Buscar

Arte romana

Prévia do material em texto

Arte romana
A civilização romana
Os romanos tinham uma grande admiração pela arte grega de todos os tipos e períodos. Importavam milhares de originais de épocas anteriores e faziam cópias, suas criações também eram inspiradas na arte grega. O Império Romano foi uma sociedade aberta e cosmopolita, que tinha traços homogêneos e diversificados ao mesmo tempo, comumente romana. A arte romana, não pode ser considerada um modelo único e nem consistente.
Arquitetura
A arquitetura romana foi de fato uma forma especificamente romana de vida pública e privada. Os romanos aprenderam muito sobre a arte de construir com os etruscos. Os etruscos foram mestres de engenharia arquitetônica, de planejamento urbano e agrimensura, realmente eram construtores altamente habilidosos, que foi extremamente importante para a Roma ao ampliar seu domínio nas costas do Mediterrâneo e no norte da Europa para serem sedes do governo colonial. O arco de plenavolta, feito por seções cuneiformes, foi a característica mais importante desse legado etrusco.
Arcos e abóbodas que originaram a abóboda de berço caracterizam o desenvolvimento da capital romana, constituída por cilindros, semicilíndros e o domo. Os edifícios e templos gregos não eram locais de agrupamentos de pessoas, por conta do clima frio mas quando necessidades eram a realidade, pequenos edifícios romanos ofereciam o que deviam em grande escala por meio de métodos e materiais, criativos para serem concluídos e utilizados o quão antes.
O Coliseu
Já foi um enorme anfiteatro com a capacidade de acomodar cinquenta mil espectadores, e ainda é uma das maiores construções do mundo. Foi construído com uma espécie de concreto, seu planejamento foi eficiente e se trata de uma obra-prima da engenharia com galerias abobodadas para permitir o fluxo regular do trafego em volta de toda a arena. É repleto de arcos, e tem abóbodas de berço e de arestas. A estrutura tem um bom equilíbrio e sustentação que se utiliza de meias-colunas e pilastras.
O Panteão
Um templo circular e enorme dedicado a todos os deuses, que tem colunas da ordem coríntia. O óculo tem exatamente o mesmo diâmetro da base do domo. Possui nichos cavados que dão efeitos de um espaço aberto por trás, suas paredes também parecem menos espessas e o domo mais leve do que na realidade.
O Palácio de Diocleciano
O arquiteto romano permaneceu fiel a coluna, a arquitrave e ao frontão sobrepostos a um núcleo com abóbodas. O declínio do Império Romano deu lugar a ideias menos ortodoxas.
Escultura
Algumas possuíam funções sérias na Roma antiga e mantinham a tradição cultural. Os romanos tinham preferências quanto a decoração que era rica em detalhes. Os retratos e relevos narrativos são dois aspectos da escultura importantes no passado da sociedade romana.
Bustos
Foi uma das primeiras incorporações permanentes de uma tradição, quando morriam pessoas importantes, tais como chefes de famílias, fazia-se uma imagem de seu rosto em cera e eram preservadas pelas gerações seguintes e também carregadas nos cortejos fúnebres da família. Era uma forma ancestral de veneração que deu a importância de valorizar a história de uma família e sua continuidade, que foi permitida ser duradora por conta da cera utilizada. 
O busto vira uma personalidade especifica romana, de autoridade como uma “imagem paterna’ porém assustadora mas que teria a capacidade de comandar não só uma família mas até mesmo uma colônia ou um império. Os romanos deram a forma de ligar as imagens de homens a nível de deuses. Alguns bustos tinham suas proporções alteradas com o objetivo de dar essa pressão ou diferença nos separando deles, que seriam como deuses e nós seres comuns. 
Relevo narrativo
Há a presença de intervenção sobre-humana, retratos reconhecíveis, a humanização dos detalhes e uma maior preocupação em dar uma ilusão de profundidade espacial.
Pintura
Tem o observador como o maior aspecto. Pintores gregos eram trazidos, e famosos projetos eram claramente copiados mas raramente traziam uma relação direta com a velha arte.
Afrescos
Essas pinturas faziam parte das decorações em afrescos (no gesso endurecido dos interiores). São painéis juntos num conjunto de pinturas que imitam painéis de mármore e cenas arquitetônicas. As texturas traziam a noção de realidade tridimensional, mas analisando há confusão e é perceptível que os pintores romanos não compreendiam a profundidade espacial.
A Vila dos Mistérios 
Mostra que muitas das poses e gestos são tirados do repertório da arte grega clássica e o Classicismo não era presente pela falta da tal característica premeditada e consciente. 
Retratos
Contribuíram a história romana, eram retratos pintados do morto, feitos em cores naturais em painéis de madeira. O artista esculpia os bustos ampliando e enfatizando certos traços que tinham o objetivo de recordar a personalidade dos falecidos.

Continue navegando