Buscar

aula 3 tecnologia

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Aula 3
Aula 3: Computador e seus programas: evolução e funcionamento
Um dos componentes do computador, a memória, (responsável por auxiliar no processamento ou em armazenar dados), apresenta capacidade de armazenamento cada vez maior com redução no tamanho físico, permitindo a fabricação de aparelhos não só cada vez menores, como também mais sofisticados.
A eletrônica dos computadores começou com a válvula, componente que marcou a primeira geração dos computadores. Entre os anos de 1943 e 1946 foi projetado o ENIAC (Electronic Numerical Integrator And Computer). 
A figura ao lado mostra essa máquina gigantesca: cerca de 18 mil válvulas, 30 toneladas, 800 quilômetros de cabos e 160 quilowatts de potência, o equivalente a 1600 lâmpadas de 100 watts ligadas simultaneamente. 
Sua programação era realizada através da redistribuição de cabos em tomadas diferentes e, também, do rearranjo de chaves, tarefa análoga à das telefonistas nas antigas mesas telefônicas. Em destaque, na mesma figura, temos uma válvula.
A segunda geração dos computadores é marcada pelo transistor, que realiza as mesmas funções básicas de uma válvula, consumindo muito menos energia. Além disso, custo, tamanho e desempenho melhores fizeram com que o transistor se tornasse um sucesso da indústria eletrônica, não só como substituto da válvula, mas formando a base de todos os computadores até hoje.
Nessa época, a programação dos computadores passa a não ser mais por cabos e sim por comandos, ou seja, através das linguagens de programação. Em termos de armazenamento, surge o disco magnético, cujo acesso é aleatório, portanto, mais rápido que na fita magnética, de acesso sequencial. A figura ao lado mostra os diversos encapsulamento do transistor.
Na terceira geração se deu o desenvolvimento da tecnologia dos circuitos integrados (denominados chips), que surgiram devido à necessidade de se encontrar uma forma de reduzir o tamanho dos circuitos formados por muitos transistores com outros componentes eletrônicos (capacitores, resistores, etc.). 
versoes de pc
desktop
Computadores de mesa; gabinetes cada vez menores, geralmente dispostos na vertical (minitorres); monitores de cristal líquido (LCD) ou LED; uma nova apresentação deles é o modelo all in one, no qual o monitor acomoda na parte traseira todos os componentes do gabinete: processador, memórias e dispositivo de E/S (Entrada e Saída).
Laptops
Portáteis, com telas iguais ou superiores a 14”; mais pesados que os netbooks pelo tamanho um pouco maior e pela presença dos leitores/gravadores de CD/DVD/Blu-Ray.
netbooks
Portáteis, com conectividade total e telas de até 13”; não possuem leitores/gravadores de CD/DVD/Blu-Ray; inicialmente desenvolvidos para acesso à Internet (daí o prefixo net) e com pouca capacidade de processamento e armazenamento; atualmente, essa capacidade se iguala à dos notebooks.
Tablet 
pranchetas eletrônicas touchscreen; seu teclado é virtual, mas alguns modelos já apresentam estação para conexão de teclado e outros dispositivos; a proposta inicial é o acesso à Internet, a utilização com organizador pessoal (agenda eletrônica) e reprodutor de fotos, vídeos, livros, jornais e revistas.
Smartfones
Possuem a função principal de telefone celular e cabem no bolso; possuem alta conectividade sem fio (Wi-Fi, bluethoot, 3G); display touchscreen que varia de 3,5” a 4”; alguns modelos possuem teclado retrátil; capacidade de processamento e armazenamento cada vez maior.
A UCP (Unidade Central de Processamento) ou processador, responsável por buscar e executar as instruções contidas na memória principal do computador (chamada de RAM – Random Access Memory); os dispositivos de Entrada e Saída (E/S) são responsáveis pela entrada dos dados (teclado, mouse, CD/DVD, placa de rede, etc.), pelo armazenamento (disco rígido – ou HD –, pen drive, CD/DVD/Blu-Ray, etc.) e pela saída do resultado (monitor, placa de rede, etc.). 
Associados ao sistema operacional, estão os device drivers (drivers de dispositivos), pequenos programas que servem de intérpretes para que o sistema operacional conheça os detalhes de funcionamento de cada um dos dispositivos instalados no hardware, que podem ser inseridos (novos) ou mesmo substituídos a todo instante (impressora, scanner, câmera digital, pen drives, etc.).
fim

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando

Outros materiais