Buscar

Erica Estudo dirigido saúde da mulher 2018 2

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

ESTUDO DIRIGIDO
Marque V ou F para as afirmativas abaixo:
Referente à atenção da Mulher na Gestação:
a)( ) A ausculta dos batimentos cardíacos fetais (bcf) deve ser realizada apenas nas últimas consultas para verificar a presença, o ritmo efrequência.
 b) ( )O Enfermeiro, na 1º consulta, deve estimar a Data Provável do Parto (DPP). Para isto pode ser utilizada a Regra de Naegele.
c) ( )Durante a primeira consulta a gestante, deve ser realizado um exame físico seguido pelo exame ginecológico e obstétrico, no entanto nesse momento, a inspeção de colo de útero e de conteúdo vagina é de extrema importância definindo possíveis patologias ao feto, sendo preferível, no primeiro trimestre.
d) ( ) Na leitura do resultado do exame de HIV + não deve-se valorizar este resultado, podendo dar continuidade as consultas de pré-natal conforme calendário.
e) ( )Constitui fator de risco para a gestação atual a faixa etária da gestante entre 19 e 35 anos de idade.
Em relação ao câncer de mama:
( )O câncer de mama apresenta sinais e sintomas clínicos como modificações na pele, surgimento de nódulos palpáveis ou não, saída de secreção mamilar.
( ) A dor mamária é o sintoma mais frequente do câncer mamário.
( )O autoexame das mamas deve ser orientado como rastreamento e realizado mensalmente para prevenir o Câncer de mama.
d) ( )O período para realização do autoexame é durante a menstruação, quando as mamas ficam mais túrgidas, facilitando a exteriorização de nódulos.
e) ( ) O câncer de mama é um tumor maligno que se desenvolve na mama como consequência de alterações genéticas em algum conjunto de células da mama.
Referente ao parto humanizado:
( )O clampeamento tardio do cordão em cerca de 1 minuto no máximo, deve ser estimulado quando o recém-nascido estiver vigoroso, visto seus benefícios.
( ) Uso rotineiro de enema (lavagem intestinal).
 ( )A liberdade de posição que dá a mulher o direito de parir em pé, de lado, de cócoras e outras posições, bem como os movimentos da mulher durante o trabalho de parto é uma prática que deve ser utilizada e incentivada.
d) ( )A manobra de Valsalva(Esforços de puxo prolongados e dirigidos) 
durante o período expulsivo é uma prática que deve ser solicitada e incentivada para motivar a mulher nesse momento especial.
e) ( )Estipular rigidamente a duração do período expulsivo é uma prática que deve ser estimulada e seguida para o bem estar da criança e ela não nascer cianótica.
f) ( ) Administração de ocitócicos (ocitocina ou derivados) a qualquer hora antes do parto de tal modo que o efeito delas não possa ser controlado.
g)( ) Uso liberal ou rotineiro de episiotomia
h) ( ) Realizar precocemente contato pele a pele, entre mãe e filho, dando apoio ao início da amamentação na primeira hora do pós-parto.
i) ( ) Não utilizar métodos invasivos nem métodos farmacológicos para alívio da dor durante o trabalho de parto e parto e sim métodos como massagem e técnicas de relaxamento.
4- Assistência de enfermagem no puerpério imediato:
a)( ) Em caso de loquiação(perdas de sangue, muco e tecidos do interior do útero durante o período puerperal) aumentada, manter apenas vigilância rigorosa dos sinais vitais e proporcionar repouso absoluto para paciente.
b)( ) Administrar ocitocina, como primeira conduta, em caso de hipotonia ou atonia uterina.
c)( ) Observar e descrever as características da loquiação.
d)( ) Manter os membros inferiores abaixados para que ocorra diminuição do retorno venoso e melhora do sangramento vaginal quando estiver aumentado.
e)( ) Avaliar a pressão arterial, apesar de esta não apresentar relação com a perda sanguínea.
5-Referente as condutas técnicas preconizada pelo Ministério da Saúde:
( ) Num traçado de medição da AFU (altura do fundo utetino), uma linha acima da curva superior sugere, entre outras hipóteses, gravidez gemelar.
( ) A pressão arterial poderá ser aferida com a gestante sentada, em decúbito lateral esquerdo ou posição supina.
( ) Na palpação obstétrica pode-se identificar a situação, apresentação, posição e variedade da posição fetal.
( ) Numa classificação nutricional de baixo peso (BP): investigar a história alimentar, a hiperêmese gravídica, as infecções, as parasitoses, as anemias e as doenças debilitantes.
( ) Uma ausculta de BCFs no QIE sugere um feto em situação longitudinal, apresentação pélvica e posição à esquerda.
( ) O exame de toque ou toque vaginal pode ser realizado durante a gravidez, nas consultas pré-natais e no trabalho de parto, na fase ativa.
( ) O objetivo máximo do método palpatório é o reconhecimento do feto nele contido, sua apresentação e posição.
6-Referente às diretrizes da Política Nacional de Atenção Integral à Saúde da Mulher:
( ) a atenção integral à saúde da mulher refere-se ao conjunto de ações de promoção, proteção, assistência e recuperação da saúde, executadas nos diferentes níveis de atenção à saúde (da básica à alta complexidade).
( )o SUS deverá garantir o acesso das mulheres a todos os níveis de atenção à saúde, no contexto da descentralização, hierarquização e integração das ações e serviços, sendo responsabilidade dos três níveis gestores, de acordo com as competências de cada um, garantir as condições para a execução da Política de Atenção à Saúde da Mulher.
( ) a atenção integral à saúde da mulher compreende o atendimento à mulher, a partir de uma percepção ampliada de seu contexto de vida, do momento em que apresenta determinada demanda, assim como de sua singularidade e de suas condições enquanto sujeito capaz e responsável por suas escolhas.
( ) Em maio de 2004, o Ministério da Saúde lançou a Política Nacional de Atenção Integral à Saúde da Mulher - Princípios e Diretrizes, construída a partir da proposição do Sistema Único de Saúde (SUS) e respeitando as características da nova política de saúde.
( ) A elaboração, a execução e a avaliação das políticas de saúde da mulher deverão nortear-se pela perspectiva de gênero, de raça e de etnia, e pela ampliação do enfoque, rompendo-se as fronteiras da saúde sexual e da saúde reprodutiva, para alcançar todos os aspectos da saúde da mulher.
 7- Sobre a Atenção humanizada ao abortamento: 
( ) O modelo de Atenção Humanizada ao Abortamento, do Ministério da Saúde, tem como um de seus elementos essenciais, a parceria entre a comunidade e os prestadores de serviço para a prevenção das gestações indesejadas e do abortamento inseguro, para a mobilização de recursos e para a garantia de que os serviços reflitam e satisfaçam as expectativas e necessidades da comunidade.
( ) Não é crime e não se pune o abortamento praticado por médico se: a) não há outro meio de salvar a vida da mulher; b) a gravidez é resultante de estupro ou outra forma de violência sexual, desde que haja o consentimento da mulher ou, se incapaz, de seu representante legal.
( )A jurisprudência brasileira tem autorizado a interrupção de gravidez, com o consentimento da mulher, nos casos de malformação fetal com inviabilidade de vida extrauterina.
( )Para a prática legal do abortamento, é necessário apresentar documento de registro policial de que a mulher tenha sido violentada sexualmente.
( ) O abortamento representa um grave problema de saúde pública, com maior incidência em países em desenvolvimento, sendo uma das principais causas de mortalidade materna no mundo, inclusive no Brasil. 
( ) O abortamento espontâneo ocorre em aproximadamente (10 a 15%) das gestações e envolve sensações de perda, culpa pela impossibilidade de levar a gestação a termo, além de trazer complicações para o sistema reprodutivo, requerendo uma atenção técnica adequada, segura e humanizada.
Responda:
Comente sobre as ações de prevenção do câncer de colo do útero no âmbito da Estratégia de Saúde da Família(ESF).
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Descreva sobre as contrações de Braxton Hicks.
_______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Comente sobra as ISTs:
Sífilis________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
HPV_________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
HIV_________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
HepatiteB____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
HepatiteC____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Descreva as fases do trabalho de parto.
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Quais são os exames solicitados pelo enfermeiro, na primeira consulta do pré-natal ( após confirmação da gravidez, através do o exame do Beta HCG)?
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Calcule a Data Provável do Parto (DPP) de uma paciente que informa que a Data da Última Menstruação (DUM) foi em 20/12/2017:
 a) 20/09/2018.
 b) 29/09/2018.
c) 23/09/2018.
 d) 27/09/2018.
7-Durante a consulta de enfermagem, a mulher DRS, 30 anos, informou que sua última menstruação foi em 10 de setembro de 2016. De acordo com a regra de Näegele para cálculo da data provável do parto (DPP), é correto afirmar que a DPP será em:
a)10 de junho de 2017
b)03 de julho de 2017
c) 17 de junho de 2017
d)03 de junho de 2017
e)25 de junho de 2017
8-Realize o cálculo da DPP a partir da DUM abaixo:
DUM: 03/01/2010
DUM:16/03/2010
DUM:28/07/2010

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando