Buscar

aol 3 bioquímica

Prévia do material em texto

PERGUNTA 1
Conhecidos como sacarídeos ou açucares, os carboidratos são as moléculas biológicas mais abundantes em nosso planeta sendo responsáveis por várias funções em nosso organismo. Dentre os carboidratos a seguir, qual deles está envolvimento com o armazenamento de energia nas células animais?
	
	a.
	Quitina
	
	b.
	Amido
	
	c.
	Amilose
	
	d.
	Glicogênio
	
	e.
	Celulose
PERGUNTA 2
 A oxidação da glicose é a principal forma de obtenção de energia livre para a maioria das células. De fato, esse carboidrato ocupa a posição central no metabolismo energético de vegetais, animais e muitos microorganismos. Qual das alternativas melhor descreve a via glicolítica no metabolismo humano?
	
	a.
	 Na glicólise, uma molécula de glicose é oxidada a duas moléculas de piruvato, com saldo energético de duas moléculas de ATP. Essa via metabólica ocorre no citosol
	
	b.
	 Na glicólise, uma molécula de glicose é oxidada a duas moléculas de piruvato, com saldo energético de quatro moléculas de ATP. Essa via metabólica ocorre na matriz mitocondrial
	
	c.
	Na glicólise, uma molécula de glicose é oxidada a duas moléculas de piruvato, com saldo energético de quatro moléculas de ATP. Essa via metabólica ocorre no citosol
	
	d.
	 Na glicólise, uma molécula de glicose é degradada, formando uma molécula de piruvato, com saldo energético de duas moléculas de ATP. Essa via metabólica ocorre no citosol
	
	e.
	 Na glicólise, uma molécula de glicose é oxidada a duas moléculas de piruvato, com saldo energético de duas moléculas de ATP. Nessa via metabólica ocorre membrana mitocondrial interna
PERGUNTA 3
 O composto ______________________ armazena, em suas ligações fosfato, parte da energia desprendida pelas reações exergônicas. Além disso, ele tem a capacidade de liberar, por hidrólise, a energia armazenada para promover reações endergônicas. Assinale a alternativa que completa o espaço.
	
	a.
	Trifosfato de adenosina
	
	b.
	 Glicose
	
	c.
	 Acetil-CoA
	
	d.
	 Difosfato de adenosina
	
	e.
	 Monofosfato de adenosina
1 pontos   
PERGUNTA 4
As vitaminas são macronutrientes orgânicos que devem ser ingeridos através da alimentação, embora, algumas podem ser sintetizadas por bactérias intestinais. Por serem um grupo quimicamente heterogêneo, as vitaminas podem ser divididas quanto a sua solubilidade em água em dois grupos: lipossolúveis e hidrossolúveis. Sobre as vitaminas assinale a alternativa INCORRETA:
	
	a.
	A vitamina A ou retinol é indispensável no processo de reprodução, regulação do crescimento da epiderme.
	
	b.
	O escorbuto é caracterizado por sangramentos nas gengivas, dentes frágeis e quebradiços, fragilidade dos vasos sanguíneos é decorrente do excesso de vitamina C no organismo.
	
	c.
	A vitamina K é essencial para o processo de coagulação sanguínea, pois a sua deficiência pode comprometer a cascata da coagulação, desse modo incidindo em quadros hemorrágicos.
	
	d.
	O ácido fólico ou folato (B9) é uma vitamina hidrossolúvel que é necessária para a biossíntese de DNA. A sua deficiência pode causar defeitos graves na formação de fetos.
	
	e.
	A vitamina D está relacionada com a regulação da homeostase do cálcio no organismo, portanto, a sua carência pode ocasionar problemas como raquitismo e osteomalácia.
PERGUNTA 5
 Ao passo que moléculas ricas em energia como NADH e o FADH2 são oxidadas à NAD+ e FAD nos complexos I e II da cadeia transportadora de elétrons, respectivamente, os elétrons são direcionados para o complexo IV (citocromo oxidase), que em contato com o oxigênio molecular, forma a H2O. Durante o transporte dos elétrons pela cadeia respiratória, é produzido o ______________________, necessário na fosforilação oxidativa para produção de ATP. Assinale a alternativa que completa o espaço.
	
	a.
	Gradiente de prótons
	
	b.
	 ADP
	
	c.
	ATP sintase
	
	d.
	Piruvato
	
	e.
	Fumarato
PERGUNTA 6
 Os carboidratos podem ser classificados como poli-hidroxialdeídos ou poli-hidroxicetonas, ou substâncias que geram esses compostos quando degradadas. Existe ainda outra classificação para os açúcares, que leva em consideração o nível de complexidade estrutural deles. Em relação à classificação dos carboidratos, assinale a alternativa CORRETA.
	
	a.
	 Os monossacarídeos são os carboidratos mais simples, sendo formados por poucas unidade monoméricas
	
	b.
	A glicose é o polissacarídeo mais importante em nosso metabolismo energético
	
	c.
	Os oligossacarídeos são os maiores e mais complexos carboidratos, podendo ser encontrado tanto em células animais quanto em células vegetais
	
	d.
	 Os polissacarídeos são polímeros de açúcares que contêm mais de 20 unidades de oses ligadas por ligações O-glicosídicas
	
	e.
	Os dissacarídeos são formados pela ligação de dois monossacarídeos, sendo os mais comuns o glicogênio, celulose e amido
PERGUNTA 7
Em nossa dieta, a ingestão de carboidratos, lipídeos e vitaminas são de suma importância, uma vez que tais nutrientes participam de uma série de processos metabólicos indispensáveis à sobrevivência ao nosso organismo. Na coluna 1, listamos alguns dessas biomoléculas, enquanto na coluna 2 listamos algumas importantes atividades celulares relacionadas com as macromoléculas citadas. Relacione-as.
COLUNA 1
1. Glicose
2. Colesterol
3. Vitamina D
4. Glicogênio
5. Vitamina K
COLUNA 2
(     ) Regulação da tanto da absorção intestinal de cálcio quando sua deposição nos ossos.
(     ) Armazenamento de energia em células animais.
(     ) Principal substrato energético que ao ser oxidado pode fornecer energia aos processos metabólicos.
(     ) Participa do mecanismo de coagulação sanguínea.
(     ) Precursor de hormônios sexuais e sais biliares.
A sequência correta de cima para baixo é:
	
	a.
	3 1 5 2 4
	
	b.
	5 2 1 4 3 
	
	c.
	4 1 2 5 3
	
	d.
	5 1 2 4 3
	
	e.
	3 4 1 5 2
PERGUNTA 8
 Normalmente, a via glicolítica é separada em duas fases: uma fase de investimento energético (necessita de ATP) e outra fase de compensação energética (produção de ATP e NADH). O fluxo de glicose, através dessa via, é regulado para manter constantes a concentração de ATP e dos intermediários glicolíticos. Portanto, a glicólise pode ser regulada:
	
	a.
	Pela ação das enzimas alostéricas hexoquinase, fosfofrutoquinase e piruvato-quinase, porém é um controle de curto prazo. Quando é necessário um efeito mais pronunciado e com duração maior, a via pode ser regulada por atuação de dois hormônios peptídicos: a insulina e o glucagon
	
	b.
	Apenas pela ação das enzimas alostéricas hexoquinase, a fosfofrutoquinase (PFK) e a piruvato-quinase
	
	c.
	 Os níveis elevados de ATP podem regular a glicólise estimulando ainda mais a produção de energia
	
	d.
	 Por um conjunto de enzimas que apresentam cinética enzimática do tipo Michaelis-Menten
	
	e.
	 A insulina modula a glicólise ao fazer um feedback negativo sobre o principal ponto de regulação da glicólise, a enzima fosfofrutoquinase
PERGUNTA 9
O genoma dos eucariontes é um conjunto completo de moléculas de DNA encontradas no núcleo. O projeto genoma humano tem como alvo a identificação todos os genes responsáveis por nossas características normais e patológicas. Os resultados em longo prazo certamente irão revolucionar a medicina, principalmente na área de prevenção. Em relação à molécula de DNA são feitas as seguintes afirmações:
I. No DNA são formadas duas ligações hidrogênio entre as bases nitrogenadas adenina (A) e timina (T) e três ligações hidrogênio entre a citosina (C) e a guanina (G).
II. A replicação do DNA é considerada como um processo semiconservativo, visto que são obtidas duas duplas hélices e em cada uma delas há uma fita da dupla hélice original.
III. O DNA sintetizado no núcleo é conduzido para o citoplasma onde ocorrerá o processo de tradução para a síntese de novas proteínas.
	
	a.I e III estão corretas.
	
	b.
	I e II estão corretas.
	
	c.
	II e III estão corretas.
	
	d.
	Todas as alternativas estão corretas.
	
	e.
	Apenas a I está correta.
1 pontos   
PERGUNTA 10
 A respiração celular ocorre em três estágios: No primeiro, compostos energéticos como glicose, ácidos graxos e alguns aminoácidos são oxidadas para produzirem acetil-CoA. No segundo momento, o acetil-CoA entra no ciclo de Krebs, que é oxidado a CO2 e a energia é conservada através das coenzimas reduzidas NADH e FADH2. Só então ocorre a oxidação das coenzimas, e os elétrons são disponibilizados na cadeia respiratória. O ciclo de Krebs é fundamental no metabolismo gerador de energia, porém o ciclo dos ácidos tricarboxílicos tem a função de:
	
	a.
	Síntese de acetil-CoA
	
	b.
	Síntese de importantes intermediários da biossíntese.
	
	c.
	Degradação de glicogênio – gliconeogênese
	
	d.
	Síntese de glicogênio – glicogênese
	
	e.
	 Degradação de piruvato

Continue navegando