Logo Passei Direto
Buscar

avaliação final - objetiva

Ferramentas de estudo

Questões resolvidas

Com os efeitos da globalização e o processo de modernização aprofundada da sociedade, mudaram também os ideais de conhecimentos e pensamentos românticos, pois é facilmente verificável que, atualmente, as danças folclóricas já não são mais dançadas somente em ocasiões ritualísticas ou cerimoniais, por pessoas pertencentes a uma comunidade fechada, buscando o puro sentimento de autenticidade defendido pelos românticos. Nota-se que em muitos grupos destes pesquisados, jovens e adultos dançam pelo simples prazer de dançar, ou para estar em convívio com pessoas que tenham a mesma forma de estar, onde possam ser espontâneos e criativos, ou seja, procurando as qualidades que o ser humano busca para viver em seus momentos de lazer (SOUZA, 2011).
Sobre as danças folclóricas, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) As danças folclóricas podem ser dramáticas ou não.
( ) As danças dramáticas também são chamadas de autos ou folguedos.
( ) O frevo é um exemplo de folguedo.
( ) Nos autos são representados personagens, com vestimentas específicas e que geralmente narram uma história.
a) V - V - V - F.
b) V - F - V - V.
c) V - V - F - V.
d) F - V - V - V.

Reformas na legislação educacional têm buscado democratizar o espaço escolar, apontando a necessidade de se incorporarem elementos que durante muito tempo não foram valorizados nos espaços formais de ensino. Recentemente a lei nº 12.287/10 alterou o parágrafo referente ao ensino da arte na LDB (lei nº 9.394/96), pondo em destaque a necessidade da presença de expressões artísticas regionais nas aulas de artes.
Referente à alteração da lei, assinale a alternativa CORRETA:
a) O ensino da arte, especialmente em suas expressões regionais, constituirá componente curricular obrigatório nos diversos níveis da educação básica, de forma a promover o desenvolvimento cultural dos alunos.
b) O ensino da arte, especialmente em suas expressões regionais, constituirá componente curricular obrigatório nos diversos níveis da educação fundamental, de forma a promover o desenvolvimento cultural dos alunos.
c) O ensino da arte, especialmente em suas expressões regionais, constituirá componente curricular obrigatório nos diversos níveis da educação básica e superior de Arte, de forma a promover o desenvolvimento sociocultural dos alunos.
d) O ensino da arte, especialmente em suas expressões regionais, constituirá componente curricular obrigatório nos diversos níveis da educação básica, de forma a promover o desenvolvimento crítico e cultural dos alunos.

Conjunto de manifestações, realizações e representações de um povo, de uma comunidade. Está presente em todos os lugares e atividades: nas ruas, em nossas casas, em nossas danças e músicas, nas artes, nos museus e escolas, igrejas e praças. Nos nossos modos de fazer, criar e trabalhar. Nos livros que escrevemos, na poesia que declamamos, nas brincadeiras que organizamos, nos cultos que professamos. Faz parte de nosso cotidiano e estabelece as identidades que determinam os valores que defendemos. Nos faz ser o que somos. Quanto mais o país cresce e se educa, mais este elemento cresce e se diversifica. É importante na formação da identidade de todos nós, brasileiros.
Referente a este conceito, assinale a alternativa CORRETA:
a) Artesanato.
b) Patrimônio cultural.
c) Nacionalidade.
d) Patriotismo.

Leia as informações sobre a trajetória da música popular brasileira e assinale (V) para as sentenças verdadeiras e (F) para as falsas e, em seguida, assinale a alternativa CORRETA:
( ) O período entre 1920 e 1930 é considerado a Época de Ouro do rádio no Brasil, em virtude do grande número de artistas talentosos que aí surgiram.
( ) Na década de 1940, a música nordestina ganhou destaque, em especial o baião, que tem em Luis Gonzaga um de seus principais representantes.
( ) A cultura norte-americana influenciava a música popular brasileira, a introdução de elementos e instrumentos do jazz já se fazia notar desde o final da década de 1920. Essa influência é bastante perceptível na modinha.
( ) Em 1959, o disco ?Chega de Saudade?, de João Gilberto, lança a bossa nova, um estilo musical onde integram-se a harmonia, melodia e ritmo, sem destaque especial para apenas um destes elementos.
a) A sequência correta é: F - V - V - F.
b) A sequência correta é: V - V - F - V.
c) Todas as afirmativas são verdadeiras.
d) A sequência correta é: F - F - V - V.

O artesanato é uma atividade herdada da colonização que veio ao longo dos séculos sendo transmitida de geração em geração. Hoje, o Brasil possui um rico legado artístico e artesanal. Sobre as características do artesanato, associe os itens, utilizando o código a seguir:
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
I- Confecção manual.
II- Funcionalidade.
III- Produção em série artesanal.
IV- Intenção decorativa.
a) II - III - IV - I.
b) III - II - I - IV.
c) I - II - III - IV.
d) IV - I - III - II.

Os indígenas influenciaram a cultura brasileira não somente com seu trabalho e costumes, mas também na maneira como viviam, sua relação com a natureza e como sileiros, analise as afirmativas a seguir:
Assinale a alternativa CORRETA:
I- No cultivo de plantas e na agricultura, os indígenas participavam e se ajudavam mutuamente.
II- As mulheres caçavam e comandavam a tribo, influenciando na educação e nos valores do grupo.
III- A planta conhecida como aipim é venenosa, porém, ao tirar o ácido cianídrico, ela se torna comestível.
IV- O tratamento social para os indígenas é igualitário, permitindo o direito ao uso da terra a todos.
a) As afirmativas I, II e III estão corretas.
b) As afirmativas II e IV estão corretas.
c) As afirmativas I e II estão corretas.
d) As afirmativas I, III e IV estão corretas.

Art. 216. Constituem patrimônio cultural brasileiro os bens de natureza material e imaterial, tomados individualmente ou em conjunto, portadores de referência à identidade, à ação e à memória dos diferentes grupos formadores da sociedade brasileira (BRASIL, 1988). O Artigo 216 da Constituição Federal afirma que o Patrimônio cultural brasileiro é constituído de todos os bens materiais e imateriais que fazem referência à identidade da sociedade brasileira.
Sobre esse patrimônio, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) As formas de expressão compõem o conjunto de patrimônio cultural do Brasil.
( ) Os modos de criar, fazer e viver de um grupo devem ser retirados da lista de aspectos formadores da cultura brasileira.
( ) Segundo a Constituição Federal, as criações científicas, artísticas e tecnológicas fazem referência ao patrimônio cultural do povo brasileiro.
( ) As obras, os objetos, os documentos e as edificações antigas são considerados bens de natureza material.
a) V - F - V - V.
b) V - F - F - F.
c) V - V - F - V.
d) F - V - F - F.

Desde o final do século XIX, no Brasil, a expressão "cultura popular" esteve presente numa vertente do pensamento intelectual, formada por folcloristas, antropólogos, sociólogos, educadores e artistas, preocupada com a construção de uma determinada identidade cultural. Artistas, políticos, literatos e intelectuais tentaram responder a estas questões relacionando cultura popular com variados atributos, por vezes contraditórios: ora com a não modernidade, o atraso, o interior, o local, o retrógrado, o entrave à evolução; ora com o futuro positivo, diferente, especial e brilhante para o país, valorizando as singularidades culturais e a vitalidade de uma suposta cultura popular, responsável pelo nascimento de uma nova consciência, uma nova civilização, sempre mestiça (ABREU, 2003).
Sobre cultura popular, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) É documentada a partir da memória e do registro realizado por estudiosos.
( ) Pertence à maioria do povo e não é ensinado em espaços formais de ensino.
( ) Surge com a resolução de problemas cotidianos e é criada pelo povo e para o povo.
( ) É um sistema elaborado em diferentes momentos históricos e baseia-se no que foi realizado antes.
a) F - V - F - V.
b) V - F - F - F.
c) F - F - V - V.
d) V - V - V - F.

O objeto artesanal é uma forma não individualizada, que escapa da produção em série, provém de um saber nascido da tradição e vivência do indivíduo em seu grupo. Objeto artesanal tem um caráter tanto de tradição coletiva como de individualidade. O entalhe é aqui incluído por ser a técnica artesanal que consiste em esculpir madeira. No processo de entalhe está relacionado o escultor, que é a pessoa que domina esta técnica.
Sobre a forma de artesanato do entalhe, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) É um técnica que exige pouco tempo, já que trabalha com colocação de materiais.
( ) A ideia inicial do artesão permanece inalterada independente da quebra de material.
( ) Nesse tipo de trabalho, em geral, são utilizados materiais leves e de fácil manuseio.
( ) Os materiais mais utilizados na técnica do entalhe são a pedra e a madeira.
a) V - F - V - F.
b) F - F - V - V.
c) V - F - F - V.
d) F - V - V - V.

TEXTO 1 À primeira vista, a escultura aparenta ser um entalhamento de um tradicional indígena americano. A face melancólica, as miçangas, a pele de cobra e as penas expressam um legado roubado. No entanto, o trabalho de Durham - um artista indígena Cherokee, escrito e ativista político - vai muito além do estereótipo de arte indígena. A escultura está vestindo plástico, bijuterias hippies e um sutiã de loja de departamento. O corpo é uma montagem de objetos reciclados. Malinche era uma princesa indígenas que foi amante de um homem branco, e o trabalho do artista pode ser interpretado como símbolo da opressão sexual e da dominação colonial. Essa escultura remete a culturas híbridas, e também a questões relacionadas ao preconceito do olhar ocidental, ou seja, ao desejo de tratar arte não ocidental como 'etnografia exótica', e à prontidão para aceitar representações estereotipadas dos povos indígenas. Ao se referir a si mesmo como 'primitivo pós-moderno', Durham assinala sua complexa posição intelectual como um artista indígena americano em um mundo eurocêntrico. (BARNES, 1996) TEXTO 2 No momento em que o critério da autenticidade deixa de ser plicar à produção artística, toda a função social da arte se transforma. Em vez de fundar-se no ritual, ela passa a fundar-se em outra práxis, a política. (BENJAMIN, 1994)
Considerando as informações apresentadas, assinale a alternativa CORRETA:
a) A escultura de Duhram pode ser considerada obra de arte porque segue critérios de autenticidade.
b) A escultura de Duhram segue padrões da arte clássica uma vez que consiste na representação de um retrato.
c) A escultura de Duhram apresenta comprometimento discursivo com as diferenças culturais.
d) As manifestações artísticas da população indígena são exemplos de artefatos considerados obras de arte clássicas.

Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Questões resolvidas

Com os efeitos da globalização e o processo de modernização aprofundada da sociedade, mudaram também os ideais de conhecimentos e pensamentos românticos, pois é facilmente verificável que, atualmente, as danças folclóricas já não são mais dançadas somente em ocasiões ritualísticas ou cerimoniais, por pessoas pertencentes a uma comunidade fechada, buscando o puro sentimento de autenticidade defendido pelos românticos. Nota-se que em muitos grupos destes pesquisados, jovens e adultos dançam pelo simples prazer de dançar, ou para estar em convívio com pessoas que tenham a mesma forma de estar, onde possam ser espontâneos e criativos, ou seja, procurando as qualidades que o ser humano busca para viver em seus momentos de lazer (SOUZA, 2011).
Sobre as danças folclóricas, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) As danças folclóricas podem ser dramáticas ou não.
( ) As danças dramáticas também são chamadas de autos ou folguedos.
( ) O frevo é um exemplo de folguedo.
( ) Nos autos são representados personagens, com vestimentas específicas e que geralmente narram uma história.
a) V - V - V - F.
b) V - F - V - V.
c) V - V - F - V.
d) F - V - V - V.

Reformas na legislação educacional têm buscado democratizar o espaço escolar, apontando a necessidade de se incorporarem elementos que durante muito tempo não foram valorizados nos espaços formais de ensino. Recentemente a lei nº 12.287/10 alterou o parágrafo referente ao ensino da arte na LDB (lei nº 9.394/96), pondo em destaque a necessidade da presença de expressões artísticas regionais nas aulas de artes.
Referente à alteração da lei, assinale a alternativa CORRETA:
a) O ensino da arte, especialmente em suas expressões regionais, constituirá componente curricular obrigatório nos diversos níveis da educação básica, de forma a promover o desenvolvimento cultural dos alunos.
b) O ensino da arte, especialmente em suas expressões regionais, constituirá componente curricular obrigatório nos diversos níveis da educação fundamental, de forma a promover o desenvolvimento cultural dos alunos.
c) O ensino da arte, especialmente em suas expressões regionais, constituirá componente curricular obrigatório nos diversos níveis da educação básica e superior de Arte, de forma a promover o desenvolvimento sociocultural dos alunos.
d) O ensino da arte, especialmente em suas expressões regionais, constituirá componente curricular obrigatório nos diversos níveis da educação básica, de forma a promover o desenvolvimento crítico e cultural dos alunos.

Conjunto de manifestações, realizações e representações de um povo, de uma comunidade. Está presente em todos os lugares e atividades: nas ruas, em nossas casas, em nossas danças e músicas, nas artes, nos museus e escolas, igrejas e praças. Nos nossos modos de fazer, criar e trabalhar. Nos livros que escrevemos, na poesia que declamamos, nas brincadeiras que organizamos, nos cultos que professamos. Faz parte de nosso cotidiano e estabelece as identidades que determinam os valores que defendemos. Nos faz ser o que somos. Quanto mais o país cresce e se educa, mais este elemento cresce e se diversifica. É importante na formação da identidade de todos nós, brasileiros.
Referente a este conceito, assinale a alternativa CORRETA:
a) Artesanato.
b) Patrimônio cultural.
c) Nacionalidade.
d) Patriotismo.

Leia as informações sobre a trajetória da música popular brasileira e assinale (V) para as sentenças verdadeiras e (F) para as falsas e, em seguida, assinale a alternativa CORRETA:
( ) O período entre 1920 e 1930 é considerado a Época de Ouro do rádio no Brasil, em virtude do grande número de artistas talentosos que aí surgiram.
( ) Na década de 1940, a música nordestina ganhou destaque, em especial o baião, que tem em Luis Gonzaga um de seus principais representantes.
( ) A cultura norte-americana influenciava a música popular brasileira, a introdução de elementos e instrumentos do jazz já se fazia notar desde o final da década de 1920. Essa influência é bastante perceptível na modinha.
( ) Em 1959, o disco ?Chega de Saudade?, de João Gilberto, lança a bossa nova, um estilo musical onde integram-se a harmonia, melodia e ritmo, sem destaque especial para apenas um destes elementos.
a) A sequência correta é: F - V - V - F.
b) A sequência correta é: V - V - F - V.
c) Todas as afirmativas são verdadeiras.
d) A sequência correta é: F - F - V - V.

O artesanato é uma atividade herdada da colonização que veio ao longo dos séculos sendo transmitida de geração em geração. Hoje, o Brasil possui um rico legado artístico e artesanal. Sobre as características do artesanato, associe os itens, utilizando o código a seguir:
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
I- Confecção manual.
II- Funcionalidade.
III- Produção em série artesanal.
IV- Intenção decorativa.
a) II - III - IV - I.
b) III - II - I - IV.
c) I - II - III - IV.
d) IV - I - III - II.

Os indígenas influenciaram a cultura brasileira não somente com seu trabalho e costumes, mas também na maneira como viviam, sua relação com a natureza e como sileiros, analise as afirmativas a seguir:
Assinale a alternativa CORRETA:
I- No cultivo de plantas e na agricultura, os indígenas participavam e se ajudavam mutuamente.
II- As mulheres caçavam e comandavam a tribo, influenciando na educação e nos valores do grupo.
III- A planta conhecida como aipim é venenosa, porém, ao tirar o ácido cianídrico, ela se torna comestível.
IV- O tratamento social para os indígenas é igualitário, permitindo o direito ao uso da terra a todos.
a) As afirmativas I, II e III estão corretas.
b) As afirmativas II e IV estão corretas.
c) As afirmativas I e II estão corretas.
d) As afirmativas I, III e IV estão corretas.

Art. 216. Constituem patrimônio cultural brasileiro os bens de natureza material e imaterial, tomados individualmente ou em conjunto, portadores de referência à identidade, à ação e à memória dos diferentes grupos formadores da sociedade brasileira (BRASIL, 1988). O Artigo 216 da Constituição Federal afirma que o Patrimônio cultural brasileiro é constituído de todos os bens materiais e imateriais que fazem referência à identidade da sociedade brasileira.
Sobre esse patrimônio, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) As formas de expressão compõem o conjunto de patrimônio cultural do Brasil.
( ) Os modos de criar, fazer e viver de um grupo devem ser retirados da lista de aspectos formadores da cultura brasileira.
( ) Segundo a Constituição Federal, as criações científicas, artísticas e tecnológicas fazem referência ao patrimônio cultural do povo brasileiro.
( ) As obras, os objetos, os documentos e as edificações antigas são considerados bens de natureza material.
a) V - F - V - V.
b) V - F - F - F.
c) V - V - F - V.
d) F - V - F - F.

Desde o final do século XIX, no Brasil, a expressão "cultura popular" esteve presente numa vertente do pensamento intelectual, formada por folcloristas, antropólogos, sociólogos, educadores e artistas, preocupada com a construção de uma determinada identidade cultural. Artistas, políticos, literatos e intelectuais tentaram responder a estas questões relacionando cultura popular com variados atributos, por vezes contraditórios: ora com a não modernidade, o atraso, o interior, o local, o retrógrado, o entrave à evolução; ora com o futuro positivo, diferente, especial e brilhante para o país, valorizando as singularidades culturais e a vitalidade de uma suposta cultura popular, responsável pelo nascimento de uma nova consciência, uma nova civilização, sempre mestiça (ABREU, 2003).
Sobre cultura popular, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) É documentada a partir da memória e do registro realizado por estudiosos.
( ) Pertence à maioria do povo e não é ensinado em espaços formais de ensino.
( ) Surge com a resolução de problemas cotidianos e é criada pelo povo e para o povo.
( ) É um sistema elaborado em diferentes momentos históricos e baseia-se no que foi realizado antes.
a) F - V - F - V.
b) V - F - F - F.
c) F - F - V - V.
d) V - V - V - F.

O objeto artesanal é uma forma não individualizada, que escapa da produção em série, provém de um saber nascido da tradição e vivência do indivíduo em seu grupo. Objeto artesanal tem um caráter tanto de tradição coletiva como de individualidade. O entalhe é aqui incluído por ser a técnica artesanal que consiste em esculpir madeira. No processo de entalhe está relacionado o escultor, que é a pessoa que domina esta técnica.
Sobre a forma de artesanato do entalhe, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) É um técnica que exige pouco tempo, já que trabalha com colocação de materiais.
( ) A ideia inicial do artesão permanece inalterada independente da quebra de material.
( ) Nesse tipo de trabalho, em geral, são utilizados materiais leves e de fácil manuseio.
( ) Os materiais mais utilizados na técnica do entalhe são a pedra e a madeira.
a) V - F - V - F.
b) F - F - V - V.
c) V - F - F - V.
d) F - V - V - V.

TEXTO 1 À primeira vista, a escultura aparenta ser um entalhamento de um tradicional indígena americano. A face melancólica, as miçangas, a pele de cobra e as penas expressam um legado roubado. No entanto, o trabalho de Durham - um artista indígena Cherokee, escrito e ativista político - vai muito além do estereótipo de arte indígena. A escultura está vestindo plástico, bijuterias hippies e um sutiã de loja de departamento. O corpo é uma montagem de objetos reciclados. Malinche era uma princesa indígenas que foi amante de um homem branco, e o trabalho do artista pode ser interpretado como símbolo da opressão sexual e da dominação colonial. Essa escultura remete a culturas híbridas, e também a questões relacionadas ao preconceito do olhar ocidental, ou seja, ao desejo de tratar arte não ocidental como 'etnografia exótica', e à prontidão para aceitar representações estereotipadas dos povos indígenas. Ao se referir a si mesmo como 'primitivo pós-moderno', Durham assinala sua complexa posição intelectual como um artista indígena americano em um mundo eurocêntrico. (BARNES, 1996) TEXTO 2 No momento em que o critério da autenticidade deixa de ser plicar à produção artística, toda a função social da arte se transforma. Em vez de fundar-se no ritual, ela passa a fundar-se em outra práxis, a política. (BENJAMIN, 1994)
Considerando as informações apresentadas, assinale a alternativa CORRETA:
a) A escultura de Duhram pode ser considerada obra de arte porque segue critérios de autenticidade.
b) A escultura de Duhram segue padrões da arte clássica uma vez que consiste na representação de um retrato.
c) A escultura de Duhram apresenta comprometimento discursivo com as diferenças culturais.
d) As manifestações artísticas da população indígena são exemplos de artefatos considerados obras de arte clássicas.

Prévia do material em texto

Disciplina: Cultura Popular Brasileira (ART21) 
Avaliação: 
Avaliação Final (Objetiva) - Individual Semipresencial ( Cod.:460328) 
( peso.:3,00) 
Prova: 13152735 
Nota da 
Prova: 
6,00 
Legenda: Resposta Certa Sua Resposta Errada 
1. Com os efeitos da globalização e o processo de modernização aprofundada da 
sociedade, mudaram também os ideais de conhecimentos e pensamentos românticos, 
pois é facilmente verificável que, atualmente, as danças folclóricas já não são mais 
dançadas somente em ocasiões ritualísticas ou cerimoniais, por pessoas pertencentes 
a uma comunidade fechada, buscando o puro sentimento de autenticidade defendido 
pelos românticos. Nota-se que em muitos grupos destes pesquisados, jovens e 
adultos dançam pelo simples prazer de dançar, ou para estar em convívio com 
pessoas que tenham a mesma forma de estar, onde possam ser espontâneos e 
criativos, ou seja, procurando as qualidades que o ser humano busca para viver em 
seus momentos de lazer (SOUZA, 2011). Sobre as danças folclóricas, classifique V 
para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: 
 
( ) As danças folclóricas podem ser dramáticas ou não. 
( ) As danças dramáticas também são chamadas de autos ou folguedos. 
( ) O frevo é um exemplo de folguedo. 
( ) Nos autos são representados personagens, com vestimentas específicas e que 
geralmente narram uma história. 
 
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA: 
 
FONTE: SOUZA, Marco Aurélio da Cruz. Processos de criação x identidade 
cultural: grupos de danças brasileiros que em cena brincam com as danças 
folclóricas. Revista "O Teatro Transcende" do Departamento de Artes - CCE da 
FURB. Blumenau, v. 16, n. 01, p. 60-77, 2011. 
 a) V - V - V - F. 
 b) V - F - V - V. 
 c) V - V - F - V. 
 d) F - V - V - V. 
 
2. Reformas na legislação educacional têm buscado democratizar o espaço escolar, 
apontando a necessidade de se incorporarem elementos que durante muito tempo não 
foram valorizados nos espaços formais de ensino. Recentemente a lei nº 12.287/10 
alterou o parágrafo referente ao ensino da arte na LDB (lei nº 9.394/96), pondo em 
destaque a necessidade da presença de expressões artísticas regionais nas aulas de 
artes. Referente à alteração da lei, assinale a alternativa CORRETA: 
 a) O ensino da arte, especialmente em suas expressões regionais, constituirá 
componente curricular obrigatório nos diversos níveis da educação básica, de 
forma a promover o desenvolvimento cultural dos alunos. 
 b) O ensino da arte, especialmente em suas expressões regionais, constituirá 
componente curricular obrigatório nos diversos níveis da educação básica, de 
forma a promover o desenvolvimento crítico e cultural dos alunos. 
 c) O ensino da arte, especialmente em suas expressões regionais, constituirá 
componente curricular obrigatório nos diversos níveis da educação básica e 
superior de Arte, de forma a promover o desenvolvimento sociocultural dos 
alunos. 
 d) O ensino da arte, especialmente em suas expressões regionais, constituirá 
componente curricular obrigatório nos diversos níveis da educação fundamental, 
de forma a promover o desenvolvimento cultural dos alunos. 
 
3. Conjunto de manifestações, realizações e representações de um povo, de uma 
comunidade. Está presente em todos os lugares e atividades: nas ruas, em nossas 
casas, em nossas danças e músicas, nas artes, nos museus e escolas, igrejas e praças. 
Nos nossos modos de fazer, criar e trabalhar. Nos livros que escrevemos, na poesia 
que declamamos, nas brincadeiras que organizamos, nos cultos que professamos. Faz 
parte de nosso cotidiano e estabelece as identidades que determinam os valores que 
defendemos. Nos faz ser o que somos. Quanto mais o país cresce e se educa, mais 
este elemento cresce e se diversifica. É importante na formação da identidade de 
todos nós, brasileiros. Referente a este conceito, assinale a alternativa CORRETA: 
 a) Patriotismo. 
 b) Artesanato. 
 c) Nacionalidade. 
 d) Patrimônio cultural. 
 
4. Leia as informações sobre a trajetória da música popular brasileira e assinale (V) 
para as sentenças verdadeiras e (F) para as falsas e, em seguida, assinale a alternativa 
CORRETA: 
( ) O período entre 1920 e 1930 é considerado a Época de Ouro do rádio no Brasil, 
em virtude do grande número de artistas talentosos que aí surgiram. 
( ) Na década de 1940, a música nordestina ganhou destaque, em especial o baião, 
que tem em Luis Gonzaga um de seus principais representantes. 
( ) A cultura norte-americana influenciava a música popular brasileira, a introdução 
de elementos e instrumentos do jazz já se fazia notar desde o final da década de 
1920. Essa influência é bastante perceptível na modinha. 
( ) Em 1959, o disco ?Chega de Saudade?, de João Gilberto, lança a bossa nova, um 
estilo musical onde integram-se a harmonia, melodia e ritmo, sem destaque especial 
para apenas um destes elementos. 
 a) A sequência correta é: V - V - F - V. 
 b) A sequência correta é: F - V - V - F. 
 c) Todas as afirmativas são verdadeiras. 
 d) A sequência correta é: F - F - V - V. 
 
5. O termo "Cultura Popular" aponta para um "campo" de estudos com uma longa 
história de críticas, trocas e disputas entre pesquisadores filiados a abordagens 
modernas ou tradicionais pela hegemonia da área. Por tais razões, este campo não 
está circunscrito a uma única área de conhecimento, embora encontre grande 
receptividade no pensamento antropológico. Assim, pode-se pensar a cultura popular 
como uma "região epistemológica" privilegiada no interior das Ciências Humanas e 
Sociais, a qual faz fronteira com outros objetos e campos de conhecimento, ficando 
muita próxima das questões abordadas pelos estudos do folclore, do patrimônio 
cultural e da cultura nacional (ROCHA, 2009, p. 219-220). Sobre a cultura popular, 
assinale a alternativa CORRETA: 
 
FONTE: ROCHA, Gilmar. Cultura popular: do folclore ao patrimônio. Mediações-
Revista de Ciências Sociais, v. 14, n. 1, p. 218-236, 2009. 
 a) O popular é vivido pelos agentes sociais como uma manutenção melancólica das 
tradições. 
 b) É possível buscar uma identidade de ouro da cultura popular, um cânone a ser 
seguido. 
 c) As culturas populares conseguem ser, atualmente, prósperas e, ao mesmo tempo, 
puras. 
 d) A cultura popular destaca-se por estar sempre em transformação e ter um aspecto 
híbrido e colaborativo. 
 
6. O artesanato é uma atividade herdada da colonização que veio ao longo dos séculos 
sendo transmitida de geração em geração. Hoje, o Brasil possui um rico legado 
artístico e artesanal. Sobre as características do artesanato, associe os itens, 
utilizando o código a seguir: 
 
I- Confecção manual. 
II- Funcionalidade. 
III- Produção em série artesanal. 
IV- Intenção decorativa 
 
( ) Toda peça artesanal serve para um fim prático, ou seja, tem uma utilidade. Seus 
fins podem ser domésticos, de trabalho ou religiosos. 
( ) A peça artesanal nunca é concebida como peça única. Por mais que uma peça 
tenha sido confeccionada em um número limitado ou se tenha realizado apenas uma 
peça, a concepção operacional é seriada, pois ela pode ser facilmente repetida. 
( ) Nas peças artesanais há sempre a intenção de agradar, adornar, por mais função 
utilitária que estas tenham. 
( ) A peça artesanal é confeccionada manualmente, podendo ser realizada de forma 
individual ou em grupo. Podem-se usar ferramentas ou equipamentos, como torno, 
polidores, soldadores etc., desde que estes instrumentos sejam utilizados pelo artesão 
como auxiliares na fabricação das peças. 
 
Agora, assinale a alternativa que apresentaa sequência CORRETA: 
 a) III - II - I - IV. 
 b) II - III - IV - I. 
 c) I - II - III - IV. 
 d) IV - I - III - II. 
 
7. Os indígenas influenciaram a cultura brasileira não somente com seu trabalho e 
costumes, mas também na maneira como viviam, sua relação com a natureza e como 
se relacionavam em sociedade. Sobre os primeiros habitantes brasileiros, analise as 
afirmativas a seguir: 
 
I- No cultivo de plantas e na agricultura, os indígenas participavam e se ajudavam 
mutuamente. 
II- As mulheres caçavam e comandavam a tribo, influenciando na educação e nos 
valores do grupo. 
III- A planta conhecida como aipim é venenosa, porém, ao tirar o ácido cianídrico, 
ela se torna comestível. 
IV- O tratamento social para os indígenas é igualitário, permitindo o direito ao uso 
da terra a todos. 
 
Assinale a alternativa CORRETA: 
 a) As afirmativas I, II e III estão corretas. 
 b) As afirmativas II e IV estão corretas. 
 c) As afirmativas I e II estão corretas. 
 d) As afirmativas I, III e IV estão corretas. 
 
8. Art. 216. Constituem patrimônio cultural brasileiro os bens de natureza material e 
imaterial, tomados individualmente ou em conjunto, portadores de referência à 
identidade, à ação e à memória dos diferentes grupos formadores da sociedade 
brasileira (BRASIL, 1988). O Artigo 216 da Constituição Federal afirma que o 
Patrimônio cultural brasileiro é constituído de todos os bens materiais e imateriais 
que fazem referência à identidade da sociedade brasileira. Sobre esse patrimônio, 
classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: 
 
( ) As formas de expressão compõem o conjunto de patrimônio cultural do Brasil. 
( ) Os modos de criar, fazer e viver de um grupo devem ser retirados da lista de 
aspectos formadores da cultura brasileira. 
( ) Segundo a Constituição Federal, as criações científicas, artísticas e tecnológicas 
fazem referência ao patrimônio cultural do povo brasileiro. 
( ) As obras, os objetos, os documentos e as edificações antigas são considerados 
bens de natureza material. 
 
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA: 
 
FONTE: BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do 
Brasil. Brasília, DF: Senado Federal: Centro Gráfico, 1988. 
 a) V - F - V - V. 
 b) V - F - F - F. 
 c) V - V - F - V. 
 d) F - V - F - F. 
 
9. Desde o final do século XIX, no Brasil, a expressão "cultura popular" esteve presente 
numa vertente do pensamento intelectual, formada por folcloristas, antropólogos, 
sociólogos, educadores e artistas, preocupada com a construção de uma determinada 
identidade cultural. Artistas, políticos, literatos e intelectuais tentaram responder a 
estas questões relacionando cultura popular com variados atributos, por vezes 
contraditórios: ora com a não modernidade, o atraso, o interior, o local, o retrógrado, 
o entrave à evolução; ora com o futuro positivo, diferente, especial e brilhante para o 
país, valorizando as singularidades culturais e a vitalidade de uma suposta cultura 
popular, responsável pelo nascimento de uma nova consciência, uma nova 
civilização, sempre mestiça (ABREU, 2003). Sobre cultura popular, classifique V 
para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: 
 
( ) É documentada a partir da memória e do registro realizado por estudiosos. 
( ) Pertence à maioria do povo e não é ensinado em espaços formais de ensino. 
( ) Surge com a resolução de problemas cotidianos e é criada pelo povo e para o 
povo. 
( ) É um sistema elaborado em diferentes momentos históricos e baseia-se no que 
foi realizado antes. 
 
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA: 
 
FONTE: ABREU, Martha. Cultura popular, um conceito e várias histórias. In: 
ABREU, Martha; SOIHET, Rachel. Ensino de História, conceitos, temáticas e 
metodologias. Rio de Janeiro: Casa da Palavra, 2003. 
 a) F - F - V - V. 
 b) V - F - F - F. 
 c) F - V - F - V. 
 d) V - V - V - F. 
 
10. O objeto artesanal é uma forma não individualizada, que escapa da produção em 
série, provém de um saber nascido da tradição e vivência do indivíduo em seu grupo. 
Objeto artesanal tem um caráter tanto de tradição coletiva como de individualidade. 
O entalhe é aqui incluído por ser a técnica artesanal que consiste em esculpir 
madeira. No processo de entalhe está relacionado o escultor, que é a pessoa que 
domina esta técnica. Sobre a forma de artesanato do entalhe, classifique V para as 
sentenças verdadeiras e F para as falsas: 
 
( ) É um técnica que exige pouco tempo, já que trabalha com colocação de 
materiais. 
( ) A ideia inicial do artesão permanece inalterada independente da quebra de 
material. 
( ) Nesse tipo de trabalho, em geral, são utilizados materiais leves e de fácil 
manuseio. 
( ) Os materiais mais utilizados na técnica do entalhe são a pedra e a madeira. 
 
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA: 
 a) F - V - V - V. 
 b) V - F - V - F. 
 c) V - F - F - V. 
 d) F - F - V - V. 
 
11. Que o Brasil começou a ser pré-Brasil como projeção humana e cultural da Europa - 
especificamente de Portugal - é fato inconfundivelmente histórico. No entanto, não 
explica por si só nem o aparecimento do Brasil como nova entidade sociocultural no 
mundo que se considere "moderno" - dando extensão sociológica a adjetivo tão 
impreciso - nem a sua consolidação em sistema nacional de convivência e de cultura. 
Essa consolidação se processaria através da confluência de outras presenças ou de 
outras contribuições, além da europeia. Um processo complexo e abrangente. O 
lastro de cultura e de população ameríndias não pode ser nunca desprezado, mesmo 
porque subsiste. A ele se acrescentaria fortemente outra presença não europeia: a 
negra africana (FREYRE, 2016). Sobre a influência africana na cultura popular 
brasileira, assinale a alternativa CORRETA: 
 
FONTE: FREYRE, Gilberto. Aspectos da influência africana no Brasil. Revista del 
CESLA, 2005. Disponível em: 
http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=243320976021. Acesso em: 13 jun. 2018. 
 a) A culinária da senzala fazia uso de sobras e de elementos indígenas, como aipim, 
com temperos africanos, criando novos pratos, como a feijoada, a farofa e o 
vatapá. 
 b) Na religião houve a tentativa de união da cultura do senhor e a do negro, gerando 
as religiões afro-brasileiras e o sincretismo entre santos e orixás, mas não houve 
sucesso. 
 c) A contribuição negra africana foi pequena na espiritualidade, na música e na 
religiosidade, com isso, poucos elementos novos foram agregados à cultura 
nacional. 
 d) Os homens negros adornavam seus corpos com pinturas de urucum e com 
plumas, enquanto as mulheres teciam redes e trançavam cestos. 
 
12. (ENADE, 2017) TEXTO 1 
 
À primeira vista, a escultura aparenta ser um entalhamento de um tradicional 
indígena americano. A face melancólica, as miçangas, a pele de cobra e as penas 
expressam um legado roubado. No entanto, o trabalho de Durham - um artista 
indígena Cherokee, escrito e ativista político - vai muito além do estereótipo de arte 
indígena. A escultura está vestindo plástico, bijuterias hippies e um sutiã de loja de 
departamento. O corpo é uma montagem de objetos reciclados. Malinche era uma 
princesa indígenas que foi amante de um homem branco, e o trabalho do artista pode 
ser interpretado como símbolo da opressão sexual e da dominação colonial. 
Essa escultura remete a culturas híbridas, e também a questões relacionadas ao 
preconceito do olhar ocidental, ou seja, ao desejo de tratar arte não ocidental como 
"etnografia exótica", e à prontidãopara aceitar representações estereotipadas dos 
povos indígenas. 
Ao se referir a si mesmo como "primitivo pós-moderno", Durham assinala sua 
complexa posição intelectual como um artista indígena americano em um mundo 
eurocêntrico. (BARNES, 1996) 
 
TEXTO 2 
 
No momento em que o critério da autenticidade deixa de ser plicar à produção 
artística, toda a função social da arte se transforma. Em vez de fundar-se no ritual, 
ela passa a fundar-se em outra práxis, a política. (BENJAMIN, 1994) 
 
Considerando as informações apresentadas, assinale a alternativa CORRETA: 
 
FONTE: BARNES, R. et al. The 20th century Artbook. Londres: Phaidon, 1996 
(adaptado). 
 BENJAMIM, W. Obras escolhidas: magia e técnica, arte e política. 6. ed. São 
Paulo: Brasiliense, 1994 (adaptado). 
 
 a) A escultura de Duhram pode ser considerada obra de arte porque segue critérios 
de autenticidade. 
 b) A escultura de Duhram segue padrões da arte clássica uma vez que consiste na 
representação de um retrato. 
 c) A escultura de Duhram apresenta comprometimento discursivo com as diferenças 
culturais. 
 d) As manifestações artísticas da população indígena são exemplos de artefatos 
considerados obras de arte clássicas.

Mais conteúdos dessa disciplina