A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
15 pág.
ELABORAÇÃO E PRODUÇÃO DE MATERIAL DIDÁTICO TODAS QUESTÕES

Pré-visualização | Página 1 de 4

ELABORAÇÃO E PRODUÇÃO DE MATERIAL DIDÁTICO
QUESTÃO 1
Leia o fragmento de texto:
“Ao falarmos propriamente sobre mídia, faz-se necessário reportar-se a sua complexidade, ao situá-la como produto que se desenvolveu a partir dos anos de 1940, no contexto da ordem industrial. Nessa época, a concentração econômica e administrativa aliada ao desenvolvimento tecnológico estabelecia semelhança estrutural ao cinema, rádio e revistas”.
De acordo com o excerto de texto e o conteúdo abordado no livro-base Material Didático: criação, mediação e ação educativa, acerca das mídias digitais no contexto educativo, é correto afirmar que:
I A interconexão em rede entre computadores, no final da década de 1970 possibilitou o acesso a informações em diversificados textos, sejam eles verbais, sonoros ou visuais.
II Apesar da ação dos computadores e nas redes na sociedade interferirem diretamente na construção de conhecimentos, devido ao maior acesso às informações, pouco tem sido as contribuições de pesquisadores sobre este tema.
III Embora o material didático seja ainda a mídia mais comum, outras mídias estão sendo cada vez mais utilizadas no campo educacional, como por exemplo os materiais audiovisuais e multimídia.
IV Nas instituições EaD principalmente nas instituições privadas, há maior utilização do e-learning e do material impresso, em contrapartida as instituições públicas utilizam mais frequentemente o CD, o vídeo e o DVD.
São corretas apenas as afirmativas:
A( ) I e IV
B( ) I e II
C( ) I,II e III
D(X) I,III e IV
E( ) I, II e IV
QUESTÃO 2
Leia o fragmento de texto:
“Mídia digital poderia comportar, a princípio, todo e qualquer meio que se utilize da informática, transformando informações para a linguagem binária de zero e uns, princípio da digitalização. O termo mídia, porém, refere-se, na maioria das vezes, ao universo comunicação, indicando a pluralidade de meios aí presentes. Assim sendo, a mídia digital seria o espaço que comporta os meios de comunicação que se utilizam da linguagem binária da informática”.
 Considerando o fragmento de texto e o livro-base Material Didático: criação, mediação e ação educativa, enumere na ordem sequencial, as explicações que se relacionam a cada um dos elementos a seguir:
1 Hipertexto
2 Hipermídia
3 Multimídia
4 Link
( ) Elo de ligação que aponta e possibilita a passagem de um lugar a outro na web.
( ) Conjunto de “nós” conectados, constituídos por palavras, páginas, imagens, sequencias sonoras, gráficos, dentre outros, estendendo suas conexões em estrela, de modo reticular.
( ) O termo surge da fusão de duas palavras que significam diversos meios e maneiras de abordar um conteúdo.
( ) Hibridação de linguagens, processos signicos, códigos e mídias em que o leitor imersivo interage com os mesmos.
Agora, selecione a sequencia correta:
A( ) 3- 4- 2- 1
B( ) 4- 2- 1- 3
C( ) 1- 3 – 4- 2
D(X) 4- 1- 3- 2
E( ) 2- 3- 4- 1
QUESTÃO 3
Leia o fragmento de texto:
“O Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) tem como principal objetivo subsidiar o trabalho pedagógico dos professores por meio da distribuição de coleções de livros didáticos aos alunos da educação básica. O programa é executado em ciclos trienais alternados. Assim, a cada ano o MEC adquire e distribui livros para todos os alunos de um segmento , que pode ser: anos iniciais do ensino fundamental, anos finais do ensino fundamental ou ensino médio”.
A partir do fragmento de texto e de acordo com o livro-base Material Didático: criação, mediação e ação educativa sobre as funções do livro didático segundo o PNLD até os anos 2000, assinale V para as alternativas verdadeiras e F para as alternativas falsas:
( ) As funções do livro-didático variam de acordo com a modalidade da educação e são independentes do tipo de material produzido
( ) Uma importante função do material didático é estruturar o trabalho pedagógico.
( ) Os livros didáticos organizam os conteúdos com base em um conjunto de atividades para o ensino- aprendizagem.
( ) Os livros didáticos determinam o projeto político pedagógico das escolas, bem como os planos das disciplinas.
Agora, marque a sequencia correta:
A(X) F- V- V- F
B( ) F- V- V- V
C( ) V- V- F- F
D( ) V- V- V- F
E( ) V- F- F- F
QUESTÃO 4
Considere o extrato de texto:
“O livro digital é um livro editado digitalmente para que a sua leitura seja possível pelos diversos equipamentos eletrônicos, o chamado e-book ( eletronic book).(..).Os livros digitais podem ser encontrados facilmente na rede mundial de computadores, a internet. Basta uma pesquisa rápida em um sitio de busca, uma sequência de cliques e logo um arquivo contendo a obra digital é baixado da rede”.
A partir do extrato de texto e de acordo com o livro-base Material Didático: criação, mediação e ação educativa, selecione a alternativas correta quanto a definição e/ou característica do e-book ou livro digital:
A( ) Um livro digital é um formato de arquivo compatível em computadores, independente do sistema operacional.
B(X) Um livro digital se constitui como uma grande coleção estruturada de bits podendo ser transportada em CD- ROM , pela rede ou em outros tipos de mídia.
C( )Um livro digital mantem uma estrutura fixa sem promover alterações, como por exemplo, a permanência de posição das páginas na tela.
D( )Um livro digital mediante sua produção e distribuição independe de um software e de um sistema operacional ou mesmo de um equipamento.
E( ) Um livro digital converge aos preceitos do livro impresso, uma vez que ocorre em suas essência apenas a transposição do livro físico para o meio digital.
QUESTÃO 5
Considere o seguinte fragmento de texto:
“A produção de conhecimentos sobre os materiais didáticos, que havia perdido espaço na pesquisa educacional, ganhou centralidade nos últimos anos, em grande parte da abertura de um vastíssimo campo de produção de materiais escritos para os cursos de educação a distância e de materiais para uso em computadores. Mas, ainda temos pouca literatura que discute o tema no campo da Didática Geral. Para além dos livros didáticos, que já têm uma tradição centenária na cultura escolar brasileira, há um conjunto de materiais produzidos em diferentes suportes, com diferentes funções, cujos resultados no ensino e aprendizagem necessitam ser ainda avaliados pelos professores pesquisadores”.
Considerando o fragmento de texto e o livro-base Material Didático: criação, mediação e ação educativa sobre a diversificação das funções e dos tipos de materiais didáticos nos processos de ensino-aprendizagem, assinalando V para as afirmativas verdadeiras e F para as afirmativas falsas:
( ) O material didático deve ser avaliado não apenas no que tange à diversificação de seus suportes e funções, mas também em relação aos resultados no processo de ensino- aprendizagem.
( ) As tecnologias de introdução e comunicação (TIC’s) são importantes no processo de ensino- aprendizagem no contexto da EaD, porque oferecem mecanismos de comunicação entre os alunos sobre os conteúdos estudados.
( ) A importância do material didático como mediador do processo de ensino- aprendizagem torna-se pequena se o professor for um profissional realmente significado e com condições de mediar esse processo com competência.
( ) A participação de professores na escolha dos livros didáticos a serem utilizados na escola é um processo complexo pelo volume de suas atribuições em sala de aula. Assim, espera-se que esta escolha seja realizada pelos especialistas do Ministério da Educação( MEC)
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequencia correta:
A( ) F- V- V- F
B( ) F- V – V- V
C( ) F- V- F- V
D( ) V- F- F- F
E(X) V- V- F- F
QUESTÃO 6
Considere o seguinte fragmento de texto:
“A definição de material didático vincula-se ao tipo de suporte que possibilita materializar o conteúdo. Esta condição foi defendida pelo historiador francês Chartier [...] ao afirmar que o texto não existe fora dos suportes materiais que permitem sua leitura (ou sua visão) e nem fora da oportunidade na qual