Buscar

Princípios da Administração Pública

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.:201802811728)
	Acerto: 0,2  / 0,2
	Assinalar a alternativa que não seja característica do órgão administrativo:
		
	
	Estrutura.
	
	Competência.
	
	Poderes funcionais.
	 
	Personalidade jurídica.
	
	Desconcentração administrativa.
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201802334560)
	Acerto: 0,2  / 0,2
	Marque a alternativa correta:
		
	
	Na descentralização, o Estado delega a atividade tão somente a outra entidade da administração direta.
	 
	 Na descentralização, o Estado delega a atividade a outra entidade.
	
	Na descentralização, há uma distribuição interna de competência na administração direta.
	
	Na desconcentração, o Estado delega atividade a outra entidade, quer da administração direta, quer da administração indireta.
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201802836511)
	Acerto: 0,2  / 0,2
	2. (0,5 pt) Ementa: AGRAVO REGIMENTAL. RECURSO ORDINÁRIO EM MANDADO DE SEGURANÇA. ANISTIA POLÍTICA. CABOS DA FORÇA AÉREA BRASILEIRA. PORTARIA 1.104/1964 DA AERONÁUTICA. INGRESSO DE MILITARES APÓS SUA EDIÇÃO. REVISÃO DA CONDIÇÃO DE ANISTIADO. ILEGALIDADE. PODER DE AUTOTUTELA DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA. JULGAMENTO MONOCRÁTICO. POSSIBILIDADE. AGRAVO IMPROVIDO. I ¿ É fato incontroverso que os recorrentes ingressaram na Aeronáutica após a edição da Portaria 1.104/1964, e, assim, já conheciam previamente a impossibilidade de engajamento ou reengajamento após o transcurso do prazo de oito anos de serviço. II- Esta Corte firmou jurisprudência no sentido de que o pedido de anistia fundado apenas na Portaria 1.104/1964 só permite sejam anistiados os cabos que, ao tempo de sua edição, já eram praças da Força Aérea. Precedentes. III - A revisão de um ato administrativo, quando eivado de vício, não é mera discricionariedade da Administração, mas sim um poder-dever de anular seus próprios atos. Precedentes. IV - Nos termos do art. 21, § 1º, do Regimento Interno do STF, pode o Relator julgar monocraticamente pedido que veicule pretensão incompatível com a jurisprudência consolidada desta Corte, ou seja, pedido manifestamente inadmissível. V ¿ Agravo regimental improvido. Considerando o julgado do STF acima, identifique o princípio de Direito Administrativo implícito apresentado.
		
	
	Proporcionalidade
	 
	Autotutela
	
	Eficiência
	
	Motivação
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201802334656)
	Acerto: 0,2  / 0,2
	Correlação entre meios e fins¿ é expressão que costuma ser diretamente associada ao seguinte princípio:
		
	 
	proporcionalidade;
	
	eficiência;
	
	autotutela;
	
	moralidade.
	
	modicidade;
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201802229401)
	Acerto: 0,2  / 0,2
	(OAB/CESPE) - No exercício do poder sancionar da administração pública.
		
	
	incide o mesmo princípio da tipicidade estrita aplicável às sanções de natureza penal.
	
	as sanções de interdição de estabelecimento, de demolição de obra irregular e de multa pecuniária são dotadas da prerrogativa de auto-executoriedade direta pela administração sancionadora.
	
	não se admite o exercício da discricionariedade administrativa
	 
	devem ser observados os princípios da ampla defesa prévia e da proporcionalidade na dosimetria da sanção.
	
	
	
	6a Questão (Ref.:201802334645)
	Acerto: 0,2  / 0,2
	(Adaptação/OAB) Prescreve o caput do artigo 37 da Constituição Federal que a Administração Pública Direta e Indireta de qualquer dos poderes da União, dos listados, do Distrito Federal e dos Municípios obedecerá aos princípios da legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência. A respeito dos princípios da Administração Pública, assinale a alternativa incorreta.
		
	
	O STF reiteradamente tem proclamado o dever de submissão da Administração Pública ao principio da moralidade. Corno exemplo, cita-se o julgado em que o Pretório Excelso entendeu pela vedação ao nepotismo na Administração, não se exigindo edição de lei formal a esse respeito, por decorrer diretamente de princípios constitucionais estabelecidos, sobretudo o da moralidade da Administração.
	 
	Segundo a doutrina majoritária e decisão hodierna do STF, o rol de princípios pre¬vistos no artigo 37, caput. do texto constitucional é taxativo, ou seja, a Administração Pública, em razão da legalidade e taxatividade não poderá nortear-se por outros princípios que não os previamente estabelecidos no referido dispositivo.
	
	A Constituição Federal de 1988 no artigo 37, § l, dispõe sobre a forma de como deve ser feita a publicidade dos atos estatais estabelecendo que a publicidade dos atos, programas, obras, serviços e campanhas dos órgãos públicos deverá ter caráter educativo, informativo ou de orientação social, dela não podendo constar nomes, símbolos ou imagens que caracterizem promoção pessoal de autoridades ou servidores públicos.
	
	O princípio da legalidade significa estar a Administração Pública, em toda a sua atividade, adstrita aos mandamentos da lei, deles não podendo se afastar, sob pena de invalidação do ato. Assim, se a lei nada dispuser, não poderá a Administração agir, salvo em situações excepcionais. Ainda que se trate de ato discricionário, há de se observar o referido princípio.
	
	O princípio da eficiência foi inserido positivamente na Constituição Federal via emenda constitucional.
	
	
	
	7a Questão (Ref.:201802229300)
	Acerto: 0,2  / 0,2
	(OAB CESPE) Por decorrência do poder hierárquico da Administração Pública, surge o instituto da delegação de competências. Assinale, entre as atividades abaixo, aquela que não pode ser delegada.
		
	
	Matéria de competência concorrente de órgão ou entidade.
	
	Edição de atos de nomeação de servidores.
	
	Homologação de processo licitatório.
	 
	Decisão de recursos administrativos.
	
	
	
	8a Questão (Ref.:201802229265)
	Acerto: 0,2  / 0,2
	(Analista Judiciário Área: Judiciária - TRE/MT/2009) Entre os princípios fundamentais da administração pública, encontram-se a descentralização e a desconcentração. Quanto ao princípio da descentralização, Julgue os itens a seguir. I. A descentralização pressupõe a existência de uma pessoa distinta da pessoa do Estado. II. O ente descentralizado age sem necessitar de outorga do serviço ou atividade ou de delegação para a sua execução, mas sempre em nome próprio. III. A fundação pública, resultante do processo de descentralização, é uma pessoa jurídica de direito público que realiza atividades apenas de interesse público. IV. Os ministérios e os órgãos de assessoramento da Presidência da República são decorrências do processo de descentralização. V. Os entes descentralizados são provenientes da divisão do trabalho do Estado, visando a sua eficiência. Estão certos apenas os itens:
		
	
	II e III;
	
	III e IV
	 
	I e V;
	
	IV e V
	
	I e II;
	
	
	
	9a Questão (Ref.:201802340032)
	Acerto: 0,2  / 0,2
	Assinalar a alternativa correta.
		
	
	As agências reguladoras constituem um "novo modelo institucional da Administração Pública¿, ao lado das autarquias, fundações, sociedades de economia mista e empresas públicas.
	
	As empresas públicas, cujo capital é composto por recursos públicos e privados, podem adotar qualquer forma admitida em direito.
	
	As autarquias e as fundações, integrantes da administração indireta, tem em comum o fato de que ambas são entidades cooperativas.
	 
	Depende de lei específica a criação de autarquia. Comentários: As autarquias são criadas por lei ordinária, cujo projeto é de iniciativa reservada ao Chefe do Poder Executivo respectivo. Então, se for uma autarquia federal, a sua instituição vai depender de um projeto de lei oferecido pelo Presidente da República; se for uma autarquia estadual, será o Governador quem vai oferecer o projeto da lei instituidora; e, se for uma autarquia municipal,a autoria do projeto será do Prefeito. Entretanto, de onde se retira essa obrigatoriedade? Naturalmente que da Constituição, que, em seu art. 37, XIX, reza: "Art.37 - ............................................ .XIX - somente por lei específica poderá ser criada autarquia e autorizada a instituição de empresa pública, de sociedade de economia mista e de fundação, cabendo à lei complementar, neste último caso, definir as áreas de sua atuação". Diferentemente do que ocorre com as sociedades, o nascimento da personalidade jurídica das autarquias se dá com a só publicação da lei que a cria, sem a necessidade de se arquivar um ¿ato constitutivo¿ em qualquer espécie de registro público. Atente-se, entretanto, para o fato de que o Superior Tribunal de Justiça decidiu, recentemente, de maneira muito estranha - a nosso ver, completamente equivocada - que as pessoas jurídicas só adquirem personalidade com o registro no Cadastro Nacional das Pessoas Jurídicas - CNPJ, do Ministério da Fazenda, que, na verdade, é apenas um cadastro daquele órgão da administração direta federal para fins tributários. Logo, temos , como gabarito correto, a letra A.
	
	Os sistemas de atividades auxiliares, criados pelo Decreto-Lei n" 200, de 25 de fevereiro de 1967 e amplamente difundidos na Administração Pública brasileira, são operados por terceirização.
	
	
	
	10a Questão (Ref.:201802338250)
	Acerto: 0,2  / 0,2
	Marque a alternativa correta:
		
	 
	e) Tratando-se de ato vinculado, não se cogita em análise de conveniência do administrador para a prática do ato.
	
	c) O poder discricionário pode ser exercido sem previsão legal por se tratar de mérito administrativo e com vista a alcançar de forma imediata o interesse público.
	
	d) O poder vinculado que se insere no juízo de conveniência e oportunidade do administrador pode ser exercido se a lei atribuir competência ao agente.
	
	b) O ato regulamentar pode inovar no ordenamento jurídico desde que traga benefícios para coletividade.
	
	a) No exercício do Poder Regulamentar, o chefe do Poder Executivo expede ato originário.

Continue navegando