A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
2 pág.
Sujeitos Jurídicos

Pré-visualização | Página 1 de 1

Sujeitos Jurídicos 
Bens e coisas: classificação de bens, e bens considerados em si mesmos.
Bens são coisas materiais ou imateriais que tem valor econômico e que podem servir de objeto a uma relação jurídica. Para que o bem seja objeto de uma relação jurídica é preciso que apresente as seguintes características: idoneidade para satisfazer o interesse econômico, gestão econômica autônoma e subordinação jurídica ao seu titular.
Coisas são todos os objetos existentes, exceto pessoas. 
Os bens podem ser classificados em:
1. Bens considerados em si mesmos: São aqueles que analisamos sozinhos independente de outro bem. 
a) Bens Imóveis
De acordo com o artigo 79 do Código Civil, são bens imóveis o solo e tudo que se incorporar natural ou artificialmente. Ou seja, bens imóveis são aqueles que não podem ser transportados, sem destruição, de um lugar para outro, pois remoção causaria alteração de sua substância ou de sua forma. 
I. Bens Imóveis pela própria natureza, são aqueles abrange o solo com sua superfície, os seus acessórios e adjacências naturais, compreendendo as árvores e frutos pendentes, o espaço aéreo e o subsolo.
II. Bens imóveis por acessão física artificial: inclui tudo aquilo que o homem incorporar permanentemente ao solo, como a semente lançada à terra, os edifícios e construções, de modo que não se possa retirar sem destruição, modificação, fratura ou danos.
lll. Bens imóveis por acessão intelectual: são todas as coisas móveis que o proprietário do imóvel mantiver, intencionalmente, empregadas em sua exploração industrial, aformoseamento ou comodidade.
IV. Bens imóveis por determinação legal: são direitos reais sobre imóveis (usofruto, uso, habitação, enfiteuse, anticrese, servidão predial), inclusive o penhor agrícola e as ações que o asseguram; apólices da dívida pública oneradas com a cláusula de inaliebilidade, decorrente de doação ou de testamento; o direito à sucessão aberta, ainda que a herança só seja formada de bens móveis.
b) Bens Móveis
 Previstos no artigo 80 do Código Civil, bens imóveis são os bens suscetíveis de movimento próprio, ou de remoção por força alheia, sem alteração da substância ou da destinação econômico-social. 
l. Bens móveis por natureza: são as coisas corpóreas que se podem remover sem danos, por força própria ou alheia, com exceção das que acedem aos imóveis, logo, os materiais de construção, enquanto não forem nela empregados, são bens móveis.
ll. Bens móveis por antecipação: são bens imóveis que a vontade humana mobiliza em função da finalidade econômica. Exemplo: árvores, frutos, pedras e metais, aderentes ao imóvel, são imóveis; separados, para fins humanos, tornam-se móveis, como exemplo, são móveis por antecipação árvores convertidas em lenha.
lll. Bens móveis por determinação de lei: são os direitos reais sobre objetos móveis e as ações correspondentes, os direitos de obrigação e as ações respectivas e os direitos de autor.

Crie agora seu perfil grátis para visualizar sem restrições.