial -meios fios ou guias, sarjetas, sarjetões, bocas de lobo, poços de visita. IV. Subsistema de energia elétrica: fornecimento, sistemas de geração, transmissão, distribuição, posteação e ligações prediais. Estão corretas: RESPOSTA: I, III E IV.
8. O desenvolvimento das funções urbanas às quais objetivam os sistemas de infraestrutura urbana podem ser vistas sob os aspectos social, econômico e institucional. Marque quais destas dimensões ou aspectos relacionados a infraestrutura urbana está mais correto: RESPOSTA: SOB O ASPECTO SOCIAL A INFRAESTRUTURA URBANA VISA PROMOVER ADEQUADAS CONDIÇÕES DE MORADIA, TRABALHO, SAÚDE, EDUCAÇÃO, LAZER E SEGURANÇA.
9. A evolução da cidade é resultado das modificações quantitativas e qualitativas na gama de atividades urbanas existentes nela. Sendo assim, muitas vezes são necessárias adaptações dos espaços para a realização dessas atividades - com o objetivo de garantir que eles sejam espaços acessíveis - e da própria infraestrutura que os serve. Sabendo-se disso, a localização das atividades urbanas procura levar em consideração, EXCETO: RESPOSTA: AS NECESSIDADES QUANTO A EQUIPAMENTOS SOCIAIS URBANOS: CRECHES, CLUBES SOCIAIS, CENTROS DE AÇÕES SOCIAIS, CENTRO MÉDICO, HOSPITAIS, CENTROS CULTURAIS, ESCOLAS, ENTRE OUTROS, NO CASO DE ÁREAS COMERCIAIS E INDUSTRIAIS.
12. No Brasil, em fins do século XIX, aparecem as redes de energia elétrica. Quais assertivas explicam melhor os impactos no desenvolvimento urbano a partir das redes de energia elétrica no início do século XX nas cidades como Rio de Janeiro e São Paulo? I) Os bondes no Rio de Janeiro usavam tração animal e com a energia elétrica houve uma mobilidade maior para bairros mais distantes. II) O sistema de energia elétrica foi utilizado primeiro nas ruas públicas e somente 80 anos depois pode ser expandido para as residências, comércios e indústrias. III) O sistema de energia elétrica possibilitou uma rápida expansão a todos os bairros das cidades, tornando-se uma política inclusiva a toda a população. IV) O gás, antecedeu o sistema de energia elétrica e foi introduzido inicialmente em São Paulo. Na década de 1860, todas as ruas do bairro da atual Praça da Sé eram iluminadas a noite por duzentos lampiões a gás. Estão corretas as afirmativas: RESPOSTA: AS QUESTÕES I E IV. 
13. A cidade de Roma na época do Império Romano, foi considerada a maior cidade do mundo na época e continha a maior concentração de aquedutos, num sistema de 11 aquedutos construído s em um período de 500 anos. Analise as afirmativas abaixo quanto a função dos aquedutos e exemplares na Roma Antiga: I) As canalizações principais, geralmente em alvenaria de pedra, levavam água até depósitos abobadados de alvenaria, conhecidos como "castelos de água". II) Os aquedutos elevados serviam também para transportar o esgoto (as águas servidas) em sua parte inferior. III) Serviam para transportar grandes quantidades de água movida por ação da gravidade. IV) O antigo aqueduto romano, Pont du Gard, perto de Nimes, França, foi incluído, em 1985, na lista de patrimônios da humanidade pela UNESCO. Estão corretas as afirmativas: RESPOSTA: I, III E IV.
14. A ordem cronológica do surgimento das redes de infraestrutura urbana é: RESPOSTA: VIÁRIA COM OS CALÇAMENTOS NA ROMA ANTIGA; SANITÁRIA A EXEMPLO DE ROMA ANTIGA E JERUSALÉM; ENERGÉTICA A PARTIR DE FINS DO SÉCULO XIX. 
15. Quando se trata do abastecimento de água, não podemos desconsiderar as águas servidas, ou seja, a eliminação dos líquidos residuais. Quais as afirmativas corretas? Resposta: I) Há indícios de que egípcios, babilônios, assírios e fenícios tinham redes de esgoto; mas a primeira rede claramente organiza da s urge no século XIX, na cidade de Londres. II) Há indícios de que egípcios, babilônios, assírios e fenícios tinham redes de esgoto; mas a primeira rede claramente organizada surge na Roma Antiga, que era formada por uma série de ramais e uma coletora mestre. III) As galerias de esgotos de Paris são famosas pelo seu desenho e suas dimensões, surgiram em meados do século XIX, quando do plano de reurbanização da cidade. IV) As galerias de esgotos de Paris são famosas pelo seu desenho e suas dimensões, que surgiram no fim do Império Romano. RESPOSTA: CORRETAS AS AFIRMATIVAS II E III. 
16. Sobre a rede de abastecimento de água na Roma antiga podemos afirmar que: RESPOSTA: CHEGOU A ATINGIR 50 KM POR MEIOS DE GRANDES AQUEDUTOS ELEVADOS, UM SISTEMA DE EXCELENTE QUALIDADE E EXISTENTES NA MAIORIA DAS CIDADES DO IMPÉRIO ROMANO.
17. Quanto ao tema de história da infraestrutura qual a definição correta para os aquedutos entre as alternativas a baixo? RESPOSTA: AQUEDUTOS NA ROMA ANTIGA ERAM CONSTRUÇÕES ELEVADAS FEITAS EM PEDRA QUE SERVIAM COMO O CANAL MESTRE PARA O ABASTECIMENTO DE ÁGUA. 
18. O asfalto como material de pavimentação das ruas começou a ser utilizado no Brasil, durante a reforma da cidade do Rio de Janeiro, no início do século XX. Hoje cobre 80% da pavimentação das áreas urbanas brasileiras. Quanto