Logo Passei Direto
Buscar
Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Prévia do material em texto

Questões de múltipla escolha
Disciplina: 681660 - HISTORIOGRAFIA DO BRASIL
Questão 1: "Em meio a um contexto caracterizado pelo enfraquecimento e final da escravidão e pela realização de
um novo projeto político para o país, as teorias raciais se apresentavam enquanto modelo teórico viável na
justificação do complicado jogo de interesses que se montava. Para além dos problemas mais prementes relativos à
substituição da mão-de-obra ou mesmo à conservação de uma hierarquia social bastante rígida, parecia ser preciso
estabelecer critérios diferenciados de cidadania.
É nesse sentido que o tema racial, apesar de suas implicações negativas, se transforma em um novo argumento de
sucesso para o estabelecimento das diferenças sociais". SCHAWRCZ, Lilia. O espetáculo das raças. São Paulo:
Companhia das Letras, 1993, p. 18
Do trecho acima, temos como decorrência:
I - O racismo científico ofereceu a justificativa teórica no período posterior à abolição para a manutenção da sujeição
da população negra que havia sido escravizada.
11 - Embora com a República toda a população tivesse a mesma condição de cidadania, as teorias raciais serviam
para justificar a exclusão social dos descendentes dos negros escravizados.
111 - As teorias raciais não tiveram influência significativa na situação social da população afrodescendente no Brasil
no período pós-abolição, pois a República significou a igualdade de todos perante a lei.
Assinale a alternativa que indique as frases que estão corretas:
tJ I, 11 e 111.
@I,II.
C) 1,111.
D) 11, 111.
E) nenhuma das frases está correta
Questão 2: Oliveira Vianna foi um dos ideólogos do Estado Novo. Sua visão conservadora se expressou em
seus trabalhos dentre 05 quais podemos destacar Populações Meridionais do Brasil e Raça e Assimilação,
nos quais:
rA\r::efende a existência de "raças inferiores e superiores" e a arianização da população brasileira por meio de ações
't:n1genlcas. ./
B) Defende a ideia de que a mistura de culturas era benéfica para o país. ~
C) Condena a imigração que estaria enfraquecendo a raça brasileira.
D) Discute a importância da eugenia como forma de promover uma mistura de raças eficaz.
E) Propõe a adoção de um regime democrático para fazer avançar economicamente o país.
Questão 3: No projeto modernista, buscava-se o novo e a ruptura com formas artísticas do passado.
Contudo, renovação e tradição se combinavam em seu ideário. O projeto ideológico do modernismo:
A) Se opunha ao estético, pois não havia como conciliar tradição e modernidade.m Distanciava-se da arte popular devido ao seu compromisso com as vanguardas europeias.
~ Estava relacionado a um projeto nacional que valorizava as tradições e a cultura popular.
D) Não aproximou seus membros de um engajamento político. d
E) Ao ser elitista, desconsiderava as manifestações culturais do povo. C.....'_--
Questão 4: ''[...] o racismo científico' se tornou moeda corrente no debate político e cultural brasileiro no último
quartel do século XIX, redefinido e adaptado às condições locais. Desse processo de ajuste das "importações
ideológicas", resultaram modelos de pensamento, como a ideologia do branqueamento e da miscigenação, como
tentativa de eliminar a contradição entre a realidade étnica brasileira, o racismo científico e o liberalismo
progressista. Aceitando a premissa básica do racismo - a superioridade da raça branca - Joaquim Nabuco, João
Batista de Lacerda, Silvio Romero e Afrânio Peixoto enalteceram a mestiçagem como mecanismo de assimilação
racial dos grupos inferiores, de modo a escapar à armadilha determinista de Buckle, Gobineau e Agassiz, em que o
Brasil seria condenado ao atraso e à barbárie." (VENTURA, Roberto. Estilo tropical. São Paulo: Companhia das
Letras, 1991, p. 62-63).
Com relação ao racismo científico da maneira como foi entendido no Brasíl, podemos afirmar que:
I - Teve pouca influência no pensamento social brasileiro, pois a elite se recusava a tentar equacionar a questão
racial no país.
II - Foi introduzido de forma seletiva, pois descartavam-se as explicações mais comprometedoras de nosso futuro a
partir da miscigenação racial e aceitava-se a ideia da possibilidade ~dobranqueamento da raça brasileira a partir de
cruzamentos sucessivos com brancos europeus.
111 - As teorias raciais serviam para explicar as razões do atraso brasileiro frente às nações europeias, justificando
até mesmo a indolência do brasileiro.
Assinale a alternativa que indique as afirmativas corretas:
A) I, 11 e 111.
B) I, I\.
C) I, li\.
@II,II\.
E) Nenhuma das afirmativas está correta.
Questão 5: Durante o Estado Novo, houve a preocupação em implementar uma "cultura histórica" no País.
Dentre as iniciativas nesse sentido, podemos incluir a criação do Serviço do Patrimônio Histórico e Artístico
Nacional - SPHAN. Sobre a atuação desse órgão, em linhas gerais, podemos dizer que:
I - A política de preservação do órgão apresenta uma marca classista por ter tombado durante várias décadas e, até
recentemente, exemplares representativos dos grupos elitistas e relacionados ao poder.
11 - Ao valorizar em grande medida apenas remanescentes das elites, o SPHAN relegou ao esquecimento bens
culturais referentes à história dos negros, indígenas e população pobre.
111 - A hegemonia dos arquitetos no órgão marcou a sua política de tombamento, que levou à preservação
sobretudo de bens arquitetônicos.
Assinale a alternativa que indique as afirmativas corretas:
A(Ã) I e I\.1f) 1,11 e li\.
C) I e li\.
D) 11 e li\.
E) Nenhuma das afirmativas está correta.
Questão 6: Capistrano de Abreu introduziu novos sujeitos e interpretações à historiografia do país. Valorizou
o povo brasileiro com seus costumes, suas lutas e sua história. Com relação à identidade brasileira, o
aspecto fundamental que enfatizou foi:
A) A composição étnica do povo, destacando a presença indígena e dando pouca atenção à população
afrodescendente.
B) A origem europeia considerando pouco significativa a mistura com as populações indígenas.>'2.O africano como principal substrato da composição racial e cultural do povo.
<QYA composição racial da população de acordo com a visão do determinismo racial. X
E) A composição física deficiente da população em razão da nossa composição racial.
Questão 7: Manoel Bonfim, autor de A América Latina (1905), Através do Brasil (1910) e O Brasil Nação (1931)
entre outras obras, distanciava-se da crônica política e da história produzida a partir do alinhamento cronológico dos
eventos para buscar construir uma consciência nacional sobre o passado. Buscava um posicionamento intelectual
em vista dos problemas sociais do seu tempo, rompendo com a ideia da imparcialidade absoluta em prol de uma
objetividade científica. Quanto a essa visão histórica, podemos considerar que:
A) Era a concepção preponderante na época.
B) Manoel Bonfim foi figura de certa forma dissonante no ambiente .cultural de sua época.
C) Continuava a tradição historiográfica dos Institutos Históricos.
@ Marca o início da historiografia marxista no país.
E) Pouco contribui para a formação de uma consciência crítica sobre o país.
Questão 8: No início dos anos 1920, o Brasil precisava cumprir uma grande agenda de mudanças para ser
considerado moderno. O Modernismo vai significar, ao menos no plano das artes, a entrada do país na
modernidade. Sobre esse movimento não podemos afirmar que:
A) Significou a entrada de uma nova linguagem e de uma nova visão do Brasil.
B) Criticava a importação direta de modelos estrangeiros na arte e na cultura, valorizando a introdução de modelos
nacionais.
C) Pretendia renovar o ambiente artístico e cultural a partir da experiência das vanguardas europeias, mas com uma
modelagem nacional.
..J2.) Visava imprimir uma "dicção" própria aos modelos importados a partir da cultura e da história nacional.ca Baseava-se em modelos da vanguarda artística europeia, afastando-se da cultura nacional.r:Questõesdiscursivas
Questão 1: Na década de 1930 foram publicados os três ensaios daqueles que passaram a ser chamados de
"intérpretes do Brasil": Caio Prado Junior, Gilberto Freyre e Sérgio Buarque de Holanda. Aponte quais foram esses
livros e quais as suas ideias mais importantes que fizeram desses trabalhos referências para os estudos históricos
brasileiros.
Questão 2: Comente a frase do historiador João José Reis sobre o início da historiografia brasileira:
"O Brasil independente, portanto, precisava da história e dos historiadores para se oferecer um passado e
abrir-se um futuro" (As identidades do Brasil. Rio de Janeiro: FGV, 2006, p. 26).

Mais conteúdos dessa disciplina